Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6654
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação superior em Palmas-Pr (1968-2010): aspectos históricos, organizativos e formativos.
Other Titles: Higher education in Palmas-PR (1968-2010): historical, organizational and formative aspects.
Autor: Guerios, Samantha Cordeiro 
Primeiro orientador: Castanha, André Paulo
Primeiro membro da banca: Castanha, André Paulo
Segundo membro da banca: Bonamigo, Carlos Antonio
Terceiro membro da banca: Fiorese, Gilmar
Quarto membro da banca: Piton, Ivania Marini
Resumo: Esta investigação vincula-se à linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão. A pesquisa tem como objeto de estudo o Ensino Superior em Palmas-PR, entre 1968 e 2010. A primeira instituição de ensino superior de Palmas resultou de uma iniciativa da Igreja Católica local e contou com a participação ativa da comunidade, sendo autorizada a funcionar pelo Decreto Federal nº63.583/68 e reconhecida pelo Decreto Federal nº 72.452/73. A instituição possui uma grande relevância tratando-se de História local e regional, pois foi a primeira da região Sudoeste a ofertar essa modalidade de ensino, sendo responsável pela formação de milhares de docentes e profissionais que atuaram na região. Na pesquisa buscamos compreender o processo de constituição do ensino superior em Palmas-PR, explicitando os aspectos históricos, organizativos e formativos da instituição entre 1968 e 2010. Objetivamos compreender o cenário histórico de Palmas-PR no período estabelecendo relações entre a política nacional para o ensino superior e o desenvolvimento do ensino em Palmas-PR; construir/reconstruir uma historicidade do desenvolvimento da instituição; explicitar a analisar os aspectos organizativos e formativos que caracterizaram a atuação da instituição. A metodologia teve enfoque historiográfico qualitativo de cunho bibliográfico e documental com pesquisa de campo. Utilizamos como fontes, leis, editais, matérias em jornais, atas, livros, artigos e documentos diversos, além de entrevistas com ex-alunos e professores. As análises desenvolvidas seguiram o método do materialismo histórico-dialético, enquanto concepção epistemológica de pesquisa, no sentido de identificar e analisar as ações e acontecimentos durante todo o processo, desde implantação até o processo de transformação no Instituto Federal do Paraná. Podemos afirmar que a atuação da instituição no período foi fundamental para o desenvolvimento econômico, social e educacional da região. Estamos cientes de que a presente pesquisa traz novos fatos e análises, que ampliam o conhecimento sobre o papel dessa instituição, com isso, novos debates e pesquisas serão estimulados, aumentando assim o conhecimento histórico sobre a instituição e a nossa própria região.
Abstract: This investigation is linked to the research line Society, Knowledge, and Education, of the Graduate Program in Education, master's level, at the State University of Western Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão. The research has as the object of study Higher Education in Palmas-PR, between 1968 and 2010. The first institution of higher education in Palmas resulted from an initiative of the local Catholic Church and had the active participation of the community, being authorized to operate by the Federal Decree nº 63.583/68 and recognized by Federal Decree nº 72.452/73. The institution is of great importance when it comes to local and regional history, as it was the first in the Southwest region to offer this type of education, being responsible for training thousands of teachers and professionals who worked at the region. In the research we seek to understand the process of the constitution of higher education in Palmas-PR, explaining the historical, organizational, and formative aspects of the institution between 1968 and 2010. We aim to understand the historical scenario of Palmas-PR in the period by establishing relationships between the national policy for higher education and the development of teaching in Palmas-PR; build/rebuild the historicity of the institution's development; explain and analyze the organizational and training aspects that characterized the institution's performance. The methodology had a qualitative historiographical approach of a bibliographic and documental nature with field research. We used as sources, laws, notices, articles in newspapers, minutes, books, articles, and various documents, as well as interviews with former students and teachers. The developed analyses followed the method of historicaldialectical materialism, as an epistemological research conception, in the sense of identifying and analyzing the actions and events throughout the process, from implantation to the transformation process at the Federal Institute of Paraná. We can say that the institution's performance in the period was fundamental for the economic, social, and educational development of the region. We are aware that this research brings new facts and analyses, which expand knowledge about the role of this institution, with this, recent debates and research will be stimulated, thus increasing historical knowledge about the institution and our own region.
Keywords: Palmas-PR
Ensino superior
História
Educação
Palmas-PR
Higher education
History
Education
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: GUERIOS, Samantha Cordeiro. Educação superior em Palmas-Pr (1968-2010): aspectos históricos, organizativos e formativos. 2022. 156 f.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6654
Issue Date: 15-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Samantha C. Guerios 2022.pdf5.15 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons