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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6909
Tipo do documento: Dissertação
Title: Trabalho, educação e juventude: contexto dos jovens do conjunto habitacional Terra Nossa em Francisco Beltrão/PR
Other Titles: Work, education and youth: the context of Young people in the terra nossa housing complex in Francisco Beltrão/PR.
Autor: Costa, Darciel Sinhori da 
Primeiro orientador: Martins, Suely Aparecida
Primeiro membro da banca: Martins, Suely Aparecida
Segundo membro da banca: Zanella, José Luiz
Terceiro membro da banca: Melo, Alessandro de
Quarto membro da banca: Lima , Angela Maria de Souza
Resumo: Esta dissertação foi realizada no âmbito da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão e discorre acerca das trajetórias e experiências dos jovens, com idade entre dezoito a vinte e quatro anos, egressos do Ensino Médio e residentes no Conjunto Habitacional Terra Nossa, nos quesitos vida escolar e inserção no mercado de trabalho, com o objetivo de destacar os atravessamentos das categorias educação e trabalho e suas implicações no contexto do referido grupo. Como objetivos específicos para esta pesquisa delineamos compreender a questão social no Brasil relacionada a sua constituição histórica e mudanças no mundo do trabalho; caracterizar como se constituiu o Conjunto Habitacional Terra Nossa e o perfil socioeconômico dos seus jovens; descrever e analisar as experiências na educação formal, visando a identificar suas particularidades e categorizar os atravessamentos das experiências no mercado de trabalho e, consequentemente, sua relação com o percurso escolar. Para tal, nos pautamos no materialismo histórico, enquanto método e entrevistas semiestruturadas com oito jovens residentes no bairro. Pudemos observar que coexistem duas redes de ensino, voltadas ao enquadramento das juventudes aos postos de trabalho conforme a etnia, classe social, renda e gênero. A rede voltada aos filhos da classe trabalhadora, visa à formação pragmática ao mercado de trabalho, voltada aos interesses dos novos padrões de acumulação flexível e precarização das relações de trabalho na atualidade. Identificamos, enquanto particularidade história em âmbito local, os movimentos migratórios com início na década de trinta, cuja expansão culmina na segregação sócioespacial e cultural de grupos desconsiderados, que acabam por fixar suas moradias nas áreas periféricas do município, formando bairros com características e potencialidades únicas que, no entanto, são afetados por estruturas e instituições sociais, as quais limitam as condições de existência de seus moradores, principalmente quanto à vivência da condição juvenil de moratória social. Concluímos da necessidade de aproximação das juventudes periféricas de Francisco Beltrão com um ensino voltado à superação da visão fragmentada entre trabalho intelectual e manual, numa perspectiva politécnica, com vistas à expansão do período de juventude desses jovens, além da necessidade em aproximá-los de movimentos sociais e organizações que objetivem o fortalecimento e melhoria de suas condições de vida, das políticas públicas e dos direitos sociais voltados a este público, considerando suas raízes étnico culturais.
Abstract: This dissertation was carried out within the scope of the Research Line Society, Knowledge and Education, of the Graduate Program in Education of the State University of Western Paraná, UNIOESTE, Francisco Beltrão Campus. The work intends to discuss the trajectories and experiences of young people, aged between eighteen and twenty-four years old, who graduated from high school and residents of the Terra Nossa housing complex, in terms of school life and insertion in the labor market, with the aim of highlighting the intersections of education and work categories and their implications in the context of that group. As specific objectives for this research, we outline understanding the social issue in brazil related to its historical constitution and changes in the world of work; characterize how the Terra Nossa housing complex was constituted and the socioeconomic profile of its young people; describe and analyze experiences in formal education, aiming to identify their particularities and categorize the crossings of experiences in the labor market and, consequently, their relationship with the school path. For this, we are guided by historical materialism, as a method and semi-structured interviews with eight young people. We could observe that two teaching networks coexist, aimed at framing young people for jobs according to ethnicity, social class, income and gender. The network aimed at children of the working class, aims at pragmatic training for the labor market, focused on the interests of new patterns of flexible accumulation and the precariousness of work relations today. We identified, as a historical particularity at the local level, the migratory movements that began in the thirties, whose expansion culminates in the socio-spatial and cultural segregation of disregarded groups, who end up fixing their homes in the peripheral areas of the municipality, forming neighborhoods with unique characteristics and potential. Which, however, are affected by social structures and institutions, which limit the conditions of existence of their residents, mainly regarding the experience of the juvenile condition of social moratorium. we conclude from the need to approach Francisco Beltrão peripheral youth with teaching aimed at overcoming the fragmented view between intellectual and manual work, in a polytechnic perspective, with a view to expanding the period of youth of these young people, in addition to the need to bring them closer to movements and organizations that aim to strengthen and improve their living conditions, public policies and social rights aimed at this public, considering their ethnic and cultural roots
Keywords: Trabalho
Educação
Juventude
Desigualdade Social
Escola
School dropout
Work
Youth
Terra Nossa
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: COSTA, Darciel Sinhori da. Trabalho, educação e juventude: contexto dos jovens do conjunto habitacional Terra Nossa em Francisco Beltrão/PR. 2023. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6909
Issue Date: 24-May-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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