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Tipo do documento: Dissertação
Title: O ensino por investigação e as perguntas investigáveis de ciências elaboradas por professores do ensino fundamental I em processo de formação continuada
Other Titles: The inquiry teaching and the inquiry questions developed by primary school teachers in continuing education
Autor: Otto, Mikael 
Primeiro orientador: Cunha, Marcia Borin da
Primeiro coorientador: Justina, Lourdes Aparecida Della
Primeiro membro da banca: Cunha, Marcia Borin da
Segundo membro da banca: Justina, Lourdes Aparecida Della
Terceiro membro da banca: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Quarto membro da banca: Reis, Pedro Guilherme Rocha dos
Quinto membro da banca: Olga Maria Schimidt Ritter
Resumo: O Ensino por Investigação (EI) possibilita o desenvolvimento de atividades que levam à construção de conceitos em aulas de Ciências. Faz parte do conjunto de estratégias para o desenvolvimento dessa abordagem, a proposição de problemas, que, nesse trabalho, ancorados em pressupostos teóricos, utilizamos o termo “Perguntas Investigáveis” (PI´s). Diante desse contexto geral, o presente estudo teve como questão de pesquisa: Como os professores que atuam com o componente curricular de Ciências no Ensino Fundamental - anos iniciais formulam PI´s, durante o planejamento de atividades investigativas em formato de grupo colaborativo? O objetivo principal do estudo foi analisar o processo de construção de PI´s, quando os professores elaboraram planejamentos didáticos para aulas de Ciências na escola, durante as atividades de curso de formação continuada no formato de grupo colaborativo. As etapas da investigação foram constituídas durante um curso de formação continuada para professores com a carga horária de 60 horas, o qual, ao recorte do estudo, foram organizados em quatro episódios com a descrições das interações entre formadores/pesquisadores/participantes, sendo o episódio 1: EI, Problematização e PI´s; Episódio 2: conceito de vida e origem da vida; Episódio 3: a construção das atividades investigativas sobre o conteúdo seres vivos; Episódio 4: apresentação das atividades investigativas. Para constituição dos dados foram utilizados dispositivos eletrônicos de áudio, vídeo para registro das interações discursivas entre os professores reunidos em grupos. As descrições das interações foram analisadas e interpretadas a partir dos pressupostos de Ferrés – Gurt, Marba e Sanmartí (2015), Ferrés – Gurt (2017) e Mikhail Bakhtin (1997). Os resultados apontam que a formação continuada por meio da colaboração e investigação, contribui efetivamente para o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes. Os professores, durante a formação, assimilaram processos de como transpor conceitos e conteúdos de ciências em atividades investigativas por meio das PI´s; entenderam a importância da problematização para as aulas de Ciências; compreenderam como utilizar a linguagem da Ciência no espaço da educação infantil. Além disso, houve mudanças no campo conceitual acerca do conteúdo “Seres vivos”, em que, nas interações verbais iniciais, os professores apresentavam fortes marcas discursivas acerca da concepção divina de vida. Também foi possível perceber a superação de algumas visões simplistas sobre a Ciência, que se fez presente nas múltiplas vozes presente no discurso dos professores e o entendimento acerca da necessidade de atualização e domínio dos conteúdos. Por fim, o aprimoramento das PI´s elaboradas durante o planejamento das atividades, evoluiu do nível 0 para o nível 2. Nesse sentido, esse estudo aponta algumas possibilidades para a formação continuada de professores, a partir do desenvolvimento profissional e pessoal docente, que implicam na melhoria da aprendizagem em Ciências, via ensino investigativo e perguntas investigáveis.
Abstract: Inquiry teaching enables the development of activities that lead to the construction of concepts in science classes. Part of the set of strategies for developing these approaches is the proposition of problems, which, in this work, anchored in theoretical assumptions, we use the term "Inquiry Questions." Given this general context, the present study had as a research question: How do teachers who work with the curriculum component of Sciences in primary school formulate Inquiry Questions while planning investigative activities in a collaborative group format? The study's main objective was to analyze the process of Inquiry Questions construction when teachers developed didactic plans for school science classes during the activities of continuing education courses in a collaborative group format. The stages of the investigation constituted during a 60-hour continuing education course for teachers, which, as a cutout of the study, were organized into four episodes with descriptions of the interactions between trainers/researchers/participants, as follows: Episode 1: The Inquiry Teaching, Problematization, and Inquiry Questions; Episode 2: the definition of life and origin of life; Episode 3: the construction of investigative activities about the content of Living Things; and Episode 4: presentation of the investigative activities. Electronic audio and video devices were used to record the discursive interactions among the teachers gathered in groups for data constitution. The descriptions of the interactions were analyzed and interpreted from the assumptions of Ferrés - Gurt, Marba, and Sanmartí (2015), Ferrés - Gurt (2017), and Mikhail Bakhtin (1997). The results point out that continuing education courses through collaboration and research effectively contribute to the professional and personal development of the participants. During the training, the teachers assimilated processes of transposing definitions and contents of Science into investigative activities through Inquiry Questions, understanding the importance of problematization for the science classes and how to use the language of Science in Primary Education. Moreover, there were changes in the conceptual field of the content of "Living Things," in which teachers presented strong discursive marks about the divine conception of life in their initial verbal interactions. It was also possible to notice the overcoming of some simplistic views about Science, which was present in the multiple voices in the teachers' discourse, and their understanding of the need to update and know about the study's object. Finally, the Inquiry Questions improvement developed during the activities' planning, evolving from level 0 to level 2. This study points out some possibilities for the continuing education of teachers, from the teachers' professional and personal development, which implies improving learning in Science via inquiry teaching and inquiry questions.
Keywords: Educação em Ciências
Formação Continuada
Ensino Fundamental I
Planejamento investigativo
Science Education
Continuing Education Courses
Primary School
Investigative Planning
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Otto, Mikael. O ensino por investigação e as perguntas investigáveis de ciências elaboradas por professores do ensino fundamental I em processo de formação continuada. 2023. 187 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6650
Issue Date: 27-Jan-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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