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https://tede.unioeste.br/handle/tede/6707
Tipo do documento: | Tese |
Title: | “Não há ritual sem falhas”: lamentações, denúncias e resistência - relação matrimonial no discurso de mulheres evangélicas |
Other Titles: | “There is no ritual without flaws”: lamentations, denouncements and resistance - marriage relationship in the words of evangelical women |
Autor: | Pontes, Leila Silvana |
Primeiro orientador: | Cattelan, João Carlos |
Primeiro membro da banca: | Flores, Giovanna Gertrudes Benedetto |
Segundo membro da banca: | Siebert, Silvania |
Terceiro membro da banca: | Moreira, Raquel Ribeiro |
Quarto membro da banca: | Schröder, Luciane Thomé |
Resumo: | A pesquisa que se apresenta, amparada em estudos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa, cunhada pelo filósofo Michel Pêcheux, analisa o discurso de mulheres evangélicas sobre relações familiares e matrimoniais. O corpus do trabalho consiste em recortes de pregações da pastora Helena Tannure (vídeos), veiculadas pelo Youtube, e em depoimentos referentes a essas pregações, enunciados por mulheres evangélicas que têm dificuldades em seus relacionamentos. Em relação à seleção do corpus, o critério para a escolha das pregações se deu pelo interesse da analista sobre as temáticas e, quanto aos depoimentos, o critério foi o fato de as mulheres abordarem a relação familiar e matrimonial e depoimentos sobre seus companheiros. O estudo parte do postulado de Pêcheux (2014, p. 281) de que “não há dominação sem resistência” e, portanto, defende a tese de que as mulheres do corpus, mesmo perpassadas por uma ideologia religiosa de base patriarcal, que impõe a elas submissão ao homem, instaurando um relacionamento hierárquico no qual elas são consideradas inferiores a eles, além de limitá-las ao espaço privado, contradizem e confrontam a ideologia dominante e fazem ouvir a sua voz, uma voz de insubmissão, portanto de resistência. Diante disso, o objetivo central da pesquisa é observar, no corpus, onde o ritual falha, a fim de desconstruir as evidências produzidas pela ideologia dominante de que a mulher, no enquadramento singular delimitado para este estudo, seja, genuinamente, passiva e conformada com a situação de submissão. O objetivo geral encaminhou a análise para objetivos específicos, haja vista entender, discursivamente, como funciona a resistência dessas mulheres e como a resistência resulta em ruptura, fato que direcionou a pesquisa para lapsos de linguagem, memória discursiva e negação presentes no corpus. A partir disso, buscou-se entender como essas mulheres significam sua posição-sujeito dentro dos relacionamentos familiares e matrimoniais e como o homem é discursivizado. Para auxiliar este estudo, junto a conceitos da Análise de Discurso, o corpus levou a acionar saberes sobre termos religiosos e, também, sobre conceitos da Psicanálise. Assim, destacaram-se o termo ‘evangélico’ e o conceito de Lapsos de Linguagem/Ato Falho; de Memória Discursiva e de Negação. Dentre os principais nomes que embasam esta pesquisa, estão: Pêcheux (1999, 2014, 2015), Freud (2014, 1966 [1901]), Orlandi (2015, 2017), Cunha (2007), Lerner (2019), Muraro (1995) e Anderson (2019). |
Abstract: | The present research, supported by theoretical and methodological studies of the French Discourse Analysis coined by the philosopher Michel Pêcheux, analyzes the discourse of evangelical women about family and marriage relationships. The corpus of the work consists of clippings of sermons by Pastor Helena Tannure (videos) broadcast on Youtube and testimonial referring to these sermons, enunciated by evangelical women who have difficulties in their relationships. Regarding the selection of the corpus, the criterion for choosing the sermons was due to the interest of the analyst in the themes and, about the testimonies, the criterion was the fact that the women approached about their family and marriage relationship and comments about your companions. The study departs from the postulate of Pêcheux (2014, p. 281) that “there is no domination without resistance” and, therefore, defends the thesis that the women of the corpus, even permeated by a religious ideology of patriarchal basis, which imposes them submission to man, establishing a hierarchical relationship, in which they are considered inferior to them, in addition to limiting them to the private space. They contradict and confront the dominant ideology and make their voice heard, a voice of insubmission, therefore of resistance. In view of this, the central objective of the research is to observe, in the corpus, where the ritual fails, in order to deconstruct the evidence produced by the dominant ideology that the woman, in the singular framework delimited for this study, is genuinely passive and conformed to the submission status. The main objective directs the analysis towards specific objectives, considering that understand discursively how these resistance works of these women and how the resistance results in rupture, a fact that directed the research to language lapses, discursive memory and denial present in the corpus. From this, It was sought to understand how these women signify their subject position within family and marriage relationships and how men are discoursed. To help this study, along with concepts of Discourse analysis, the corpus led to trigger knowledge about some religious terms and also about Psychoanalysis concepts. Thus, the term 'evangelical' and the concept of Language Lapses/ Failure were highlighted; of Discursive Memory and Negation. Among the main names that support this research are: Pêcheux (1999, 2014, 2015), Freud (2014, 1966 [1901]), Orlandi (2015, 2017), Cunha (2007), Lerner (2019), Muraro (1995), e Anderson (2019) |
Keywords: | Análise de Discurso Mulher Evangélica Relação Matrimonial Resistência Ruptura Ideológica Discourse Analysis Evangelical Woman Matrimonial Relationship Resistance Ideological rupture |
CNPq areas: | LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Pontes, Leila Silvana. “Não há ritual sem falhas”: lamentações, denúncias e resistência - relação matrimonial no discurso de mulheres evangélicas. 2023. 234 f. Tese( Doutorada em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6707 |
Issue Date: | 3-Mar-2023 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
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