Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6730
Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliação do currículo do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior Federal sob as perspectivas Andragógica e Heutagógica
Other Titles: Evaluation of the curriculum of the Accounting Science course at a Federal Higher Education Institution from Andragogical and Heutagogical perspectives
Autor: Del Sent, Edegar Luiz 
Primeiro orientador: Silva, Sidnei Celerino da
Primeiro membro da banca: Silva, Sidnei Celerino da
Segundo membro da banca: Martins, Vinicius Abilio
Terceiro membro da banca: Miranda, Gilberto José
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de professores e estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior (IES) em relação à aproximação do currículo real aos pilares da andragogia e heutagogia. A abordagem quali-quantitativa e a estratégia de estudo de caso único foram seguidas para coletar informações de fontes documentais e percepções de professores e estudantes por meio de questionários, entrevistas e focus groups. A análise dos dados foi orientada pelo protocolo de estudo de casos de Yin (2014) e pela análise de dados de Bardin (1977). Os participantes da pesquisa foram discentes e docentes de um curso de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica do Paraná, câmpus Pato Branco UTFPR. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos e professores concorda que o curso atende aos seus objetivos propostos, mas há divergências em relação à flexibilidade da estrutura curricular e à produção de pesquisa científica. Ao realizar uma análise sobre a aproximação do currículo real aos pilares da andragogia e heutagogia, foi identificado que as práticas andragógicas predominam em diversos aspectos, tais como nos princípios, modelo curricular, prática discente, razões do aprendizado, motivação, experiências do aluno e vontade de aprender. Porém, apenas a percepção docente identificou características heutagógicas na categoria relação com professor/aluno. Além disso, foi observada uma mescla entre as percepções andragógicas e heutagógicas entre os discentes nas categorias relação professor/aluno e orientação para o aprendizado. Os resultados apontam que os discentes percebem nas práticas docentes uma atitude voltada aos pilares da heutagogia, enquanto os docentes têm a percepção heutagógica na relação professor/aluno. Foi possível concluir que embora haja predominância das práticas andragógicas, é evidente a tendência em direção a uma abordagem heutagógica, na qual o aluno é mais protagonista e o docente assume o papel de facilitador. Essa tendência deve ser considerada pelas instituições de ensino para aprimorar suas práticas e tornar a formação acadêmica mais adequada às necessidades dos estudantes e do mercado de trabalho.
Abstract: This study aimed to analyze the perception of teachers and students in the Accounting Sciences course at a higher education institution (HEI) regarding the alignment of the actual curriculum with the pillars of andragogy and heutagogy. A qualitative quantitative approach and a single case study strategy were followed to collect information from documentary sources and the perceptions of teachers and students through questionnaires, interviews, and focus groups. Data analysis was guided by Yin's (2014) case study protocol and Bardin's (1977) data analysis. The research participants were students and faculty members of the Accounting Sciences course at the Federal Technological University of Paraná, Pato Branco campus (UTFPR). The results showed that the majority of students and teachers agree that the course meets its proposed objectives, but there are divergences regarding the flexibility of the curriculum structure and the production of scientific research. Analyzing the alignment of the actual curriculum with the pillars of andragogy and heutagogy, it was identified that andragogical practices prevail in various aspects, such as principles, curricular model, student practice, reasons for learning, motivation, student experiences, and willingness to learn. However, only the teachers' perception identified heutagogical characteristics in the teacher-student relationship category. Furthermore, a mixture of andragogical and heutagogical perceptions was observed among students in the categories of teacher-student relationship and learning orientation. The results indicate that students perceive a heutagogical approach in the teaching practices, while teachers have a heutagogical perception in the teacher-student relationship. It can be concluded that although andragogical practices prevail, there is a clear trend towards a heutagogical approach, in which the student plays a more active role and the teacher assumes the facilitator role. This trend should be considered by educational institutions to improve their practices and make academic education more suitable for the needs of students and the job market
Keywords: Instituição de ensino superior
Andragogia
Heutagogia
Currículo
Pilares
Ensino superior
Higher education institution
Andragogy
Heutagogy
Curriculum
Pillars
Higher education
CNPq areas: CONTROLADORIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
Campun: Cascavel
Citation: Del Sent, Edegar Luiz. Avaliação do currículo do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior Federal sob as perspectivas Andragógica e Heutagógica. 2023. 146 f. Dissertação( Mestrado em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6730
Issue Date: 10-May-2023
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edegar_Del Sent.2023.pdfArquivo completo1.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons