Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6854
Tipo do documento: Tese
Title: Compreensões sobre a Prática de Análise Linguística em documentos parametrizadores do estado do Paraná: um panorama histórico dos últimos 30 anos
Other Titles: Understandings about Linguistic Analysis Practice in parameterizing documents from the state of Paraná: a historical overview of the last 30 years
Autor: Souza, Tatiana Fasolo Bilhar de 
Primeiro orientador: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Primeiro membro da banca: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Segundo membro da banca: Ritter, Lilian Cristina Buzato
Terceiro membro da banca: Polato, Adriana Delmira Mendes
Quarto membro da banca: Lunardelli, Mariangela Garcia
Quinto membro da banca: Castela, Greice da Silva
Resumo: A proposta de Prática de Análise Linguística (PAL) enquanto prática pedagógica reflexiva articulada às práticas de produção e de leitura de textos nas aulas de Língua Portuguesa (LP) surge com o professor e pesquisador João Wanderley Geraldi na década de 1980. A PAL é apresentada em capítulos que Geraldi assina na obra O texto na sala de aula: leitura & produção (GERALDI, 1984) e, anos mais tarde, é retomada e ampliada no livro Portos de Passagem (GERALDI, 1997[1991]). Trata-se de uma prática que, pautada em pressupostos do Círculo de Bakhtin, visa a um trabalho com a língua(gem) no qual, ao invés de exercícios descontextualizados de classificação gramatical, priorizam-se atividades de reflexão sobre os recursos linguísticos empregados na construção de textos, levando em conta as escolhas do autor, motivadas pela situação interativa e o contexto que envolve sua produção. Seu objetivo é possibilitar, aos alunos, mais autonomia em suas práticas linguísticas e, como consequência, uma participação mais efetiva na sociedade. Essa prática passou a integrar os eixos de ensino de LP no país principalmente a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998a). No entanto, nem sempre a compreensão que se tem da PAL é a mesma da proposta de Geraldi (1984, 1997[1991]). Conforme Rodrigues (2021), outros discursos sobre essa prática surgem no decorrer dos anos, aproximando-se ou afastando-se da sua proposição inicial. No Paraná, a PAL está prevista nos documentos pedagógicos oficiais desde o início da década de 1990, quando houve a publicação do Currículo Básico para a Escola Pública (PARANÁ, 1990), sendo também prevista nas Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE -PARANÁ, 2008) e, mais recentemente, no Currículo da Rede Estadual (CREP - PARANÁ, 2021). Dentro desse contexto, voltamo-nos, nesta investigação, para o tema: o(s) discurso(s) sobre a PAL nos documentos parametrizadores do ensino, para os Anos Finais do Ensino Fundamental (AF-EF), no estado do Paraná, desde a década de 1990. Três perguntas norteiam o caminho da pesquisa: 1) A proposta geraldiana de PAL é reenunciada nos documentos parametrizadores do estado do Paraná voltados aos AF-EF? 2) Que discursos são veiculados sobre a PAL nos documentos parametrizadores do estado do Paraná voltados aos AF-EF desde a década de 1990? 3) Que panorama podemos traçar das orientações dos documentos parametrizadores do estado do Paraná dos AF-EF a respeito da PAL nesse intervalo de quase 30 anos? A partir dessas indagações, traçamos como objetivo geral: analisar as possíveis reenunciações geraldianas e outros discursos sobre a PAL no ensino de Língua Portuguesa veiculados nos documentos parametrizadores do Paraná dos AF-EF desde a década de 1990. Para atingir esse propósito, optamos por desenvolver uma pesquisa qualitativa e interpretativista, cuja base epistemológica reside na Concepção Dialógica de Linguagem (CDL), e que se inscreve no campo da Linguística Aplicada. As análises são pautadas na Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006). Teoricamente, esta investigação se sustenta em estudos do Círculo de Bakhtin, de Geraldi (1984, 1997[1991]), de Franchi (2006[1988]) e de autores que discutem a PAL, especialmente os que se filiam à CDL, tais como Rodrigues e Cerutti-Rizzati (2011), Acosta Pereira (2013, 2016, 2018), Costa-Hübes (2017a, 2021), Santos (2017), Polato (2017), Acosta Pereira e Pinto (2018), Lunardelli (2020, 2021), Mendes-Polato e Menegassi (2020), Acosta Pereira e Costa-Hübes (2021a, 2021b,9 2021c), Kraemer e Costa-Hübes (2021) entre outros. Como resultado, temos que os três documentos reenunciam, em alguma medida, a proposta de Geraldi (1984, 1997[1991]) de PAL, orientando que tal prática seja desenvolvida nas aulas de LP. No entanto, diretamente relacionado ao cronotopo de cada documento, há diferentes compreensões sobre a PAL nos três documentos: (I) o Currículo Básico (PARANÁ, 1990), embora seja pioneiro ao abordar a PAL como alternativa ao ensino mecânico de LP, se afasta da proposta geraldiana e traz orientações que incorrem em práticas de ensino focadas no sistema e nas estruturas linguísticas, tomando o texto como pretexto para trabalhar conteúdos gramaticais; (II) nas DCE (PARANÁ, 2008), as orientações se aproximam da proposta de Geraldi (1984, 1997[1991]) e avançam na direção de uma PAL de base dialógica, com ênfase no contexto extraverbal de produção dos enunciados e nas vozes que neles ecoam, num trabalho que considera os gêneros discursivos e suas esferas sociais, evidenciando um avanço em relação ao documento anterior; (III) por fim, o CREP (PARANÁ, 2021), que trata essa prática como análise linguística/semiótica, se distancia da proposta geraldiana e dialoga com dois outros discursos: o de uma gramática contextualizada, trabalhada no texto sem vinculação com o contexto, e o de uma expressão nova para práticas de ensino que não enfatizam a dimensão social da língua(gem), focando na estrutura da língua. Assim, a partir das análises, confirmamos nossa tese inicial, de que os documentos parametrizadores do estado do Paraná são organizados por variados discursos que orientam a PAL sob matizes com tons variados, de modo que, historicamente, há movimentos de aproximação e distanciamento em relação à proposta geraldiana. É importante acrescentar, contudo, que esses movimentos não se dão de forma aleatória, mas motivados pelo jogo de forças centrípetas e centrífugas que se observa também em cada cronotopo, e que está diretamente vinculado aos movimentos da política nacional e estadual no período em que os documentos parametrizadores foram elaborados.
Abstract: The proposal for the Linguistic Analysis Practice (LAP) as a reflective pedagogical practice articulated with the practices of producing and reading texts in Portuguese Language (LP) classes emerged with the professor and researcher João Wanderley Geraldi in the 1980s. LAP is presented in the chapters that Geraldi authors in the book called O texto na sala de aula: leitura & produção (GERALDI, 1984) and, years later, it is resumed and expanded in the book Portos de Passagem (GERALDI, 1997[1991]). It is a practice that, based on assumptions of the Bakhtin Circle, aims to work with the language in which, instead of decontextualized exercises of grammatical classification, priority is given to reflection activities on the linguistic resources used in the construction of texts, taking into account the author's choices, motivated by the interactive situation and the context surrounding its production. Its objective is to provide students with more autonomy in their linguistic practices and, as a consequence, a more effective participation in society. This practice became part of the PL teaching axes in the country, mainly after the publication of the National Curricular Parameters – PCN (BRASIL, 1998a). However, the understanding of LAP has not always been the same as the one proposed by Geraldi (1984, 1997[1991]). According to Rodrigues (2021), other discourses on this practice have emerged over the years, approaching or moving away from its initial proposition. In Paraná, LAP has been provided for in official pedagogical documents since the early 1990s, when the Basic Curriculum for Public Schools was published (PARANÁ, 1990). It was also provided for in the State Curricular Guidelines (DCE -PARANÁ, 2008) and, more recently, in the State Network Curriculum (CREP - PARANÁ, 2021). Within this context and within the context of this investigation, we address the discourse(s) about LAP in the teaching parameterizing documents for the final years of elementary education in the state of Paraná since the 1990s. Three questions guide the research: 1) Is Geraldi's proposal for LAP re-enunciated in parameterizing documents from the state of Paraná aimed at the final years of elementary education? 2) What discourses are conveyed about LAP in parameterizing documents from the state of Paraná aimed at the final years of elementary education since the 1990s? 3) What panorama can we draw from the guidelines of the parameterizing documents of the state of Paraná for the final years of elementary education regarding PAL in this interval of almost 30 years? Based on these questions, we set the general objective: to analyze the possible Geraldi’s re-enunciations and other discourses about LAP in the teaching of Portuguese conveyed in the parameterizing documents of Paraná for the final years of elementary education since the 1990s. To achieve this purpose, we chose to develop a qualitative and interpretive research, whose epistemological basis lies in the Dialogic Conception of Language (DLC), and which is found within the field of Applied Linguistics – since it investigates a socially relevant problem of language use. The analyses are based on Dialogic Discourse Analysis (BRAIT, 2006). Theoretically, this investigation is based on studies of the Bakhtin Circle, Geraldi (1984, 1997[1991]), Franchi (2006[1988]) and authors who discuss LAP, especially those affiliated with the DLC, such as Rodrigues and Cerutti-Rizzati (2011), Acosta Pereira (2013, 2016, 2018), Costa-Hübes (2017a, 2021), Santos (2017), Polato (2017),11 Acosta Pereira and Pinto (2018), Lunardelli (2020, 2021), Mendes-Polato and Menegassi (2020), Acosta Pereira and Costa-Hübes (2021a, 2021b, 2021c), Kraemer and Costa-Hübes (2021), among others. As a result, we understand that the three documents re-enunciate Geraldi's proposal (1984, 1997[1991]) of LAP to some extent, suggesting that such practice should be developed in PL classes. However, directly related to the chronotope of each document, there are different understandings of LAP in the three documents: (I) the Basic Curriculum (PARANÁ, 1990), although it is the pioneer in approaching LAP as an alternative to the mechanical teaching of PL, it moves away from Geraldi's proposal and brings guidelines that incur in teaching practices focused on the system and on linguistic structures, taking the text as a pretext for working on grammatical contents; (II) the State Curricular Guidelines (PARANÁ, 2008), they are close to Geraldi's proposal (1984, 1997[1991]) and move towards a dialogic-based LAP, with emphasis on the extraverbal context of enunciation production and on the voices that echo in them, in a work that considers discursive genres and their social spheres, showing an advance in relation to the previous document; (III) finally, the State Network Curriculum (PARANÁ, 2021), it understands this practice as a linguistic/semiotic analysis, distances itself from Geraldi's proposal and dialogues with two other discourses: that of a contextualized grammar, worked in the text without connection to the context, and that of a new expression for teaching practices that do not emphasize the social dimension of language, focusing on the structure of language. Therefore, based on the analyses, we confirmed our initial thesis, that the parameterizing documents of the state of Paraná are organized by various discourses that guide LAP under nuances with a myriad of tones that, historically, point to movements of approximation and distancing in relation to Geraldi's proposal. It is paramount to point out, however, that these movements do not occur randomly, but are motivated by the game of centripetal and centrifugal forces that is also observed in each chronotope, which is directly linked to national and state political movements in the period in which the parameterizing documents were prepared.
Keywords: Prática de Análise Linguística
Documentos parametrizadores do estado do Paraná
Ensino de Língua Portuguesa
Escola Pública
Linguistic Analysis Practice
Parameterizing documents of the state of Paraná
Portuguese Language Teaching
Public School
CNPq areas: Linguagem e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: SOUZA, Tatiana Fasolo Bilhar de. Compreensões sobre a Prática de Análise Linguística em documentos parametrizadores do estado do Paraná: um panorama histórico dos últimos 30 anos. 2023. 383 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6854
Issue Date: 5-Sep-2023
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tatiana_Souza2023.pdf3.97 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.