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https://tede.unioeste.br/handle/tede/6944
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Uma reflexão sobre a prática de leitura na escola: Análise de atividades de compreensão e interpretação voltadas ao 4º e 5º ano do Ensino Fundamental |
Autor: | Kerkhoven, Rebeca Cristina |
Primeiro orientador: | Schröder, Luciane Thomé |
Primeiro membro da banca: | Platzer, Maria Betanea |
Segundo membro da banca: | Moreira, Raquel Ribeiro |
Resumo: | Este trabalho é guiado com base em discussões orientadas pela perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha francesa (doravante AD), tomando por mote de investigação a leitura nos anos iniciais. Tema movimentado pelo objetivo de refletir sobre as práticas de leitura presentes na escola. Para alcançar este objetivo, traçou se quatro etapas: 1ª) compreender a concepção de leitura a partir da AD francesa; 2ª) refletir sobre o sujeito-leitor no espaço escolar; 3ª) problematizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e 4ª) analisar atividades de leitura voltadas às turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. Como aporte teórico-metodológico, partiu-se dos estudos de Pêcheux (1995; 2014; 2015), Orlandi (1996; 1998; 2001; 2007; 2012; 2017), Pfeiffer (1998; 2018), Cassano (2003; 2011), Indursky (1998; 2019) e Leandro Ferreira (2003; 2020), principalmente. As materialidades discursivas analisadas foram: a) duas atividades do livro do 4º ano da coleção Projeto TEMA: tempo de mais aprender: letramento e alfabetização linguística (Macambira; Freitas, 2019), e b) três atividades trabalhadas no livro do 5º ano da mesma Coleção, no município de Toledo (PR), nas aulas de Língua Portuguesa. As análises foram feitas com base nas atividades da seção “Interagindo com Gêneros”, dirigida ao aluno com o intuito de trabalhar a leitura oral, a compreensão, a fluência e os diferentes gêneros. Analisar as atividades de leitura que estão sendo propostas dentro da sala de aula propicia vislumbrar um cenário de como os estudantes estão interagindo com os discursos, em sua multiplicidade de sentidos e sendo formados como sujeitos leitores na escola. Assim, a pesquisa problematizou o sentido de pensar a escola como lugar para se experienciar a construção de sentidos, no caso, de expor os alunos a situações do dizer como sujeitos leitores de diferentes materialidades. Como resultado do trabalho, compreendemos a necessidade de destacar o quanto essa abordagem teórica pode provocar o professor de Língua Portuguesa no traçar de outros percursos em sua prática, fora da tradição meramente gramatical e para além de concepções de língua como mero instrumento de comunicação instauradas nos LDs |
Abstract: | This work is based on discussions guided by the theoretical perspective of French Discourse Analysis (henceforth DA), taking reading in the early years as the subject of investigation. This theme is driven by the objective of analyzing reading practices in schools. To achieve this goal, four stages were outlined: 1) to understand the concept of reading from French DA; 2) to reflect on the subject-reader in the school space; 3) to problematize the Base Nacional Comum Curricular (BNCC); and 4) to analyze reading activities aimed at 4th and 5th grade classes. As a theoretical-methodological contribution, used as a basis the studies of Pêcheux (1995; 2014; 2015), Orlandi (1996; 1998; 2001; 2007; 2012; 2017), Pfeiffer (1998; 2018), Cassano (2003; 2011), Indursky (1998; 2019), and Leandro-Ferreira (2003; 2020), mainly. The discursive material analyzed was: a) two activities from the 4th grade textbook in the collection Projeto TEMA: tempo de mais aprender: letramento e alfabetização linguística (Macambira; Freitas, 2019), and b) three activities from the 5th grade textbook in the same collection, in the municipality of Toledo (PR), in Portuguese language classes. The analysis is based on the activities in the “Interagindo com Gêneros” section, aimed at helping students work on oral reading, comprehension, fluency, and different genres. Analyzing reading practices such as these that are being proposed in the classroom provides a glimpse of how students are interacting with discourses, in their multiplicity of meanings, and being formed as readers at school. Thus, the research problematized the sense of thinking of the school as a place to experience the construction of meanings, in this case, to expose students to situations of saying as readers of different materialities. As a result of the work, it was understood that there was a need to highlight how this theoretical approach can provoke Portuguese language teachers to trace other paths in their practice, outside the purely grammatical tradition and beyond the conceptions of language as a mere instrument of communication established in the textbooks. |
Keywords: | Discurso Leitura Ensino Discourse Reading Teaching |
CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Kerkhoven, Rebeca Cristina. Uma reflexão sobre a prática de leitura na escola: Análise de atividades de compreensão e interpretação voltadas ao 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. 2023. 102 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6944 |
Issue Date: | 29-Sep-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
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