Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6914
Tipo do documento: Dissertação
Title: BNCC, educação física escolar e as práticas corporais de aventura: análise sobre a inclusão de unidade temática no currículo nacional e as orientações teórico-metodológicas para a prática pedagógica
Other Titles: BNCC, school Physical Education and adventure body practices: an analysis of the inclusion of a thematic unit in the national curriculum and the theoretical-methodological orientations for the pedagogical practice.
Autor: Riva, Sidnei 
Primeiro orientador: Antonio, Clésio Acilino
Primeiro membro da banca: Antonio, Clésio Acilino
Segundo membro da banca: Portela, Andrey
Terceiro membro da banca: Santos, Luiz César Teixeira dos
Resumo: Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa “Sociedade, Conhecimento e Educação” e foi desenvolvida com o apoio dos estudos e participação no Grupo de Pesquisa “Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas” (RETLEE). O objeto desta pesquisa é a unidade temática práticas corporais de aventura do componente curricular Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desdobrando-se no objetivo principal de compreender como a prescrição curricular do componente Educação Física na BNCC inclui e orienta teórico-metodologicamente o ensino dos conteúdos referente à unidade temática práticas corporais de aventura. Para atingir esse objetivo, a pesquisa foi embasada na seguinte problemática: como a unidade temática “práticas corporais de aventura” e seus conteúdos foram incluídos e quais suas orientações teóricometodológicas para a prática pedagógica do componente curricular Educação Física escolar na BNCC? A abordagem qualitativa e metodológica da pesquisa documental foi amparada pela Análise do Discurso como ferramenta de interpretação e de produção crítica no processo de levantamento, sistematização e análise dos dados, que toma a BNCC como documento fonte principal. No primeiro capítulo, é abordada uma breve revisão histórica referente às concepções do ensino da Educação Física escolar no Brasil além de discutir a relação entre o currículo nacional e os conhecimentos escolares da Educação Física. No segundo capítulo, são desenvolvidas incursões nos debates teóricos a respeito da interação social das práticas corporais de aventura, sua ligação com o risco controlado e as relações com a natureza, sobre as práticas corporais de aventura na Educação Física escolar e suas conexões teóricometodológicas com essa área educativa-pedagógica. No terceiro capítulo, são abordadas a BNCC como política curricular nacional, as diretrizes curriculares para o componente curricular Educação Física e seus conhecimentos escolares. No quarto capítulo, são apresentadas as práticascorporais de aventura como unidade temática da Educação Física escolar na BNCC e suas orientações teórico-metodológicos para o ensino dessa unidade temática a partir do currículo nacional BNCC. Com a pesquisa, foi possível concluir que essa temática é um tema recente para a Educação Física escolar e tem muito para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem integral dos estudantes. Se reconhece, também, a falta de um embasamento teórico solido, além da carência de criticidade, que o documento BNCC apresenta, o que fortalece incertezas e minimiza a possibilidade da educação integral dos estudantes.
Abstract: This thesis is inserted in the “Society, Knowledge and Education” line of research and was developed with the support of the studies and the participation in the “Representations, Spaces, Times and Languages in Educational Experiences” (RETLEE) research group. The object of this survey is the thematic unit of adventure body practices in the curricular component of Physical Education in the Brazilian Common Core Curriculum (BNCC), by exploring the main goal of comprehending how the curricular prescription in the Physical Education component in BNCC includes and orientates, theoretically and methodologically, the teaching of contents regarding the adventure body practices thematic unit. To achieve this goal, this research was based on the following question: how the “adventure body practices” thematic unit and its contents were included, and what are its theoretical-methodological orientations for the pedagogical practice of the curricular component of school Physical Education in the BNCC? The qualitative and methodological approach of the documental research was supported by the Analysis of the Discourse as a tool of interpretation and critical production in the process of collecting, systematizing and analyzing data, which takes BNCC as the main documentary source. In the first chapter, it is discussed a brief historical review regarding the conceptions of the school Physical Education teaching in Brazil, besides discussing the relation between the national curriculum and the school knowledge of Physical Education. The second chapter develops incursions in the theoretical debates about the social interaction of the adventure body practices, its connection with the controlled risk and its relations with nature, about the adventure body practices in school Physical Education and its theoretical-methodological connections with this educational-pedagogical area. In the third chapter, the BNCC as national curriculum policy, the curricular guidelines for the Physical Education curricular component, and its school knowledge are developed. The fourth chapter presents the adventure body practices asthematic unit of school Physical Education in the BNCC as well as its theoretical-methodological orientations for the teaching of this thematic unit based on the BNCC national curriculum. Through this research, it was possible to conclude that this thematic is a recent theme for school Physical Education and it has much to contribute with the teaching and integral learning of the students. Also, it is recognized that there is a lack of solid theoretical basis, as well as a lack of criticism that is shown in the BNCC document, which reinforces uncertainties and minimizes the possibility of students’ integral education.
Keywords: BNCC
Educação física
Práticas corporais de aventura
Orientações teórico-metodológicas
BNCC
Physical education
Adventure body practices
Theoretical-methodological guidelines
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: RIVA, Sidnei. BNCC, educação física escolar e as práticas corporais de aventura: análise sobre a inclusão de unidade temática no currículo nacional e as orientações teórico-metodológicas para a prática pedagógica. 2023.152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6914
Issue Date: 6-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sidnei Riva 23.pdf864.06 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.