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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6025
Tipo do documento: Dissertação
Title: Parceria público-privada na rede municipal de educação de Marmeleiro – PR: implicações para a formação continuada e organização do trabalho docente
Other Titles: Public-Private Partnership in the municipal education network of Marmeleiro - PR: Implications for continuing education and organization of teaching work
Autor: Nercolini, Graciela 
Primeiro orientador: Zanella, José Luiz
Primeiro coorientador: Fiorese, Gilmar
Primeiro membro da banca: Zanella, José Luiz
Segundo membro da banca: Comar, Sueli Ribeiro
Terceiro membro da banca: Turmena, Leandro
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar as principais implicações da adoção do sistema apostilado de ensino privado para a formação continuada e organização do trabalho docente do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Marmeleiro (PR), entre os anos de 2009 a 2021, assim como, identificar de que forma ocorreu esta parceria entre a administração pública do município de Marmeleiro (PR) com o sistema privado de ensino do Grupo Positivo, a qual fornece material didático, assessoria pedagógica, formação para os professores e acesso a plataforma digital Aprende Brasil On. Para tanto utilizou-se abordagem qualitativa, e a metodologia pautou-se no estudo documental e bibliográfico sobre a conjuntura da política macro internacional e sua repercussão na política nacional. Três pontos norteadores organizam esta pesquisa. No primeiro capítulo apresentam-se breves considerações sobre a crise capital, neoliberalismo, Reforma do Estado, política educacional, educação, parcerias público-privadas no Brasil. Analisamos e discutimos os principais mecanismos de inserção dos empresários na educação pública brasileira. No segundo, fizemos um breve resgate histórico do município de Marmeleiro-PR, assim como, seus principais aspectos geográficos, políticos, econômicos, culturais e educacionais. Além disso, apresentamos a contextualização e procedimentos legais referentes à assinatura do contrato entre a Editora Positivo LTDA e a Prefeitura Municipal. O terceiro capítulo aponta as principais implicações pedagógicas decorrentes da “parceria” firmada entre a Editora Positivo e Prefeitura Municipal de Marmeleiro-PR. Nesse momento, descrevemos e analisamos a visão do grupo Positivo sobre o trabalho e atuação docente, a autonomia dos professores mediante o uso do sistema apostilado de ensino e por fim, a qualidade da educação de acordo com o modelo imposto ao construído coletivamente. A ênfase se volta para as “parcerias” público-privadas na educação, assim como, suas implicações para a formação continuada e trabalho dos professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da rede municipal de Educação de Marmeleiro (PR), entre os anos de 2009 até a presente data.
Abstract: The objective of this dissertation is to analyze the main implications of the adoption of the apostilado system of private education for the continuing education and organization of the teaching work of elementary school of the municipal education network of Marmeleiro (PR), between the years 2009 to 2021, as well as to identify how this partnership occurred between the public administration of the municipality of Marmeleiro (PR) with the private education system of Grupo Positivo, which provides teaching material, pedagogical advice, training for teachers and access to the digital platform LearnS Brazil On. For this purpose, a qualitative approach was used, and the methodology was based on the documentary and bibliographic study on the conjuncture of international macro policy and its repercussion on national policy. Three points of the guide organize this research. In the first chapter, there are brief considerations about the capital crisis, neoliberalism, State reform, educational policy, education, public-private partnerships in Brazil. We analyze and discuss the main mechanisms of insertion of entrepreneurs in Brazilian public education. In the second, we made a brief historical rescue of the municipality of Marmeleiro-PR, as well as its main geographical, political, economic, cultural and educational aspects. In addition, we presente the contextualization and legal procedures related to the signing of the contract between Positivo Ltda Publishing House and the City Hall. In the third chapter, it points out the main pedagogical implications arising from the "partnership" signed between Editora Positivo and the Municipality of Marmeleiro-PR. At this moment, we describe and analyze the positivo group's view of teaching work and performance, the autonomy of teachers through the use of the apostilate education system and, finally, the quality of education according to the model imposed on the collectively constructed. The emphasis turns to the public-private "partnerships" in education, as well as its implications for the continuing education and work of elementary school teachers – Initial years of the municipal education network of Marmeleiro (PR), between the years 2009 to the present date.
Keywords: Parceria público-privada
Sistema apostilado de ensino
Formação continuada e organização do trabalho docente
Public-private partnership
Apostilate teaching system
Continuing education and organization of teaching work
CNPq areas: EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: NERCOLINI, Graciela. Parceria público-privada na rede municipal de educação de Marmeleiro – PR: implicações para a formação continuada e organização do trabalho docente. 2021. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6025
Issue Date: 16-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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