Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6653
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os/as educadores/as e a educação sexual de crianças pequenas: diálogos possíveis entre a psicanálise e a educação
Other Titles: Educadores y educación sexual para niños pequeños: diálogos posibles entre psicoanálisis y educación.
Educators and the sex education of small children: possible dialogues between psychoanalysis and education.
Autor: Ribeiro, Juliane Fontana 
Primeiro orientador: Gagliotto, Giseli Monteiro
Primeiro membro da banca: Gagliotto, Giseli Monteiro
Segundo membro da banca: Jacondino, Eduardo Nunes
Terceiro membro da banca: Ballão, Cléa Maria
Resumo: A presente dissertação apresenta a Pesquisa de Mestrado em Educação, que teve como objetivo identificar o trabalho do/a educador/a na educação sexual de crianças pequenas no espaço escolar. Diante do contexto político e social, das manifestações contrárias à educação sexual na infância dentro da escola, nosso problema de pesquisa procurou responder: Como tem sido o trabalho do/a educador/a na educação sexual das crianças pequenas no espaço escolar? Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio da revisão teóricobibliográfica das produções científicas no banco de dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações), dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Psicologia, com as seguintes categorias de análise: A. “educador”, “educação sexual” e “criança pequena”; e a B. “educador”, “criança pequena” e “psicanálise”. Além disso, realizamos uma análise dos documentos de domínio público e governamentais, que tratam das propostas de educação sexual para as crianças pequenas, na educação infantil. Entre eles, temos o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI e a Base Nacional Curricular Comum – BNCC. A sexualidade, a infância e a educação sexual estão inscritas na história e na cultura, de modo que articulamos outros campos do saber, como: a filosofia, a sociologia, a antropologia e a psicanálise. Outrossim, buscamos elucidar fatores históricos, sociais, econômicos e subjetivos que podem influenciar sobre o modo de vivenciar a sexualidade e educar para a sexualidade, ao considerarmos uma transmissão de cultura e de saber dos adultos para com as crianças pequenas. O posicionamento teórico utilizado nesta pesquisa considera a sexualidade nos seus aspectos inconscientes e conscientes, subjetivos e sociais, bem como uma construção ininterrupta e dialética, ao longo da história, em cada tempo e em cada lugar. Deste modo, articulamos a Psicanálise e a Educação, por acreditar que o campo educacional é fértil na escuta às investigações da criança acerca da sexualidade infantil. Neste sentido, utilizamos o referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético a fim de apreender as múltiplas determinações em que o objeto está enredado. Como resultado, apontamos para uma escassez de pesquisas acerca da temática e para a ausência de propostas claras que possam nortear o trabalho do educador com a criança pequena, referente à educação sexual. Conclui-se que há possibilidade de trabalho e a psicanálise pode contribuir com o campo educacional, a fim de desmistificar as questões acerca da sexualidade infantil.
Abstract: La presente disertación presenta la Investigación de Maestría en Educación, que tuvo como objetivo identificar el trabajo del educador en la educación sexual de los niños pequeños en el espacio escolar. Frente al contexto político y social, las manifestaciones en contra de la educación sexual en la infancia dentro de la escuela, nuestro problema de investigación buscó responder: ¿Cómo ha sido el trabajo del educador en la educación sexual de los niños pequeños en el espacio escolar? Para eso, realizamos una investigación cualitativa, a través de una revisión teórico-bibliográfica de las producciones científicas en la base de datos de la CAPES (Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior) y BDTD (Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones), de los Programas de Posgrado. -Graduación Stricto Sensu en Educación y Psicología, con las siguientes categorías de análisis: A. "educador", "educación sexual" y "pequeño niño"; y B. “educador”, “pequeño niño” y “psicoanálisis”. Además, realizamos un análisis de documentos públicos y gubernamentales, que tratan sobre propuestas de educación sexual para niños pequeños, en educación infantil. Entre ellos, tenemos el Referente Curricular Nacional para la Educación Infantil – RCNEI y la Base Curricular Común Nacional – BNCC. La sexualidad, la infancia y la educación sexual se inscriben en la historia y la cultura, por lo que articulamos otros campos del saber, como son: la filosofía, la sociología, la antropología y el psicoanálisis. Además, buscamos dilucidar los factores históricos, sociales, económicos y subjetivos que pueden influir en la forma de vivir la sexualidad y educar para la sexualidad, cuando consideramos una transmisión de cultura y saberes de adultos a niños pequeños. El posicionamiento teórico utilizado en esta investigación considera la sexualidad en sus aspectos inconsciente y consciente, subjetivo y social, así como una construcción ininterrumpida y dialéctica, a lo largo de la historia, en cada tiempo y en cada lugar. De esta forma, articulamos Psicoanálisis y Educación, creyendo que elXIV campo educativo es fértil en la escucha de las investigaciones del niño sobre la sexualidad infantil. En este sentido, utilizamos el marco teóricometodológico del materialismo histórico-dialéctico para aprehender las múltiples determinaciones en las que se enreda el objeto. Como resultado, apuntamos la escasez de investigaciones sobre el tema y la ausencia de propuestas claras que puedan orientar el trabajo del educador con niños pequeños, en lo que se refiere a la educación sexual. Se concluye que existe una posibilidad de trabajo y que el psicoanálisis puede contribuir en el campo educativo, con el fin de desmitificar cuestiones sobre la sexualidad infantil.
This dissertation presents the Master's Research in Education, which aimed to identify the work of the educator in the sexual education of small children in the school space. Given the political and social context, the manifestations against sexual education in childhood within the school, our research problem sought to answer: How has the work of the educator been in the sexual education of small children in the school space? For this purpose, we conduct qualitative research, through a theoretical-bibliographic review of scientific productions in the CAPES database (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) and BDTD (Digital Library of Theses and Dissertations), of the Stricto Sensu Graduate Programs in Education and Psychology, with the following categories of analysis: A. “educator”, “sexual education” and “small child”; and B. “educator”, “small child” and “psychoanalysis”. In addition, we conducted an analysis of public domain and governmental documents, that deal with proposals for sex education for small children in early childhood education. Among them, we have the National Curriculum Reference for Early Childhood Education – RCNEI and the National Common Curriculum Base – BNCC. Sexuality, childhood and sex education are inscribed in history and culture, so we articulate other fields of knowledge, such as: philosophy, sociology, anthropology and psychoanalysis. Furthermore, we seek to elucidate historical, social, economic and subjective factors that can influence the way of experiencing sexuality and educating for sexuality, when considering a transmission of culture and knowledge from adults to small children. The theoretical position used in this research considers sexuality in its unconscious and conscious, subjective and social aspects, as well as an uninterrupted and dialectical construction, throughout history, in every time and in every place. In this way, we articulate Psychoanalysis and Education, believing that the educational field is fertile for listening to children's investigations about child sexuality. In this sense, we used the theoretical-methodologicalXVI referential of the historical-dialectical materialism in order to apprehend the multiple determinations in which the object is entangled. As a result, we point to a scarcity of research on the theme and to the absence of clear proposals that can guide the work of the educator with the small children, regarding sex education. It is concluded that there is a possibility of work and psychoanalysis can contribute to the educational field, in order to demystify the questions about child sexuality.
Keywords: Crianças pequenas
Educação sexual
Educadores
Infância
Psicanálise
Sexualidade
Niños pequeños
Educación sexual
Educadores
Infancia
Psicoanálisis
Sexualidad
small children
Sex education
Educators
Childhood
Psychoanalysis
Sexuality
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: RIBEIRO, Juliane Fontana. Os/as educadores/as e a educação sexual de crianças pequenas: diálogos possíveis entre a psicanálise e a educação. 2022. 281 f.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Francisco Beltrão,2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6653
Issue Date: 15-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliane F. Ribeiro 2022.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons