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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6852
Tipo do documento: Dissertação
Title: Uso das conjunções coordenativas como elemento de coesão textual: uma proposta didática para o 8º ano do Ensino Fundamental
Other Titles: Use of coordinating conjunctions as an element of textual cohesion: a didactic proposal for the 8th grade of Elementary School
Autor: Dias, Anderson Ribeiro 
Primeiro orientador: Corbari, Clarice Cristina
Primeiro membro da banca: Corbari, Clarice Cristina
Segundo membro da banca: Sella, Aparecida Feola
Terceiro membro da banca: Borges, Maria Isabel
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral apresentar uma proposta de abordagem das conjunções coordenativas como recurso de coesão textual para o 8º ano do Ensino Fundamental. Parte-se da constatação de que, apesar do volume de pesquisas linguísticas sobre o funcionamento das conjunções coordenativas, as reflexões sobre a multifuncionalidade das conjunções parecem não se concretizar no ensino de Língua Portuguesa. Observa-se que os livros didáticos, por exemplo, apesar de terem passado por mudanças ao longo das últimas décadas, ainda apresentam, em muitos casos, uma abordagem mais tradicional, o que justifica um trabalho que alie reflexão teórica e elaboração de uma proposta de ensino das conjunções que perpasse pelos níveis frasal, textual e discursivo. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa interpretativista desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras (Profletras), que utiliza como métodos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. O estudo contempla o mapeamento de conceitos e descrições da função das conjunções coordenativas presentes nas gramáticas de Almeida (2004), Cegalla (2008), Cunha e Cintra (2001), Rocha Lima (2011) e Bechara (2015), e revisão de literatura sobre o funcionamento das conjunções coordenativas nos níveis sintático, semântico e pragmático, incluindo seu uso como elemento de coesão, com base em Sella (2008; 2006; 2022), Perini (2006; 2010), Antunes (2009; 2015; 2021), Garcia (2010), Koch (2016; 2017), Marcuschi (2017), entre outros autores. Também inclui análise da abordagem das conjunções em livro didático de Língua Portuguesa para o 8º ano do Ensino Fundamental. Constatou-se que as gramáticas, especialmente as mais alinhadas à tradição, apresentam lacunas na definição da função das conjunções, as quais acabam sendo, muitas vezes, reproduzidas nos livros didáticos, sem ampliar-se a discussão para o uso textual e discursivo desses elementos linguísticos. Em vista desse contexto, apresentase a proposta didática para abordagem das conjunções coordenativas “e” e “mas” no 8º ano do Ensino Fundamental, ancorada em uma perspectiva que supere a noção de mera conexão sintático-semântica entre termos e orações, mas que considere as conjunções como elementos que articulam ideias e argumentos e, consequentemente, refletem a posição do produtor do texto, além de colaborar para a progressão textual. Espera-se que este trabalho possa contribuir com o desenvolvimento das competências de leitura e escrita no ensino de Língua Portuguesa.
Abstract: This master’s thesis has the general objective of presenting a proposal for approaching coordinating conjunctions a textual cohesion resource for the 8th year of Elementary School. The research starting point was the observation that, despite the volume of linguistic studies on the functioning of coordinating conjunctions, reflections on the multifunctionality of conjunctions do not seem to materialize in Portuguese language teaching. It is possible to observe that textbooks, for example, despite having undergone changes over the last few decades, still present, in many cases, a more traditional approach, which justifies a study that combines theoretical reflections and the elaboration of a proposal for teaching conjunctions comprising the phrasal, textual and discursive levels. This is an interpretative qualitative research developed in the Professional Master's in Letters (Profletras), which uses the methods of bibliographic and documentary research. The study includes the mapping of concepts and descriptions of the function of coordinating conjunctions in the grammars by Almeida (2004), Cegalla (2008), Cunha and Cintra (2001), Rocha Lima (2011) and Bechara (2015), and a literature review on the functioning of coordinating conjunctions at the syntactic, semantic and pragmatic levels, including their use as a cohesion element, based on Sella (2008; 2006; 2022), Perini (2006; 2010), Antunes (2009; 2015; 2021), Garcia (2010), Koch (2016; 2017), Marcuschi (2017), among others. It also includes an analysis of the approach to conjunctions in a Portuguese language textbook for the 8th grade of Elementary School. The results showed that grammars, especially those more in line with tradition, present gaps in defining the function of conjunctions, which often end up being reproduced in textbooks, without expanding the discussion to the textual and discursive use of these linguistic elements. In view of this context, a didactic proposal is presented to approach the coordinating conjunctions “e” (and) and “mas”(but) in the 8th year of Elementary School, based on a perspective that goes beyond the notion of a mere syntactic-semantic connection between terms and clauses, but that considers the conjunctions as elements that articulate ideas and arguments and, consequently, reflect the position of the text producer, in addition to collaborating for textual progression. It is expected that this work can contribute to the development of reading and writing skills in Portuguese language teaching.
Keywords: Letramento
Ensino de Língua Portuguesa
Conjunções coordenativas
Coesão textual
Literacy
Portuguese language teaching
Coordinating conjunctions
Text cohesion
CNPq areas: Linguagens e Letramentos
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: DIAS, Anderson Ribeiro. Uso das conjunções coordenativas como elemento de coesão textual: uma proposta didática para o 8º ano do Ensino Fundamental. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6852
Issue Date: 19-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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