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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6429
Tipo do documento: Dissertação
Title: Efeitos da pandemia nos papéis sociais de mães e de pais pesquisadores da área de Contabilidade no Brasil e em Portugal
Other Titles: Effects of the pandemic on the social roles of accounting researchers' mothers and fathers in Brazil and Portugal
Autor: Costa, Jaqueline de Paula Siqueira da 
Primeiro orientador: Walter, Silvana Anita
Primeiro coorientador: Villar, Eduardo Guedes
Primeiro membro da banca: Frizon, Jucleia Appio
Segundo membro da banca: Sauerbronn, Fernanda Filgueiras
Resumo: O presente estudo tem por objetivo compreender como a pandemia afetou os diferentes papéis sociais de mães e pais pesquisadores da área de Contabilidade no Brasil e em Portugal. A pandemia do Covid-19 desencadeou inúmeros desafios a população mundial, foram necessárias medidas de distanciamento social a fim de evitar a disseminação do vírus. As escolas, faculdades e universidades foram obrigadas a suspender suas atividades para evitar aglomeração de pessoas e a disseminação da doença. Fato que acarretou mudanças nessas instituições, pois, elas tiveram que se adaptar à novas metodologias, plataformas online e migrar rapidamente para o ensino remoto. A maneira como o conhecimento é gerado e como ele é reproduzido ou transmitido é explicado pela Teoria da Sociologia do Conhecimento de Peter Berger e Thomas Luckmann (2014). Estes autores afirmam que, por meio do processo de socialização, o indivíduo assume diferentes papéis sociais tornando-se autor e ator dos enredos do cotidiano social e organizacional. O papel de cada indivíduo e as atividades que ele realiza, são categorias que se complementam, pois, os papéis sociais de um professor ou de uma área de conhecimento, são formados por atividades conjuntas que lhe são específicas e que organizam funções por estes assumidas no contexto social/profissional. Além de representar o papel de professores/pesquisadores no âmbito profissional, esses indivíduos possuem outras atribuições inerentes à sua função pessoal e social, além de outros vínculos afetivo-familiares como (maternidade/paternidade), amizades, e outras relações sociais. Em relação ao delineamento desta pesquisa, o alinhamento ontoepistemológico está de acordo com a abordagem de teorização organizacional anti-estruturalista de Hassard e Cox (2013). O delineamento metodológico da pesquisa, por meio de um estudo de caso coletivo (Stake, 2005), o processo de teorização organizacional (Cornelissen et al., 2021) e explicamos o processo de análise, segundo Gioia et al. (2012) de como foi gerado teoria a partir dos dados. Em relação aos sujeitos da pesquisa, foram entrevistados ao total trinta e dois docentes, sendo vinte e três mães e pais pesquisadores que atuam no stricto sensu em Contabilidade no Brasil e nove que atuam em Portugal. Em relação às análises, emergiram doze subdimensões, as quais foram agrupadas em quatro dimensões centrais: (i) Necessidade institucional de conduta; (ii) Competição de papéis; (iii) Pressões sobre os papéis sociais e (iv) Mudanças nos padrões de conduta, as quais geraram 13 sínteses propositivas e ao final um esquema teórico explicativo das relações que emergiram a partir dos dados empíricos. Apresentamos ainda as contribuições teóricas, práticas e metodológicas. Como contribuição teórica, esta pesquisa se apoiou em uma teoria pouco utilizada na área da Contabilidade, para explorar o fenômeno, emergindo novos insights de como se dá essa reprodução social do papel do professor/pesquisador. Como contribuição prática destacamos que foi possível abranger a complexidade a partir de múltiplas dimensões, por meio de uma explicação detalhada desse fenômeno em processo. A partir do entendimento do seu próprio papel, poderão surgir reflexões de como esse processo poderá melhorar a atuação desses professores/pesquisadores. Além disso, esta pesquisa também evidenciou indícios sobre a diferença de gênero no desempenho do papel social de professor/pesquisador, o que poderá fomentar uma reanálise dos padrões estabelecidos nos processos de socialização e a busca de uma construção social mais igualitária entre homem e mulher para a representação do papel social em questão. E, por fim, como contribuição metodológica, descrevemos didaticamente o processo de teorização exemplificando cada passo, para que possa auxiliar futuros trabalhos que venham a ser realizados de forma semelhante.
Abstract: The present study aims to understand how the pandemic affected the different social roles of accounting researchers in Brazil and Portugal. The Covid-19 pandemic has triggered numerous challenges for the world population, social distancing measures were necessary in order to prevent the spread of the virus. Schools, colleges and universities were forced to suspend their activities to avoid crowds and the spread of the disease. This fact led to changes in these institutions, as they had to adapt to new methodologies, online platforms and quickly migrate to remote teaching. The way knowledge is generated and how it is reproduced or transmitted is explained by Peter Berger and Thomas Luckmann's Theory of Sociology of Knowledge (2014). These authors claim that, through the process of socialization, the individual assumes different social roles, becoming the author and actor of the plots of social and organizational daily life. The role of each individual and the activities he performs are categories that complement each other, since the social roles of a teacher or an area of knowledge are formed by joint activities that are specific to them and that organize functions assumed by them in the social/professional context. In addition to representing the “role” of teachers/researchers in the professional sphere, these individuals have other attributions inherent to their personal and social function, in addition to other affective-family bonds such as (maternity/paternity), friendships, and other social relationships. Regarding the design of this research, the ontoepistemological alignment is in accordance with the anti-structuralist organizational theorizing approach of Hassard and Cox (2013). The methodological design of the research, through a collective case study (Stake, 2005), the organizational theorizing process (Cornelissen et al., 2021) and we explain the analysis process, according to Gioia et al. (2012) of how theory was generated from the data. Regarding the research subjects, a total of thirty-two professors were interviewed, twenty-three mothers and father’s researchers who work in stricto sensu Accounting in Brazil and nine who work in Portugal. Regarding the analyses, twelve sub-dimensions emerged, which were grouped into four central dimensions: (i) Institutional need for conduct; (ii) Role competition; (iii) Pressures on social roles and (iv) Changes in behavior patterns, which generated 13 propositional syntheses and, at the end, a theoretical explanatory scheme of the relationships that emerged from the empirical data. We also present the theoretical, practical and methodological contributions. As a theoretical contribution, this research relied on a theory that is little used in the area of accounting, to explore the phenomenon, emerging new insights into how this social reproduction of the role of the teacher/researcher takes place. As a practical contribution, we emphasize that it was possible to cover complexity from multiple dimensions, through a detailed explanation of this phenomenon in process. From the understanding of their own role, reflections may arise on how this process can improve the performance of these teachers/researchers. In addition, the research also showed evidence about the gender difference in the performance of the social role of teacher/researcher, which could encourage a re-analysis of the standards established in the processes of socialization and the search for a more egalitarian social construction between man and woman. woman for the representation of the social role in question. Finally, as a methodological contribution, we didactically describe the theorization process, exemplifying each step, so that it can help future works that may be carried out in a similar way.
Keywords: Papéis Sociais
Professores
Pesquisadores
Contabilidade
Covid-19
Social Roles
Teachers
Researchers
Accounting. Covid-19
CNPq areas: CONTROLADORIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
Campun: Cascavel
Citation: Costa, Jaqueline de Paula Siqueira da. Efeitos da pandemia nos papéis sociais de mães e de pais pesquisadores da área de Contabilidade no Brasil e em Portugal. 2022.154 f. Dissertação(Mestrado em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6429
Issue Date: 26-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade (CVL)

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