Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5793
Tipo do documento: Dissertação
Title: A resoluçao de problemas no ensino de matemática nos anos iniciais: pressupostos teórico-metodológicos para a formação de professores
Other Titles: Problem solving in mathematics teaching in the early years: theoretical-methodological assumptions for teacher education
Autor: Silva, Andrielli Jorge da 
Primeiro orientador: Lübeck, Marcos
Primeiro membro da banca: Almeida, Janaina Aparecida de Mattos
Segundo membro da banca: Noguti, Fabiane Cristina Hopner
Resumo: Diante dos desafios diários enfrentados pelos professores para ensinar Matemática, é importante buscar pressupostos teórico-metodológicos diferenciados para que esse ensino aconteça de forma satisfatória e atenda às necessidades dos estudantes. Por isso, essa pesquisa tem como objetivo promover os fundamentos teóricometodológicos da Resolução de Problemas para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o propósito de facilitar o processo de ensino e a aprendizagem de conteúdos e conceitos matemáticos, de modo que também contribua para o aperfeiçoamento da ação docente. Sabe-se que os professores dos Anos Iniciais são os primeiros propagadores de conhecimentos escolares e, diante disso, tem-se o seguinte questionamento: Como a Resolução de Problemas pode contribuir para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais, levando em conta o contexto escolar do município de Foz do Iguaçu? Compreende-se que a Resolução de Problemas tem se mostrado eficaz para o ensino de Matemática, pois desperta nos estudantes o sentido de busca por soluções à questões propostas na disciplina, e nessa procura, é possível organizar estratégias, raciocinar de maneira lógica e verificar se as estratégias são adequadas ou não, colaborando assim para o amadurecimento das suas estruturas cognitivas. Portanto, a abordagem dada aqui foi a de sistematizar estudos sobre a Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de modo a explicitar suas contribuições para o ensino e a aprendizagem de Matemática nesse ciclo, levando em consideração o que os atuais documentos oficiais da Educação Básica propõem com relação a esse ensino. Essa pesquisa tem um cunho qualitativo e seu desenvolvimento se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, em teses, dissertações, artigos, documentos oficiais, entre outros, a fim de fazer um levantamento sobre os resultados do uso da Resolução de Problemas para o ensino de Matemática e sobre a sua importância à formação continuada dos professores. Nesse cenário, apresenta uma proposta de formação abordando a Resolução de Problemas a qual almeja contribuir com a ação docente em sala de aula. Assim, a pesquisa, subsidiada pelas análises bibliográficas e documentais, no que tange ao emprego da Resolução de Problemas em sala de aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, teve os seus desígnios alcançados.
Abstract: Given the daily challenges faced by teachers to teach Mathematics, it is important to seek different theoretical-methodological assumptions so that this teaching takes place in a satisfactory manner and meets the needs of students. Therefore, this research aims to promote the use of Problem Solving for the teaching of Mathematics in the Early Years of Elementary School, in order to facilitate the process of teaching and learning mathematical content and concepts, so that it also contributes for the improvement of the teaching action. It is known that teachers in the Early Years are the first propagators of school knowledge and, before that, the following question arises: How Problem Solving can contribute to the teaching of Mathematics in the Early Years, taking into account the school context of the municipality of Foz do Iguaçu? It is understood that Problem Solving has been shown to be effective for the teaching of Mathematics, as it awakens in students the sense of searching for solutions to the questions proposed in the discipline, and in this search, it is possible to organize strategies, reason in a logical manner and verify whether the strategies are adequate or not, thus contributing to the maturation of their cognitive structures. Therefore, the approach given here was to systematize studies on Problem Solving in the Early Years of Elementary School, in order to explain their contributions to the teaching and learning of Mathematics in this cycle, taking into account what the current official documents of the Basic Education propose in relation to this teaching. This research has a qualitative nature and its development took place through a bibliographic and documentary research, in theses, dissertations, articles, official documents, among others, in order to survey the results of using Problem Solving for the teaching Mathematics and its importance to the continuing education of teachers. In this scenario, it presents a training proposal addressing Problem Solving that aims to contribute to the teaching action in the classroom. Thus, the research, supported by bibliographic and documental analyses, with regard to the use of Problem Solving in the classroom in the Early Years of Elementary School, had its purposes achieved.
Keywords: Resolução de problemas
Ensino de matemática
Anos iniciais do ensino fundamental
Formação continuada de professores
Ação docente
Problem solving
Teaching of mathematics
Early years of elementary school
Continuing teacher education
Teaching action
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Silva, Andrielli Jorge da. A resoluçao de problemas no ensino de matemática nos anos iniciais: pressupostos teórico-metodológicos para a formação de professores. 2021. 161 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5793
Issue Date: 8-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andrielli_Jorge_da_Silva_2021.pdfDocumento principal2.21 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons