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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6760
Tipo do documento: Dissertação
Title: Comandos de produção textual nos anos iniciais do ensino fundamental: aproximações e/ou distanciamentos da proposta curricular (AMOP, 2015)
Other Titles: Elementary school text production commands: approaches and/or distances from the curricular proposal (AMOP, 2015)
Autor: Bedin, Karime Torres 
Primeiro orientador: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Primeiro membro da banca: Ohuschi, Márcia Cristina Greco
Segundo membro da banca: Bottega, Rita Maria Decarli
Terceiro membro da banca: Fachin, Paulo Cesar
Resumo: Na presente pesquisa, focalizamos o tema “estudo teórico-analítico sobre os comandos de produção textual, elaborados por docentes dos Anos Iniciais para nortear a prática de produção escrita dos alunos. Partimos do princípio de que os comandos, quando elaborados sob a compreensão de uma concepção interacionista de linguagem, e respaldados nos pressupostos teórico-metodológicos do Currículo em pauta (AMOP, 2015), podem ser tomados como instrumentos de ensino e de aprendizagem de uma escrita como forma de interação. Nessa perspectiva, procuramos responder à seguinte inquietação: Que elementos de uma proposta de escrita como forma de interação estão sendo garantidos em comandos escritos de produção textual elaborados por professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental? Ao considerar tal questionamento, traçamos como objetivo geral, estabelecer relações entre as orientações teórico-metodológicas do Currículo (AMOP, 2015) e os comandos de produção textual elaborados por docentes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, refletindo sobre a compreensão de produção textual que os subsidia no encaminhamento dessa prática. Teórico-metodologicamente, ancoramos este estudo na Concepção Dialógica de Linguagem fundamentada nos escritos do Círculo de Bakhtin, mais especificamente, nas obras de Volochinov (2017[1929]), e Bakhtin (2010[1929]), estabelecendo aproximações com pesquisadores voltados ao ensino da escrita como forma de interação, tais como: Geraldi (1997); Menegassi (2003), Costa-Hübes (2012), dentre outros. O processo investigativo inscreveu-se, assim, na área da Linguística Aplicada, sustentado pela abordagem qualitativo-interpretativista, ancorado em uma pesquisa de análise documental, uma vez que, em nosso estudo, analisamos, qualitativamente, 190 comandos elaborados e cedidos por professores da região Oeste do Paraná. Esses comandos foram divididos em três categorias: a) comandos que contemplam elementos de uma proposta de escrita para a interação; b) comandos que os contemplam, mas parcialmente; c) comandos que não os contemplam, distanciando-se da base curricular. Verificamos que, após uma década, houve um certo avanço na elaboração dos comandos pelo fato de os professores garantirem elementos que contemplem, mesmo que parcialmente, uma escrita como forma de interação: 46% dos dados que nos foram enviados contemplam todos ou pelo menos um dos elementos de uma proposta de texto para interação. Por outro lado, embora haja uma tentativa em dialogar com os pressupostos teórico-metodológicos do currículo, o resultado parcial indica que muitos professores parecem ainda não ter se apropriado da concepção interacionista de linguagem e de suas implicações nas propostas de produção textual, visto que 54% dos comandos configuram-se como propostas de exercícios de escrita, as quais prezam pelo ensino de conteúdos formais da língua, com a predominância do ato de produzir texto para exercitar a escrita.
Abstract: In the present research, we focused on the theme "theoretical-analytical study on the textual production commands, elaborated by teachers of Elementary School to guide the practice of student's written production." We started from the principle that commands, when elaborated under the understanding of an interactionist conception of language, and supported by the theoretical-methodological assumptions of the curriculum in question (AMOP, 2015), can be taken as teaching and learning instruments of writing as a form of interaction. In this perspective, we sought to answer the following question: What elements of a proposal of writing as a form of interaction are being guaranteed in written commands of textual production elaborated by teachers of the 4th and 5th grades of Elementary School? Considering this questioning, our general objective was to establish relationships between the theoretical methodological orientations of the curriculum (AMOP, 2015) and the textual production commands elaborated by teachers of the 4th and 5th grades of Elementary School, reflecting on the understanding of textual production that supports them in the direction of this practice. Theoretical-methodologically, we anchored this study in the Dialogic Conception of Language based on the writings of the Bakhtin Circle, more specifically, in the works of Volochinov (2017[1929]) and Bakhtin (2010[1929]), establishing approaches with researchers focused on teaching writing as a form of interaction, such as: Geraldi (1997), Menegassi (2003), Costa Hübes (2012), among others. The investigative process was thus inscribed in the area of Applied Linguistics, supported by the qualitative-interpretative approach, anchored in a documentary analysis research, since, in our study, we qualitatively analyzed 190 commands elaborated and provided by teachers from the Western region of the Paraná state. These commands were divided into three categories: a) commands that contemplate elements of a proposal of writing for interaction; b) commands that partially contemplate them; c) commands that do not contemplate them, distancing themselves from the curricular basis. We found that, after a decade, there was a certain advancement in the elaboration of commands, since teachers guarantee elements that contemplate, even partially, writing as a form of interaction: 46% of the data sent to us contemplate all or at least one of the elements of a proposal of text for interaction. On the other hand, although there is an attempt to dialogue with the theoretical methodological assumptions of the curriculum, the partial result indicates that many teachers seem not to have yet appropriated the interactionist-dialogic conception of language and its implications in proposals of textual production, since 54% of the commands are configured as proposals of writing exercises, which value the teaching of formal language contents, with the predominance of the act of producing text to exercise writing
Keywords: Comandos de produção textual
Escrita como forma de interação
Proposta curricular
Textual production commands
Writing as a form of interaction
Curriculum proposal
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Bedin, Karime Torres.Comandos de produção textual nos anos iniciais do ensino fundamental: aproximações e/ou distanciamentos da proposta curricular (AMOP, 2015). 2023.128 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6760
Issue Date: 13-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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