Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6529
Tipo do documento: Tese
Title: As Órfãs da Rainha – The Jamestown Brides – Les Filles du Roi: ressignificações literárias dos projetos de inserção da mulher branca na América
Other Titles: The Orphans of the Queen – The Jamestown Brides – The King’s Daughters: literary reframing of the projects of insertion of white women in America
Autor: Uber, Beatrice 
Primeiro orientador: Fleck, Gilmei Francisco
Primeiro membro da banca: Almeida, Carlos Henrique Lopes de
Segundo membro da banca: Corbari, Clarice Cristina
Terceiro membro da banca: Lopez, Cristian Javier
Quarto membro da banca: Florentino, Nádia Nelziza Lovera de
Resumo: Neste estudo analisamos romances históricos relacionados à temática da inserção da mulher branca na América, por meio de informações disponíveis sobre os programas de casamento As Órfãs da Rainha, The Jamestown Brides e Les Filles du Roi, presentes nas obras do nosso corpus, para verificar como a literatura ressignifica essas ações colonialistas. Tais programas foram colocados em prática por Portugal, em meados do século XVI, pela Inglaterra, no início do século XVII, e pela França, a partir da segunda metade do século XVII. O estudo encontra-se inserido no contexto das pesquisas do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, vinculado ao PPGL da Unioeste/Cascavel-PR. Com base na literatura comparada, evidenciamos as experiências de personagens femininas que cruzaram o oceano com a tarefa de se unir em matrimônio com colonizadores e construir uma família no “Novo Mundo”. Nosso olhar sobre essa temática volta-se aos romances Desmundo (1996), de Ana Miranda, To have and to hold ([1900] 2016), de Mary Johnston e Dear Canada: alone in an untamed land: the dilles du roi diary of Hélène St. Onge (2003), de Maxine Trottier, que contemplam representações literárias dos três programas. Nossa tese insere-se na questão de como a literatura problematiza e ressignifica, na contemporaneidade, os programas de casamento de inserção da mulher branca europeia no contexto da colonização americana. Nesse intento, buscamos detectar qual a mentalidade que guiava essa ação monárquica, confrontando-a com as ressignificações expressas na contemporaneidade no campo literário, a fim de revelar matizes da “história vista de baixo” (SHARPE, [1991] 2011) e evidenciar se o intuito de manutenção do lema colonialista da “unidade e pureza” (SANTIAGO, [1978] 2000) é alcançado com esses programas. Essa pesquisa é de caráter qualitativo e bibliográfico-documental, pois restringe-se à coleta e análise de algumas informações selecionadas. Em relação ao romance histórico, nosso estudo está ancorado nos pressupostos de Aínsa (1991), Hutcheon (1991), Menton (1993), Fernández Prieto (2003), Esteves (2010), Fleck (2017), entre outros. Autores como Le Goff ([1978] 1988), Burke ([1991] 2011), Sharpe ([1991] 2011) e White ([1978] 2014, [1973] 2019), discutem os pressupostos da nova história e reforçam as atuais relações entre literatura e história que buscamos abordar. A crítica feminista e a literatura de autoria feminina também são estudos transversais de nossa pesquisa, com base em Showalter (1977), Branco; Brandão (1989), Guerra (2004, 2007), Zolin (2009a, 2009b), Funck (2016), entre outros. Nossa pesquisa revela que, por meio da literatura, vemos vir à tona ressignificações dessa temática na atualidade. Pelo emprego, principalmente, das características do romance histórico contemporâneo de mediação, a arte literária ressignifica a inserção dessas mulheres na colonização da América, ao se revelarem nos romances analisados outras vivências desse contingente sujeitado às condições e aos preceitos do patriarcalismo na história.
Abstract: In this study we analyze historical novels related to the theme of the white women's insertion in America, through information available on the marriage programs As Órfãs da Rainha, The Jamestown Brides, and Les Filles du Roi, to verify how literature reframes these colonialist actions. Such projects were put into practice by Portugal in the mid-16th century, by England in the early 17th century, and by France, starting in the second half of the 17th century. The study finds itself inserted in the research context of the Group "Reframing of the past in America: processes of reading, writing, and translation of hybrid genres of history and fiction – paths to decolonization", linked to the PPGL of Unioeste/Cascavel-PR. Based upon comparative literature, we highlight the experiences of female characters who crossed the ocean with the task of marrying colonizers and building a family in the "New World”. Our focus on this theme turns to the novels Desmundo (1996), by Ana Miranda, To have and to hold ([1900] 2016), by Mary Johnston, and Dear Canada: alone in an untamed land: the filles du roi diary of Hélène St. Onge (2003), by Maxine Trottier, which contemplate literary representations of the three programs. Our doctoral thesis turns to the question of how literature problematizes and reframes, in contemporary times, the marriage programs of the white European women insertion in the context of American colonization. In this intent, we seek to detect which mentality guided this monarchical action, confronting it with the reframing expressed in contemporaneity in the literary field, in order to reveal some "history from below" (SHARPE, [1991] 2011) and to evidence if the intention of maintaining the colonialist motto of "unity and purity" (SANTIAGO, [1978] 2000) is achieved with these programs. This is a qualitative and bibliographic-documentary research, therefore, it is restricted to the collection and analysis of some selected information. Regarding the historical novel, our study relies on the assumptions of Aínsa (1991), Hutcheon (1991), Menton (1993), Fernández Prieto (2003), Esteves (2010), Fleck (2017), among others. Authors such as Le Goff ([1978] 1988), Burke ([1991] 2011), Sharpe ([1991] 2011), and White ([1978] 2014, [1973] 2019), discuss the assumptions of new history and reinforce the current relationship between literature and history that we seek to address. Feminist criticism and female authorship literature are also cross cutting studies of our research, based on Showalter (1977), Branco; Brandão (1989), Guerra (2004, 2007), Zolin (2009a, 2009b), Funck (2016), among others. Our research reveals, thus, that through literature we see reframing of this theme coming to light today. Through the use, mainly, of the characteristics of the contemporary historical novel of mediation, the literary art reframes the insertion of these women in the colonization of America, by revealing in the analyzed novels other experiences of this contingent subjected to the conditions and precepts of patriarchy in history.
Keywords: Romance histórico
Literatura Comparada
Desmundo
To have and to hold
Alone in an untamed land
The filles du roi diary of Hélène St.Onge
Historical novel
Comparative literature
Desmundo
To have and to hold
Alone in an untamed land
The filles du roi diary of Hélène St.Onge
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Uber, Beatrice. As Órfãs da Rainha – The Jamestown Brides – Les Filles du Roi: ressignificações literárias dos projetos de inserção da mulher branca na América. 2022. 408 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6529
Issue Date: 30-Dec-2022
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRICE_UBER.2022.pdfArquivo completo8.47 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons