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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6915
Tipo do documento: Dissertação
Title: Padronização, alinhamento e controle da formação e do trabalho docente no novo ensino médio em Santa Catarina: parceria da Secretaria do Estado da Educação com o Instituto IUNGO
Other Titles: Standardization, alignment, and control of teacher training and work in the new secondary education in Santa Catarina: partnership between the State Secretariat of Education and the IUNGO institute.
Autor: Rodrigues, Erica 
Primeiro orientador: Santos, Franciele Soares dos
Primeiro membro da banca: Santos, Franciele Soares dos
Segundo membro da banca: Fiorese, Gilmar
Terceiro membro da banca: Turmena, Leandro
Resumo: Este trabalho faz parte da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR. O objetivo principal é analisar a compreensão dos professores da Escola de Educação Básica (EEB) Padre Antônio Vieira, localizada no município de Ipuaçu - /SC com relação aos processos de padronização, de alinhamento e de controle da formação e do trabalho docente implantados no contexto do Novo Ensino Médio (NEM) no estado de Santa Catarina (SC), em parceria com o Instituto Iungo. Para tanto, o método escolhido para o estudo foi o Materialismo Histórico e Dialético. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com o desenvolvimento de análises bibliográfica e documental sobre a proposta do NEM-SC para a formação de professores, que ocorreram a partir das plataformas virtuais do Instituto Iungo em parceria com a Secretaria de Educação de SC (SED/SC). Além disso, realizouse uma entrevista semiestruturada, com o objetivo identificar as (in) compreensões dos professores que participaram da implementação do NEM na EEB Padre Antônio Viera. Como resultados, verificamos que as atuais reformas educacionais empreendias por meio do NEM-SC revelam o processo de empresariamento da educação, bem como as implicações das parcerias público-privadas para a escola. Nesse contexto, a formaçãoe o trabalho docente assumem uma posição de destaque, pois há um interesse por parte dos reformadores empresariais em controlar esses campos (FREITAS, 2018). O estado de SC, desde 2017, vem firmando parcerias com instituições privadas, como o IAS, ou do terceiro setor, como o Instituto Iungo, as quais definem o conteúdo da educação, por meio dos cadernos curriculares, da elaboração dos portfólios que estruturam o currículo flexível do NEM, bem como a proposta de formação continuada do professorado da rede pública. Tais ações asseguram que o trabalho dos professores esteja em consonância com as metas e as diretrizes estabelecidas pelo setor empresarial. Diante desse cenário, o desafio que se coloca é o de continuar os estudos e as reflexões para se criarem estratégias que desmantelem os ditames do capital na sua forma neoliberal sobre a escola, sobre a formação e sobre o trabalho docente. Em conclusão, concorda-se com Freitas (2018) que é preciso organizar formas de resistência, como a luta contra o desprofissionalismo do magistério, assegurando condições adequadas para a formação teórica e prática.
Abstract: This work is part of the Research Line Society, Knowledge, and Education, of the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the State University of Western Paraná (Unioeste, acronym in Portuguese), campus of Francisco Beltrão - PR. The main objective is to analyze the understanding of the teachers of the Basic Education School (EEB, acronym in Portuguese) Padre Antônio Vieira, located in the municipality of Ipuaçu - /SC concerning the processes of standardization, alignment, and control of training and teaching work implemented in the context of the New High School (NEM, acronym in Portuguese ) in the state of Santa Catarina (SC), in partnership with the Iungo Institute. To this end, the method chosen for the study was Historical and Dialectical Materialism. The research has a qualitative approach, to the case study type, with the development of bibliographic and documentary analyses on the proposal of NEM-SC for teacher training, which occurred from the virtual platforms of the Iungo Institute in partnership with the Secretary of Education of SC (SED-SC, acronym in Portuguese). In addition, a semi-structured interview was conducted to identify the understandings of teachers who participated in the implementation of NEM at EEB Padre Antônio Viera. As a result, we found that the current educational reforms undertaken through NEM-SC reveal the process of entrepreneurialization of education, as well as the implications of public-private partnerships forthe school. In this context, teacher training and work assume a prominent position, as there is an interest on the part of business reformers in controlling these fields (FREITAS, 2018). Since 2017, the state of Santa Catarina has been partnering with private institutions, such as IAS, or the third sector, such as the Iungo Institute, which define the content of education, through curriculares notebooks, the elaboration of portfolios that structure the flexible curriculum of the NEM, as well as the proposal for continuing education of public-school teachers. These actions ensure that teachers’ work is in line with the goals and guidelines established by the business sector. Given this scenario, the challenge is to continue studies and reflections to create strategies that dismantle the dictates of capital in its neoliberal form on school, training, and teaching work. In conclusion, it is agreed with Freitas (2018) that it is necessary to organize forms of resistance, such as the fight against the deprofessionalism of the teaching profession, ensuring adequate conditions for theoretical and practical training.
Keywords: Novo ensino médio
Empresariamento da educação
Formação e trabalho docente
New high school
Entrepreneurship of education
Training and teaching work
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: RODRIGUES, Erica. Padronização, alinhamento e controle da formação e do trabalho docente no novo ensino médio em Santa Catarina: parceria da Secretaria do Estado da Educação com o Instituto IUNGO. 2023. 213 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6915
Issue Date: 28-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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