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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6540
Tipo do documento: Dissertação
Title: Relação entre fatores individuais e contextuais com a geração de patentes em instituições de ensino superior
Other Titles: Relationship among contextual factors and patent production in higher education institutions
Autor: Moura, Taíslaine de
Primeiro orientador: Meneghatti, Marcelo Roger
Primeiro coorientador: Ribeiro, Ivano
Primeiro membro da banca: Meneghatti, Marcelo Roger
Segundo membro da banca: Bertolini, Geysler Rogis Flor
Terceiro membro da banca: Hansel, Thiago Fernando
Quarto membro da banca: Ribeiro, Ivano
Resumo: Essa dissertação teve como objetivo analisar a relação entre os fatores individuais e contextuais com a geração de patentes em Instituições de Ensino Superior (IES). Teve como amostras os autores de patentes das IES brasileiras, que mais depositaram patentes no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) desde 2018 até 2020. Com a busca na literatura específica na área, quatro hipóteses de pesquisa foram formuladas e relacionadas com as variáveis: ‘bolsa estudantil’, ‘tempo de existência do NIT – Núcleo de Inovação e Tecnologia’, ‘tempo de formação do pesquisador’ e ‘titulação do pesquisador’. Optou-se pelo método quantitativo e, para a coleta de dados, foram investigados os relatórios do INPI e o Currículo Lattes dos autores das patentes. Os dados foram analisados por meio de modelos de Regressão Linear Múltipla. Os principais resultados apontam que ser bolsista, o tempo de formação e a titulação dos pesquisadores têm relação positiva com o número de patentes depositadas das IES. Logo, é possível afirmar que ter o financiamento de bolsa, seja de iniciação científica, de pesquisa, de produtividade ou outras, impacta positivamente no número de depósitos de patentes das IES. Em conjunto com o tempo de formação e a titulação dos pesquisadores apresentou resultado positivo com o número de depósitos de patentes. Por fim, este estudo contribuiu para identificar os fatores que estão ligados ao número de patentes depositadas pelas IES. E contribui diretamente com as IES e a gestão dos NITs, para fomentar a produção e o registro de patentes.
Abstract: This master’s dissertation aims at analyzing the relation among individual and contextual factors due to patents application in Higher Education Institutions (HEI). The samples were based on researchers from Brazilian HEIs, who most applied patents at NIIP (National Institute of Industrial Property) from 2018 to 2020. According to its literature research, it was possible to table four hypotheses, related to the following variables: 'student’s scholarship', 'period of existence of an ITH - Innovation and Technology Hub', 'researcher’s graduation time' and 'researcher’s degree'. It is a quantitative research and to obtain the studied data collection, NIIP reports, and the Curriculum Lattes of authors who applied for patents were investigated. Data were analyzed using multiple Linear Regression models. The main results highlighted that scholarship researchers, their qualification time and title have shown a positive relation with the number of patents applied at HEIs. So, it is assumed that that having scholarship funding, whether for scientific initiation, research, productivity or others, has a positive impact on the number of patents applied by Brazilian HEIs. Thus, the association between qualification time and researchers’ degree has recorded a positive answer when related to the number of applied patents. This study contributed to identify which factors are associated to the number of patents applied by HEIs. It has also contributed to the HEIs and ITH management to encourage the production and application of patents.
Keywords: Estratégia
Inovação
Propriedade Intelectual
Innovation
Intellectual property
Strategy
CNPq areas: COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: Moura, Taíslaine de. Relação entre fatores individuais e contextuais com a geração de patentes em instituições de ensino superior. 2022. 52 f. Dissertação( Mestrado em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6540
Issue Date: 21-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

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