Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6778
Tipo do documento: Dissertação
Title: Capital cultural e sucesso escolar de alunos cegos
Other Titles: Cultural capital and school success of blind students
Autor: Soster, Lia Mara 
Primeiro orientador: Jacondino, Eduardo Nunes
Primeiro membro da banca: Jacondino, Eduardo Nunes
Segundo membro da banca: Bonamigo, Carlos Antonio
Terceiro membro da banca: Tureck, Lucia Terezinha Zanato
Quarto membro da banca: Bavaresco, Paulo Ricardo
Resumo: A pesquisa analisou a importância da cultura, do capital cultural, da interação social e da linguagem produzida nas relações familiares de pessoas cegas, buscando compreender como estas agem sobre sua aprendizagem e seu desenvolvimento. A motivação para empreender a pesquisa esteve estreitamente relacionada à atuação profissional frente ao apoio pedagógico no atendimento de pessoas com deficiência visual e das interações com alunos cegos e suas famílias. O objetivo consistiu em analisar a relação que se estabelece entre o capital cultural advindo da família de alunos cegos e o sucesso escolar alcançado por estes. Para tanto, a pesquisa buscou compreender o tema do capital cultural, diante de processos educacionais formais, de alunos cegos, de modo a discutir, diante do debate que se volta aos processos educacionais de cegos, um elemento de ordem sociocultural. Para tanto, realizamos análise das Políticas Educacionais voltadas à Educação Especial, com vistas às demandas da deficiência visual; bem como identificamos os procedimentos adotados em instituições escolares, voltados aos processos de ensino e de aprendizagem do aluno cego, a fim de compreendermos o conjunto de disposições que agem sobre a pessoa cega e que possibilitam abstrair as estruturas estruturantes que podem permitir, através de um dado capital cultural, alcançar o sucesso escolar, especialmente os advindos da família do estudante cego. Nesse contexto, foram realizadas entrevistas por meio de um protocolo de observação, aplicado junto às três famílias selecionadas e aos professores da rede estadual de educação, que atendem aos alunos cegos. Para isso, os procedimentos metodológicos adotados aliam a pesquisa bibliográfica com a pesquisa de campo, por meio da análise de um protocolo de observação. A pesquisa se sustenta em uma abordagem sociológica, com base na teoria bourdieusiana, dispondo de um referencial teórico que possibilitou analisar a imbricação família-aluno cego. Autores, como Bourdieu (2013) e Passeron (2014), contribuíram, ao proporcionar um pensar sociológico sobre a deficiência, a partir da perspectiva do habitus e do capital cultural que envolve processos educacionais, seja no campo escolar, familiar e nas relações sociais, além de autores, como Amiralian (2017), Bruno (1997), Lemos (2000), Lima (2007), Motta (2018), Vigotski (2019), Viralonga (2013), com os quais se fundamentam os estudos relativos à deficiência visual, às especificidades que envolvem o processo de ensino e de aprendizagem e suas interfaces com a Educação, assim como Arroyo (1997), Bueno (2004) e Lahire (1997) possibilitaram uma análise acerca do fracasso/sucesso escolar por intermédio de uma perspectiva cultural. As análises direcionaram ao entendimento de que o habitus familiar possui papel central para o sucesso escolar de alunos cegos, pois as famílias que adotaram, em suas relações, práticas que incentivaram a autonomia e a independência nos cuidados pessoais de seu filho, propiciaram que tais práticas se desdobrassem em autonomia e independência nos processos de escolarização e socialização, obtendo, como resultado, o sucesso escolar deles. Em consonância com práticas inclusivas, desenvolvidas entre escola, família, Atendimento Educacional Especializado e Ensino Comum, os alunos cegos podem obter sucesso escolar.
Abstract: The research analyzed the importance of culture, cultural capital, social interaction and language produced in the family relationships of blind people, seeking to understand how they act on their learning and their development. The motivation to undertake the research was closely related to the professional performance in front of pedagogical support in the care of people with visual impairment and interactions with blind students and their families. The objective was to analyze the relationship between the cultural capital arising from the family of blind students and the school success achieved by them. Therefore, the research sought to understand the theme of cultural capital, in front of formal educational processes, of blind students, in order to discuss, before the debate that turns to the educational processes of blind, an element of sociocultural order. Therefore, we performed an analysis of Educational Policies focused on Special Education, with a view to the demands of visual impairment; as well as identified the procedures adopted in school institutions, focused on the teaching and learning processes of the blind student, in order to understand the set of provisions that act on the blind person and that make it possible to abstract the structuring structures that can allow, through a given cultural capital, to achieve school success, especially those arising from the family of the blind student. In this context, interviews were conducted through an observation protocol, applied to the three selected families and to teachers of the state education network, who serve blind students. For this, the methodological procedures adopted combine bibliographic research with field research, through the analysis of an observation protocol. The research is based on a sociological approach, based on Bourdieusian theory, with a theoretical framework that made it possible to analyze the family-blind student imbrication. Authors such as Bourdieu (2013) and Passeron (2014) contributed, by providing a sociological thinking about disability, from the perspective of the habitus and cultural capital that involves educational processes, whether in the school, family and social relations, authors such as Amiralian (2017), Bruno (1997), Lemos (2000), Lima (2007), Motta (2018), Vigotski (2019), Viralonga (2013), studies related to visual impairment, are based, the specificities that involve the teaching and learning process and their interfaces with Education, as well as Arroyo (1997), Bueno (2004) and Lahire (1997) enabled an analysis of school failure/success through a cultural perspective. The analyzes directed to the understanding that the familiar habitus has a central role for the school success of blind students, because the families that adopted, in their relations, practices that encouraged autonomy and independence in the personal care of their child, who practices unfolded in autonomy and independence in the processes of schooling and socialization, obtaining, as a result, their school success. In line with inclusive practices, developed between school, family, Specialized Educational Service and Basic Education, blind students can achieve school success.
Keywords: Família
Capital cultural
Sucesso escolar
Cegueira
Family
Cultural capital
School success
Blindness
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: SOSTER, Lia Mara. Capital cultural e sucesso escolar de alunos cegos. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6778
Issue Date: 10-Feb-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lia Mara Soster 23.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons