Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6018
Tipo do documento: Dissertação
Title: Cartografia escolar na relação com o pensamento espacial nos anos iniciais da educação básica
Other Titles: Scholastic cartography in the relation with the spatial thought of children in the initial years of basic education
Autor: Marrocos, Fabiano Ricardo De Oliveira 
Primeiro orientador: Francischett, Mafalda Nesi
Primeiro membro da banca: Francischett, Mafalda Nesi
Segundo membro da banca: Leme, Rosana Cristina Biral
Terceiro membro da banca: Santos, Clézio dos
Resumo: Esta pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu-Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Francisco Beltrão, na linha Cultura, Processos Educativos, Formação de Professores e no Grupo de Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas (RETLEE), como propósito de investigar as interrelações no processo educativo, por meio da Cartografia Escolar, voltadas para estudantes dos Anos Iniciais da Educação Básica, contemplando as dimensões teórico-práticas, sociopolíticas e pedagógicas, relativas ao ensino de Geografia, cujo objeto investigativo se concentra no conhecimento o básico de localização e orientação voltado para a formação do pensamento geográfico espacial. A proposta decorre das evidentes dificuldades para trabalhar os conteúdos de Geografia, sobressaídas durante a prática do estágio supervisionado na graduação de licenciatura em Geografia. O problema se reflete nos estudantes dos Anos Iniciais, pela dificuldade em compreenderem os conceitos básicos cartográficos, como por exemplo ode localização espacial. Principalmente no que este conhecimento interfere na elaboração do pensamento geográfico. O principal objetivo, nesta pesquisa, consisitiu em analisar como os estudantes dos Anos Iniciais compreendem os conceitos básicos da Geografia e, se a contextualização da localização e da orientação espacial permeiam o cotidiano. Os procedimentos metodológicos se caracterizam pela perspectiva de um estudo de caso, cujos instrumentos diagnósticos exploratórios se centraram em observações, questionários e atividades pedagógicas. A base teórica está respaldada em Vigotski (1998, 2006) e Leontiev (2010), com os quais procuramos explicar o desenvolvimento intelectual da criança, a partir da atividade humana e a construção do pensamento geográfico espacial. Francischett (2012) e Libâneo (1998) na compreensão na formação do docente para os anos iniciais. Cavalcanti (2010), Francischett (2012) e Ludwig (2017) que fundamentam o ensino da Geografia, em especial as atividades de Cartografia Escolar. As análises se direcionam para os fatores que contribuem para os óbices encontrados no ensino, os quais perpassam pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tal, partimos do pressuposto de que os recursos didáticos contribuem na atuação do professore oportunizam resultados significativos para o desenvolvimento do estudante e, também impactam no processo de ensino e aprendizagem, interferindo na situação social de desenvolvimento e na intervenção do professor, o que é fundamental para promover a potencialização do desenvolvimento infantil. No início da investigação, os estudantes responderam um questionário a fim de verificarmos o nível de conhecimento em que se encontravam. Em outra fase foi desenvolvida uma atividade prática de orientação e localização espacial, com os estudantes, acompanhados pelos responsáveis, de modo presencial, ao ar livre, no parque municipal de Francisco Beltrão/PR. Por fim, um outro questionário foi solicitado para que estudantes e responsáveis preenchessem, com a finalidade de verificarmos se a atividade possibilitou avanço na aprendizagem dos elementos apresentados sobre a temática. Os resultados obitidos permitem oportunizar uma articulação dos conteúdos cartográficos aos procedimentos metodológicos mediados em sala de aula pelo professor, em especial nos estudantes dos 4º e 5º anos.
Abstract: This research is part of Postgraduate studies program Stricto Sensu –Masters in Education in Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus, Francisco Beltrão, in the cultural line, Educational processes, teachers formation and in Research Group Representation, Spaces, Times and Languages in the educational experiences (RETLEE), with the purpose of investigate the interrelations of educational process, through Scholastic cartography, focused on first years of education children, including the theoretical-practical dimension, sociopolitical and pedagogic, related to geography teaching, witch investigative object is concentrated in basic knowledge of localization and orientation focused on the geographic spatial thought. The purpose occurs of a clearly problem of working the geography noun, over-outputs during the internship practice supervised in the degree in geography. The problem is reflected on the students at the firsts year education, by the difficulty to understand the basic cartography concepts, as an example, the spatial localization. Mainly in what this knowledge interferes in the elaboration of geographic thought. The main objective, in this research, consists in analyze how the students in the initial years understand the basic concepts of Geography and, if the contextualization of localization and spatial orientation permeate the day-a-day. Themethodological processes with characterize this prospect of a case study, which instruments exploratory diagnoses have focused on observations, questionnaires and pedagogic activities. The theoretical base is backed up in Vigitski (1998, 2006) and Leontiev (2010), which we found to explain the intellectual development of the child, from the human activity and the construction of spatial geographic thought. Francischett (2012) e Libâneo (1998) in the comprehension in formation of teacher for the initial years. Cavalcanti (2010), Francischett (2012) and Ludwig (2017) who underlie the Geography teaching, in special the scholar cartographic activities. The analysis aim to the factors who contribute to the obstacles found in teaching, which permeate through by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). For that, we start of the presupposition that the teaching resources contribute on the professor performance and enable significant results for the development of the child and, also impact in the teaching and learning process, interfering in the social situation of development and in the professor intervention, what is essential to promote the exponentiation the child development. In the beginning of the investigation, the student answered a questionnaire with the objective of verifying the knowledge level at they were. In other phase was developed a practical activity of spacial localization and orientation, with the students, accompanied by their responsible, in a face-to-face way, outdoor, in the municipal park of Francisco Beltrão/PR. In the end, another questionnaire was solicited for the students and responsible answer, with the purpose to verify if the activity could advance the learning of the elements showed about the thematic.The obtained results allow an articulation of the cartographic contents to the methodological procedures mediated in the classroom by the teacher, especially in the students of the 4th and 5th years.
Keywords: Orientação
Localização
Ensino de geografia
Linguagem cartográfica
Orientation
Localization
Geography teaching
Cartographic language
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: MARROCOS, Fabiano Ricardo De Oliveira. Cartografia escolar na relação com o pensamento espacial nos anos iniciais da educação básica. 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6018
Issue Date: 3-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiano_R_O_Marrocos_2021.pdf4.48 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons