Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7004
Tipo do documento: Dissertação
Title: A preferência de compra de produtos orgânicos considerando diversificação e especialização da agricultura familiar
Other Titles: The preference for the purchase of organic products, considering diversification and specialization of family farming
Autor: Alves, Alvaro Guilherme 
Primeiro orientador: Bertolini, Geysler Rogis Flor
Primeiro membro da banca: Bertolini, Geysler Rogis Flor
Segundo membro da banca: Silva, Aline Dario da
Terceiro membro da banca: Becker, Marcio
Quarto membro da banca: Silva, Ana Paula de Lima
Resumo: A agricultura familiar é a espinha dorsal de muitas comunidades ao redor do mundo, representando uma forma tradicional e sustentável de produção de alimentos. Dois caminhos estratégicos destacam-se nesse contexto: a especialização, com foco e cultivo em atividade especificas, e a diversificação que abrange a ampliação para diferentes setores agrícolas. Nesta dualidade, a agricultura familiar encontra meios de otimizar recursos, aumentar a resiliência a atender as demandas em constante evolução no mercado. O objetivo desse estudo foi analisar a preferência de compra produtos orgânicos considerando a diversificação e especialização da agricultura familiar da cidade de Corbélia-PR. Para tal, foi realizada uma pesquisa através de um questionário por meio de levantamento amostral. A partir de estudo foi possível identificar que levando em consideração fatores que influenciam os hábitos de consumo como, renda, saúde, estilo de vida, meio ambiente e conhecimento na hora da compra de produtos orgânicos, a especialização é a alternativa mais favorável ao produtor de produtos orgânicos, pois por serem especializados em um só tipo de produção os alimentos apresentam maior qualidade, podendo atender demandas mais especificas e com isso aumentam suas oportunidades de mercado.
Abstract: Family farming is the backbone of many communities around the world, representing a traditional and sustainable way of producing food. Two strategic paths stand out in this context: specialization, with a focus on and cultivation in specific activities, and diversification, which includes expansion to different agricultural sectors. In this duality, family farming finds ways to optimize resources, increase resilience and meet the constantly evolving demands in the market. The objective of this study was to analyze the preference for purchasing organic products considering the diversification and specialization of family farming in the city of Corbélia-PR. To this end, a survey was carried out through a questionnaire by means of a sample survey. From the study it was possible to identify that taking into account factors that influence consumption habits such as income, health, lifestyle, environment and knowledge when buying organic products, specialization is the most favorable alternative to the producer of organic products, because by being specialized in only one type of production, food has higher quality, being able to meet more specific demands and thus increase their market opportunities.
Keywords: Hábitos de consumo
Consumo Sustentável
Agricultura Familiar
Sustentabilidade
Consumption Habits
Sustainable Consumption
Family Farming
Sustainability
CNPq areas: COMPETETIVIDADE E SUSTENTABILIDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: Alves, Alvaro Guilherme. A preferência de compra de produtos orgânicos considerando diversificação e especialização da agricultura familiar. 2023. 62 f. Dissertação( Mestrado em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7004
Issue Date: 19-Oct-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alvaro Guilherme Alves - Português.pdfArquivo completo853.72 kBAdobe PDFView/Open Preview
Alvaro Guilherme Alves - Inglês.pdfArquivo completo894.55 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.