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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6855
Tipo do documento: Tese
Title: Uma trajetória das narrativas híbridas de história e ficção infantil e juvenil no Brasil: as ressignificações do passado como vias de descolonização na formação leitora
Other Titles: A trajectory of the hybrid narratives of history and fiction for children and young adult in Brazil: the reframing of the past as a means of decolonization in reading education
Autor: Santos, Vilson Pruzak dos 
Primeiro orientador: Fleck, Gilmei Francisco
Primeiro membro da banca: Fleck, Gilmei Francisco
Segundo membro da banca: Schröder, Luciane Thomé
Terceiro membro da banca: Lottermann, Clarice
Quarto membro da banca: Silva, Luiza Helena de Oliveira da
Quinto membro da banca: Barreiros, Patrício Nunes
Resumo: A literatura infantil e juvenil nem sempre foi vista como arte capaz de emancipar o leitor em formação, mas, sim, como um instrumento pedagógico, produzida para ensinar, moralizar, instrumentalizar o sujeito em desenvolvimento. Contudo, sabe-se que, concomitantemente a isso, outras produções literárias infantis e juvenis emergiram e com elas a imaginação, a fantasia e a possibilidade de analisar o mundo e a si mesmo afloraram. Nesse sentido, observamos uma corrente literária que consideramos relevante à formação do leitor literário em desenvolvimento: a literatura híbrida de história e ficção infantil e juvenil. Assim, esta pesquisa com a literatura para estudantes em formação leitora é decorrente de nossa atuação como docentes e dos interesses do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”. Esta tese busca estabelecer a sistematização de uma trajetória da literatura híbrida de história e ficção infantil e juvenil no Brasil, a exemplo do que fez Fleck (2017) com relação ao romance histórico voltado ao público adulto. Para isso, tomamos como apoio teórico os apontamentos de Candido (2006), Lajolo; Zilberman (2009), Cademartori (2010), Andruetto (2012), entre outros. Com relação às produções híbridas de história e ficção da literatura infantil e juvenil brasileira, as esparsas informações de Coelho (2010) e Luft (2011) são propulsoras desta. No âmbito maior das produções híbridas, apoiamo-nos em pressupostos de Fleck (2007; 2017) que estabelecem a trajetória do romance histórico como gênero híbrido para o público adulto. Ancorados na proposta de Fleck (2017), realizamos um estudo comparado das produções desse gênero no âmbito da literatura infantil e juvenil brasileira, buscando aproximá-las da última modalidade romanesca estabelecida nos referidos estudos. Isso nos possibilitou analisar a literatura híbrida de história e ficção infantil e juvenil no Brasil e a estabelecer a sua trajetória. Para evidenciar o teor dicotômico dessas narrativas, analisamos uma amostragem significativa de obras, segundo os grupos, fases e modalidades que nosso estudo permitiu-nos estabelecer. Como resultados, constatamos que essa literatura híbrida no Brasil vem crescendo, constituindo uma trajetória que evidencia, atualmente, dois grupos de narrativas: acríticas e críticas; três fases: a instauração acrítica/à transição crítica; a implementação crítica/mediadora; a consolidação crítica; e três modalidades: a tradicional/acrítica, a crítica/mediadora e a crítica com tendência à desconstrução. Tais narrativas híbridas revelam-se uma possibilidade de aproximar, criticamente, os leitores infantis e juvenis das narrativas oficiais, permitindo-lhes ressignificar seu passado ao preencher as lacunas deixadas pelo discurso historiográfico hegemônico, formando-se leitores literários rumo à descolonização, pela leitura dos projetos estéticos decoloniais.
Abstract: Children's and young adult literature was not always seen as an art capable of emancipating the reader in formation, but rather as a pedagogical instrument, produced to teach, moralize and equip the developing subject. However, it is known that concomitantly with this, other literary productions for children and young adult emerged and with them imagination, fantasy, and the possibility of analyzing the world and oneself. In this sense, we observed a literary current that we consider relevant to the formation of the literary reader in development: the hybrid literature of history and fiction for children and young adult. Thus, this research with literature for students in reading training stems from our performance as teachers and from the interests of the Research Group "Reframing of the past in America: processes of reading, writing and translation of hybrid genres of history and fiction - paths to decolonization". This thesis seeks to establish the systematization of a trajectory of hybrid literature of history and fiction for children and young adults in Brazil, as Fleck (2017) did regarding the historical novel aimed at the adult audience. For this, we take as theoretical support the notes of Candido (2006), Lajolo; Zilbermann (2009), Cademartori (2010), Andruetto (2012), among others. Regarding the hybrid productions of history and fiction in Brazilian children's and young adult literature, the sparse information by Coelho (2010) and Luft (2011) are proponents of this. In a larger scope of hybrid productions, we rely on assumptions by Fleck (2007; 2017) that establish the trajectory of the historical novel as a hybrid genre for adult audiences. Anchored in Fleck's (2017) proposal, we conducted a comparative study of the productions of this genre within Brazilian children's and young adult literature, seeking to bring them closer to the latter modality established in the aforementioned studies. This enabled us to analyze the hybrid literature of history and children's and young adult fiction in Brazil and to establish its trajectory. To emphasize the dichotomous view of these narratives, we analyze a significant amount of fiction books according to the groups, phases and modalities that our study allowed us to establish. As results, we found that this hybrid literature in Brazil has been growing, constituting a trajectory that evidences, nowadays, two groups of narratives: uncritical and critical ones; three phases: uncritical establishment/to the critical transaction; the critical/mediation implementation; the critical consolidation; the three modalities: traditional/uncritical, critical/mediation and critical with tendency to deconstruction. Such narratives reveal themselves as a possibility to bring children and young readers critically closer to official narratives, allowing them to reframe their past by filling the gaps left by the hegemonic historiographic discourse, forming literary readers towards decolonization by the reading of decolonial aesthetics projects.
Keywords: Literatura Infantil e Juvenil
Narrativas híbridas infantis/juvenis brasileiras
Romance histórico contemporâneo de mediação
Formação do leitor
Children and young adult literature
Brazilian children and young adult hybrid narratives
Contemporary historical novel of mediation
Reader education
CNPq areas: Linguagem e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: SANTOS, Vilson Pruzak dos. Uma trajetória das narrativas híbridas de história e ficção infantil e juvenil no Brasil: as ressignificações do passado como vias de descolonização na formação leitora. 2023. 424 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6855
Issue Date: 25-Jul-2023
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

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