Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6492
Tipo do documento: Dissertação
Title: O ensino de geografia para os anos iniciais do ensino fundamental por meio de registros históricos
Other Titles: Teaching Geography for the early years of Elementary School through historical records
Autor: Confortim, Sandra Maria Canesso 
Primeiro orientador: Francischett, Mafalda Nesi
Primeiro coorientador: Sbardelotto, Vanice Schossler
Primeiro membro da banca: Francischett, Mafalda Nesi
Segundo membro da banca: Umbelino, Janaina Damasco
Terceiro membro da banca: Callai, Helena Copetti
Resumo: Esta dissertação é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - Stricto Sensu, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão, na Linha de Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores. Vinculada ao grupo: Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE. Apresentamos uma investigação sobre o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na qual se desenvolveu uma experiência pedagógica com as turmas dos 4ºs e 5ºs anos. Trata-se de um estudo de caso, realizado na Escola Municipal Dom Pedro I do município de Marmeleiro - PR, e consiste em analisar o sentido de lugar pelas crianças, por meio do estudo dos artefatos familiares e suas contribuições para o ensino e aprendizagem de Geografia. Esta dissertação se concretiza devido à necessidade de conhecer como ensinar Geografia para o entendimento espacial da criança, de modo que os conceitos geográficos se tornem importantes para sua formação, sua vivência, com significado e com aporte na cultura regional. Para tal, buscamos apoio em autores como: Lacoste (1998), Santos (2009, 2012, 2014), Castro (1992, 2000), Vigotskii, Luria e Leontiev (2010), Vigotski (1995, 2001), Leontiev (2004, 2010), Callai (2004, 2005, 2011, 2017), Cavalcanti (2010, 2011, 2015) e Chauí (2000). Pelo experimento pedagógico, realizamos um resgate de objetos, de registros (fotografias, documentos) que as famílias guardam como acervo importante, que identifica a história e a constituição territorial do lugar. Deste modo, na investigação buscamos a associação da cultura regional, local e global ao contexto da educação geográfica e da formação do pensamento espacial da criança para assim analisarmos: a) como a criança cria a significação de lugar; b) que contribuições o resgate histórico oportuniza a compreensão da Geografia; c) quais os elementos que se evidenciam na composição do pensamento espacial da criança; d) de que forma, enquanto professores, podemos contribuir para que o estudante se sinta inserido e compreendendo o contexto histórico local-global. Destacamos a importância dos objetos, das lembranças e demais representações para a memória familiar, para a produção de sentido e de significado sobre o lugar de pertencimento das pessoas.
Abstract: This dissertation is the result of research developed in the Graduate Program in Education - Stricto Sensu, of the State University of West Paraná, Francisco Beltrão Campus, in the Line of Culture, Educational Processes and Teacher Training, linked to the Group: Representations, Spaces, Times and Languages in Educational Experiences – RETLEE. We present an investigation on the teaching of Geography in the early years of Elementary School, in which a pedagogical experience was developed with the 4th and 5th grade classes. This is a case study, carried out at the Dom Pedro I Municipal School in the municipality of Marmeleiro - PR, and consists of analyzing the appropriation of the sense of place by children, through the study of family artifacts and their contributions to the teaching and learning of children. Geography. This dissertation is materialized due to the need to know how to teach Geography for the spatial understanding of the child, so that the geographic concepts become important for his formation, his experience, with meaning and contribution to the regional culture. To this end, we seek support from authors such as: in Lacoste (1998), Santos (2009, 2012, 2014), Castro (1992, 2000), Vigotskii, Luria and Leontiev (2010), Vygotsky (1995, 2001), Leontiev (2004) , 2010), Callai (2004, 2005, 2011, 2017), Cavalcanti (2010, 2011, 2015) and Chauí (2000). Through the pedagogical experiment, we carried out a rescue of objects, of records (photographs, documents) that families keep as an important collection, which identifies the history and territorial constitution of the place. Thus, in the investigation we seek to identify the association of regional, local and global culture with the context of geographic education and the formation of the child's spatial thinking and thus analyze: a) how the child creates the meaning of place; b) what contributions the historical rescue provides the understanding of Geography; c) which elements are evident in the composition of the child's spatial thinking; d) how, as teachers, we can contribute so that the student feels inserted and understands the localglobal historical context. We emphasize the importance of objects, memories and other representations for family memory, for the production of meaning and meaning about people's place of belonging.
Keywords: Ensino de geografia
Estudo do lugar
Museu escolar
Teaching geography
Study of the place
School museum
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: CONFORTIM , Sandra Maria Canesso. O ensino de geografia para os anos iniciais do ensino fundamental por meio de registros históricos. 2022. 123 f.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6492
Issue Date: 8-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra M. C. Confortim 2022.pdf7.32 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons