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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6945
Tipo do documento: Dissertação
Title: A violência contra a mulher, o espaço digital e o processo de desculpabilização do agressor numa narrativa fílmica
Other Titles: Violence against women, the digital space, and the process of exonerating the aggressor in a filmic narrative.
Autor: Boeira, Adriana da Silva 
Primeiro orientador: Schröder, Luciane Thomé
Primeiro membro da banca: Ferrari, Ana Josefa
Segundo membro da banca: Soares, Alexandre Sebastião Ferrari
Resumo: Na sociedade brasileira e mundial, tem-se assistido ao aumento da violência contra a mulher, ou, talvez, agora, tem-se assistido à sua exposição de forma menos velada, por conta dos canais de denúncia e as redes de apoio às vítimas. Considerando o amplo e complexo debate que envolve o tema, esta dissertação procede a um recorte e volta-se para a análise de discursos sobre as práticas de violência contra a mulher decorrentes das redes sociais, tomando como corpus de investigação um docudrama. Embora os espaços de mídia ocupem um importante papel social, seus canais têm engrossado o leque de ações de violência contra a mulher, vítimas de assédios, de ameaças, de perseguições e exposições de seus momentos íntimos por parceiros e ex-companheiros, com o propósito de humilhar, denegrir e prejudicar publicamente a vítima. Na compreensão de que existem condutas sociais avaliadas como melhores e piores em decorrência de normas sociais enraizadas em vista de uma sociedade marcadamente ainda patriarcal e machista, que, historicamente negou a autonomia feminina, a pesquisa, valendo-se do enfoque teórico da Análise de Discurso de linha francesa, problematiza por meio de recortes de cenas e enunciados da série "Vítimas digitais" (2019), como o discurso de violência encontra respaldo numa prática de desculpabilização do agressor. A pesquisa parte do pressuposto de que os efeitos de sentido produzidos pela série geram leituras contraditórias em relação ao objetivo declarado por seus idealizadores, no caso, identificar as mulheres como vítimas e levar a sociedade a refletir o tema. O estudo mostra que para além desse propósito, manifesta-se nos recortes de análise a presença de uma memória sócio-histórica punitiva sobre o comportamento feminino, que atua como limitadora e cerceadora sobre o que pode ou não a mulher em relação ao seu corpo, à sua sexualidade, às suas escolhas ao deixar indícios de uma tolerância frente à postura/ação do sujeito masculino. O resultado alcançado por este estudo é mais uma provocação ao discurso linear e explicitado nos propósitos do docudrama que visa dar voz à mulher, porque mostra como ainda é preciso que amarras da ordem da formação social sejam desfeitas para que uma condição de equidade entre os sujeitos seja conquistada; há, de fato, no mundo, questões particulares que afetam todas as mulheres, simplesmente, porque são mulheres (ADICHIE, 2015). A vulnerabilidade feminina encontra raízes no preconceito escrito nas tábulas rasas das estruturas sociais que dispõem sobre o que seja da ordem do masculino em detrimento do feminino. Assim, buscou-se, aqui, somar às reflexões que se orientam a pensar sobre o tema de violência contra a mulher em prol de que os crimes e as culpas encontram em outras versões também possibilidades de compreensão.
Abstract: In Brazilian and global society, there has been an increase in violence against women, or perhaps now, there has been a less veiled exposure due to reporting channels and support networks for victims. Considering the broad and complex debate surrounding the topic, this dissertation focuses on analyzing discourses about acts of violence against women stemming from social media, using a docudrama as the research corpus. Although media spaces play an important social role, their platforms have contributed to a wider range of violent actions against women, such as harassment, threats, stalking, and the public exposure of their intimate moments by partners and former partners, with the purpose of humiliating, defaming, and publicly harming the victim. Understanding that there are socially evaluated behaviors considered better or worse due to deeply rooted social norms in a predominantly patriarchal and sexist society that has historically denied female autonomy, this research employs the theoretical framework of French Discourse Analysis. It problematizes, through scene excerpts and statements from the series "Digital Victims" (2019), how the discourse of violence finds support in a practice of exculpating the aggressor. The research assumes that the meaning effects produced by the series generate contradictory readings in relation to its stated objective by its creators, which is to identify women as victims and prompt society to reflect on the issue.The study shows that beyond this purpose, the analyzed excerpts reveal the presence of a punitive socio-historical memory regarding female behavior, which acts as a limiting and restraining force on what a woman can or cannot do in relation to her body, her sexuality, and her choices, thereby indicating a tolerance towards the actions of male subjects. The result achieved by this study is a further challenge to the linear and explicit discourse presented in the docudrama's objectives, aiming to give voice to women, as it demonstrates that social constraints must still be dismantled in order to achieve a condition of equity among individuals. In reality, there are particular issues affecting all women worldwide simply because they are women (ADICHIE, 2015). The vulnerability of women has its roots in the prejudice ingrained in the blank slates of social structures that prioritize the masculine over the feminine. Thus, this study sought to contribute to the reflections aimed at understanding the issue of violence against women, promoting the understanding that crimes and culpability can also be comprehended through different perspectives.
Keywords: Discurso
Violência contra a mulher
Espaço digital
Sociedade
Discourse
Violence against women
Digital space
Society
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Boeira, Adriana da Silva. A violência contra a mulher, o espaço digital e o processo de desculpabilização do agressor numa narrativa fílmica. 2023. 103 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6945
Issue Date: 26-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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