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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7020
Tipo do documento: Dissertação
Title: Corpos (im)possíveis: o sujeitoLGBTQIAPN+ na trama do discurso publicitário em comerciais da Avon, Natura e TheBody Shop
Other Titles: Impossible Bodies: LGBTQIAPN+ subject in the discourse of Avon, Natura and The Body Shop commercials
Autor: Oliveira, Kassia Paloma Beltrame 
Primeiro orientador: Soares, Alexandre Sebastião Ferrari
Primeiro membro da banca: Lunkes, Fernanda Luzia
Segundo membro da banca: Schroder, Luciane Thomé
Resumo: A presente pesquisa investiga como o corpo do sujeito LGBTQIAPN+, na especificidade discursiva, é constituído por meio do funcionamento ideológico do discurso-publicitário brasileiro. Sendo assim, nosso olhar se debruçou nas diversas Materialidades Significantes que se (entre)compõe nos filmes publicitários em análise, materialidades estas que produzem efeitos de sentidos e constituem o sujeito, sendo elas: corpos/imagens, gestos e dizeres. O corpus é composto por dois filmes publicitários, a saber: “A primeira vez” (2017), desenvolvido pela Natura, e "Mais do que você vê" (2020), desenvolvido em parceria pelas empresas Natura, Avon e The Body Shop, sendo todos apresentados no mês de junho, conhecido como “Mês do Orgulho LGBTQIAPN+”. Orientam as análises as seguintes perguntas de pesquisa: Como são representados os sujeitos LGBTQIAPN+ a partir da imbricação das materialidades significantes constituintes dos filmes selecionados? Que sujeitos são esses e que memórias os constituem e fazem ser possível todo o dizer da publicidade?Quais os efeitos de sentidos possíveis a partir do processo de silenciamento que está presente em todo o dizer? Quais são as implicações do social no sujeito LGBTQIAPN+ e como ele é (re)constituído pelo discurso publicitário? Desse modo, para esta dissertação, utiliza-se a Análise do Discurso (AD) de vertente francesa, proposta por Michel Pêcheux, que, enquanto disciplina de interpretação, possibilita, pelos seus pressupostos teórico-analíticos, embasamento teórico-metodológico para a construção da análise de como se constitui o corpo desses sujeitos e os efeitos de sentido possíveis presentes nos filmes publicitários selecionados. Compreendemos, por meio da imbricação das diferentes materialidades significantes, as marcas discursivas de um corpo-imagem resistência (que vem do social), um corpo-memória, um corpo-(im)possível e um corpo-apagamento, não transparente, que se intercambiam e se constituem nos diferentes corpos-LGBTQIAPN+. Os resultados mostraram que os filmes retrataram memórias que constituem os sujeitos LGBTQIAPN+, que incluem experiências de discriminação, exclusão e marginalização, bem como as lutas e conquistas desses movimentos por direitos, visibilidade e representatividade. Apesar de a publicidade conter recursos discursivos utilizados para atingir objetivos comerciais e, nesse sentido, mesmo sendo o objetivo principal das campanhas publicitárias o de fidelizar consumidores que se identificam com a diversidade representada pelas marcas, constatamos que o interesse comercial em promover a diversidade não invalida a importância do discurso para a sociedade que é veiculado nas campanhas.
Abstract: This research delves into the constitution of the LGBTQIAPN+ subject's body within the realm of discourse, specifically exploring how it is shaped by the ideological underpinnings of Brazilian advertising discourse. Our focus centers on the diverse significant materialities that (inter)compose the analyzed advertising films, namely bodies/images, gestures, musicality, and expressions, each contributing to meaning effects and the construction of the subject. The corpus comprises two advertising films: "A primeira vez" (2017), developed by Natura, and "Mais do que você vê" (2020), a collaboration between Natura, Avon, and The Body Shop, all presented in June during the "LGBTQIAPN+ Pride Month." The research is guided by the following questions: How are LGBTQIAPN+ subjects represented through the interweaving of significant materialities in the chosen films? What subjects emerge, and what memories define them, shaping the entirety of advertising discourse? What meanings surface from the pervasive silencing within the discourse? What are the implications of societal influence on the LGBTQIAPN+ subject, and how is it (re)constructed through advertising discourse?For this dissertation, we employ French Discourse Analysis (DA) as proposed by Michel Pêcheux. This discipline provides the theoretical and methodological framework for analyzing the constitution of these subjects' bodies and the potential meaning effects in the selected advertising films. Through the intertwining of distinct significant materialities, we identify discursive imprints of a resistance-image body (emanating from the social), a memory-body, an (im)possible-body, and a non-transparent apagamento-body, each interacting and constituting various LGBTQIAPN+ bodies. The results indicate that the films depict memories integral to the constitution of LGBTQIAPN+ subjects, encompassing experiences of discrimination, exclusion, and marginalization, as well as the movements' struggles and achievements for rights, visibility, and representation. Despite advertising serving as a communication strategy aimed at commercial objectives, where campaigns seek to retain consumers identifying with the diversity represented by the brands, we observe that the commercial interest in promoting diversity does not diminish the significance of the discourse conveyed in these campaign
Keywords: Sujeito LGBTQIAPN+
Discurso Publicitário
Memória Discursiva
Materialidades Significantes
Corpo-sujeito
LGBTQIAPN+ subject
Advertising Discourse
Discursive Memory
Significant Materialities
Body- subject
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Oliveira, Kassia Paloma Beltrame. Corpos (im)possíveis: o sujeitoLGBTQIAPN+ na trama do discurso publicitário em comerciais da Avon, Natura e TheBody Shop. 2023. 122 f Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7020
Issue Date: 30-Oct-2023
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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