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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6056
Tipo do documento: Tese
Title: ENSINO DOS PRONOMES PESSOAIS DO CASO RETO: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 6º ANO
Other Titles: TEACHING PERSONAL OBJECTIVE PRONOUNS: DIDACTIC PROPOSAL FOR THE 6TH GRADE
Autor: Carlotto , Sonia Cristina Zavodini 
Primeiro orientador: Sella , Aparecida Feola
Primeiro membro da banca: Telles, Célia Marques
Segundo membro da banca: Oliveira, Esther Gomes de
Terceiro membro da banca: Corbari, Alcione Tereza
Quarto membro da banca: Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Resumo: Nesta tese, com base no método qualitativo, procedeu-se à verificação da forma como os pronomes pessoais do caso reto são ensinados em livros didáticos da Educação Básica. Enfocaram-se Vem Voar língua portuguesa, destinado ao 5º ano do Fundamental I, e aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para ser usado por quatro anos, de 2019 a 2022, e o livro didático Para viver juntos: português, também aprovado pelo PNLD e para o triênio 2017, 2018 e 2019; ambos são exemplares do professor, elaborados à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Partiu-se da propositura de análise e reflexão linguística, que seguiu as noções de estereótipos, marcadores e indicadores, categorias propostas por Labov (2008), com enfoque na proposta do ensino e funcionamento dos pronomes. Quanto à fundamentação teórica, seguiram-se os passos e encaminhamentos de estudos relacionados a pesquisadores que se dedicaram a estudar livros didáticos e seu contexto histórico. Para as discussões sobre ensino, práticas escolares, análise e reflexão linguística e atividade epilinguística, com enfoque no funcionamento de pronomes, seguiu-se a orientação de Labov (2016), Menon (2016) e Bortoni-Ricardo (2004; 2005), entre outros. Recorreu-se aos livros didáticos selecionados que compuseram nosso objeto de análise para elaboração de material didático a ser utilizado pelos professores que lecionam nas escolas da rede estadual, em particular para o Fundamental II. A tese contempla uma parte intitulada “conversa com o professor”, sobre teoria, com base na Sociolinguística, e proposta didática sobre os pronomes pessoais do caso reto, material a ser aplicado ao 6º ano do Ensino Fundamental. Ressalta-se que os pronomes assumem papéis de pessoas do discurso e que estes são explorados em alguns gêneros discursivos, de modo a expor o processo interlocutivo que cerca o produtor do enunciado, o interlocutor e o tema abordado. Espera-se contribuir com o ensino da Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, de modo a possibilitar ao estudante a reflexão sobre o funcionamento, sentido e uso dos pronomes pessoais do caso reto, quer seja na língua oral, quer na língua escrita.
Abstract: In this thesis, we proceeded to verify the way in which the personal objective pronouns are taught in Basic Education textbooks.The focus of this study was the textbook Vem Voar Língua Portuguesa, intended for the 5th grade of Elementary School, and approved by the National Textbook Program (PNLD) to be used for four years, from 2019 to 2022, and the textbook Para viver juntos: português, also approved by the PNLD and for the triennium 2017, 2018 and 2019; both are teachers’ books, elaborated according to the National Curricular Common Base (BNCC). It started with the proposition of linguistic analysis and reflection, which followed the notions of stereotypes, markers and indicators, categories proposed by Labov (2008), focusing on the proposal of teaching and functioning of pronouns. In relation to the theoretical background, we followed the steps and referrals of studies related to researchers who dedicated themselves studying textbooks and their historical context. For discussions about teaching, school practices, linguistic analysis and reflection and epilinguistic activity, focusing on the functioning of pronouns, we followed Labov (2016), Menon (2016) and Bortoni-Ricardo’s guidance (2004; 2005), among others. We resorted to the selected textbooks that composed our analysis object for the preparation of the teaching material to be used by teachers who teach in state schools, particularly, for Elementary II. The thesis includes a part entitled “conversation with the teacher”, about theory, based on Sociolinguistics, and a didactic proposal about the personal objective pronouns, material to be implemented with the 6th grade of Elementary School. It is noteworthy that the pronouns assume the roles of persons in the discourse and these are explored in some discursive genres, in order to expose the interlocutory process that surrounds the producer of the utterance, the interlocutor and the topic addressed. It is expected to contribute to the Portuguese teaching in the final grades of Elementary School, in order to enable the student to reflect about the functioning, meaning and use of personal objective pronouns, in oral or written language.
Keywords: Livro didático
Análise e reflexão linguística
Ensino
Pronomes pessoais
Proposta didática
Textbook
Linguistic analysis and reflection
Teaching
Personal pronouns
Didactic proposal
CNPq areas: Linguagem e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Carlotto , Sonia Cristina Zavodini. ENSINO DOS PRONOMES PESSOAIS DO CASO RETO: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 6º ANO. 2021. 309 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6056
Issue Date: 4-Aug-2021
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

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