Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6739
Tipo do documento: Dissertação
Title: Tecnologia educacional e a pandemia covid-19: construção e validação de uma plataforma de ensino
Other Titles: Educational technology and the covid-19 pandemic: construction and validation of a teaching platform
Autor: Villa, Aliny Correia 
Primeiro orientador: Zilly, Adriana
Primeiro membro da banca: Cherman , Chris Mayara Tibes
Segundo membro da banca: Mombelli, Monica Augusta
Terceiro membro da banca: Assis, Ivaneliza Simionato de
Resumo: O cenário mundial tem sido impactado desde dezembro de 2019, com a descoberta de um novo Coronavírus, causador da COVID-19. Com isso, a Organização Mundial da Saúde declarou emergência em saúde pública de importância internacional, e logo após, decretou pandemia. Por se tratar de um assunto recente, muitas informações a respeito desse vírus foram e estão sendo estudadas e, novas descobertas acontecem a todo momento. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo construir e validar um material educacional digital com intuito de auxiliar os professores da graduação da área da saúde, no processo de ensino sobre o novo coronavírus e a COVID-19. Para isso, a pesquisa foi realizada em três etapas: primeira, a construção de um material educacional digital contendo evidências científicas, por meio de textos, vídeos, animações, entre outros recursos, sobre o tema proposto. A segunda etapa, consiste em validar esse material de ensino por meio de uma banca de juízes, utilizando o método IVC (Índice de validade de conteúdo) que emprega uma escala tipo Likert com pontuação de um a quatro. E, por último, identificar o nível de satisfação dos juízes especialistas. O material foi construído utilizando-se a ferramenta para ensino a distância, Google Classroom®, contendo informações/evidências sobre o tema “Pandemia COVID-19”, distribuídos em oito módulos e estruturado em diversos formatos, sendo todos de caráter informativo. Foi avaliado e validado por doze juízes especialistas. Os itens avaliados foram: objetivo, estrutura, aparência e relevância. Para a análise da validação, utilizou-se o IVC, com recomendação de ponto de corte superior a 0,78. Nenhum dos itens avaliados apresentou valor abaixo da concordância mínima adotada. A média global do IVC foi de 0,88, ratificando a validação do material educacional junto aos juízes. Os avaliadores também realizaram sugestões, apontando dezesseis no todo. O material educacional digital foi validado, podendo ser considerado válido e confiável com uma linguagem clara e objetiva, o qual pode ser utilizado por diferentes professores da área da saúde para auxiliar no preparo das aulas.
Abstract: The world scenario has been impacted since December 2019, with the discovery of a new Coronavirus, which caused the disease COVID-19. Ever since, the World Health Organization declared emergency in public health of international importance, and soon after, decreed pandemic. Because this is a recent issue, a lot of information about this virus has been and is being studied, and new discoveries happen at all times. Thus, this work aims to build and validate a digital educational material in order to assist undergraduate health teachers in the teaching process about the new coronavirus and COVID-19. For this, the research was carried out in three stages: first, the construction of a digital educational material containing scientific evidence, through texts, videos, podcasts, among other resources, on the proposed theme. The second stage consists of validating this teaching material through a panel of judges, using the CVI (Content Validity Index) method that employs a Likert scale with a score of one to four. And finally, identify the level of satisfaction of expert judges when making use of the material. The digital educational material was constructed using the tool for distance learning, Google Classroom®, containing information/evidence on the theme "Pandemic COVID-19", distributed in eight modules and structured in various formats, all of which are informative, which was evaluated and validated by twelve expert judges. The items evaluated were: objective, structure, appearance and relevance. For the validation analysis, the CVI was used, with a recommendation of a cutoff point greater than 0.78. None of the items evaluated presented a value below the minimum agreement adopted. The overall average of CVI was 0.88, confirming the validation of educational material with the judges. The evaluators also made suggestions, pointing out sixteen in the whole. The digital educational material was validated and can be considered valid and reliable with a clear and objective language, which can be used by different teachers in the health area to assist in the preparation of classes.
Keywords: Coronavírus
COVID-19
Ensino em saúde
Coronavirus
COVID-19
Health teaching
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Villa, Aliny Correia. Tecnologia educacional e a pandemia covid-19: construção e validação de uma plataforma de ensino. 2023. 143 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6739
Issue Date: 10-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aliny_Correia_Villa_2023.pdfDocumento principal7.98 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons