Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVilla, Aliny Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5528642349503253por
dc.contributor.advisor1Zilly, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6792533235391231por
dc.contributor.referee1Cherman , Chris Mayara Tibes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0978970762996625por
dc.contributor.referee2Mombelli, Monica Augusta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0726390053135417por
dc.contributor.referee3Assis, Ivaneliza Simionato de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9946712174208064por
dc.date.accessioned2023-07-26T14:50:40Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.citationVilla, Aliny Correia. Tecnologia educacional e a pandemia covid-19: construção e validação de uma plataforma de ensino. 2023. 143 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6739-
dc.description.resumoO cenário mundial tem sido impactado desde dezembro de 2019, com a descoberta de um novo Coronavírus, causador da COVID-19. Com isso, a Organização Mundial da Saúde declarou emergência em saúde pública de importância internacional, e logo após, decretou pandemia. Por se tratar de um assunto recente, muitas informações a respeito desse vírus foram e estão sendo estudadas e, novas descobertas acontecem a todo momento. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo construir e validar um material educacional digital com intuito de auxiliar os professores da graduação da área da saúde, no processo de ensino sobre o novo coronavírus e a COVID-19. Para isso, a pesquisa foi realizada em três etapas: primeira, a construção de um material educacional digital contendo evidências científicas, por meio de textos, vídeos, animações, entre outros recursos, sobre o tema proposto. A segunda etapa, consiste em validar esse material de ensino por meio de uma banca de juízes, utilizando o método IVC (Índice de validade de conteúdo) que emprega uma escala tipo Likert com pontuação de um a quatro. E, por último, identificar o nível de satisfação dos juízes especialistas. O material foi construído utilizando-se a ferramenta para ensino a distância, Google Classroom®, contendo informações/evidências sobre o tema “Pandemia COVID-19”, distribuídos em oito módulos e estruturado em diversos formatos, sendo todos de caráter informativo. Foi avaliado e validado por doze juízes especialistas. Os itens avaliados foram: objetivo, estrutura, aparência e relevância. Para a análise da validação, utilizou-se o IVC, com recomendação de ponto de corte superior a 0,78. Nenhum dos itens avaliados apresentou valor abaixo da concordância mínima adotada. A média global do IVC foi de 0,88, ratificando a validação do material educacional junto aos juízes. Os avaliadores também realizaram sugestões, apontando dezesseis no todo. O material educacional digital foi validado, podendo ser considerado válido e confiável com uma linguagem clara e objetiva, o qual pode ser utilizado por diferentes professores da área da saúde para auxiliar no preparo das aulas.por
dc.description.abstractThe world scenario has been impacted since December 2019, with the discovery of a new Coronavirus, which caused the disease COVID-19. Ever since, the World Health Organization declared emergency in public health of international importance, and soon after, decreed pandemic. Because this is a recent issue, a lot of information about this virus has been and is being studied, and new discoveries happen at all times. Thus, this work aims to build and validate a digital educational material in order to assist undergraduate health teachers in the teaching process about the new coronavirus and COVID-19. For this, the research was carried out in three stages: first, the construction of a digital educational material containing scientific evidence, through texts, videos, podcasts, among other resources, on the proposed theme. The second stage consists of validating this teaching material through a panel of judges, using the CVI (Content Validity Index) method that employs a Likert scale with a score of one to four. And finally, identify the level of satisfaction of expert judges when making use of the material. The digital educational material was constructed using the tool for distance learning, Google Classroom®, containing information/evidence on the theme "Pandemic COVID-19", distributed in eight modules and structured in various formats, all of which are informative, which was evaluated and validated by twelve expert judges. The items evaluated were: objective, structure, appearance and relevance. For the validation analysis, the CVI was used, with a recommendation of a cutoff point greater than 0.78. None of the items evaluated presented a value below the minimum agreement adopted. The overall average of CVI was 0.88, confirming the validation of educational material with the judges. The evaluators also made suggestions, pointing out sixteen in the whole. The digital educational material was validated and can be considered valid and reliable with a clear and objective language, which can be used by different teachers in the health area to assist in the preparation of classes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2023-07-26T14:50:40Z No. of bitstreams: 2 Aliny_Correia_Villa_2023.pdf: 8172745 bytes, checksum: 5a6e3c41c75f09b9df64fecc37658f48 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T14:50:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Aliny_Correia_Villa_2023.pdf: 8172745 bytes, checksum: 5a6e3c41c75f09b9df64fecc37658f48 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-03-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCoronavíruspor
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectEnsino em saúdepor
dc.subjectCoronaviruseng
dc.subjectCOVID-19eng
dc.subjectHealth teachingeng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleTecnologia educacional e a pandemia covid-19: construção e validação de uma plataforma de ensinopor
dc.title.alternativeEducational technology and the covid-19 pandemic: construction and validation of a teaching platformeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aliny_Correia_Villa_2023.pdfDocumento principal7.98 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons