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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5761
Tipo do documento: Tese
Title: Comparação de desempenho e emissões de um motor gerador operando com diesel e blendas de biodiesel monitorado por sistemas de automação
Other Titles: Comparison of performance and emissions of a generator engine operating with diesel and biodiesel blends monitored by automation systems
Autor: Silveira, Vander Fabio 
Primeiro orientador: Siqueira, Jair Antonio Cruz
Primeiro membro da banca: Siqueira, Jair Antonio Cruz
Segundo membro da banca: Prior, Maritane
Terceiro membro da banca: Santos, Reginaldo Ferreira dos
Quarto membro da banca: Dieter, Jonathan
Quinto membro da banca: Caneppele, Fernando de Lima
Resumo: Combustíveis como o biodiesel vêm ganhando muita popularidade pelo fato de ser um combustível alternativo, mais limpo e pode ser usado diretamente em motores a diesel sem modificações. O estudo trata da avaliação do desempenho e de emissões de um motor gerador operando com diesel e blendas de biodiesel, registrando e monitorando parâmetros elétricos do sistema por meio de equipamentos de automação industrial. O experimento foi conduzido no laboratório Centro de Tecnologia Automotiva (CTA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel – Paraná. Foram avaliadas a energia gerada, o consumo específico, a eficiência energética e as emissões geradas pelo conjunto motor gerador. Os tratamentos utilizados foram o diesel de petróleo tipo A e seis blendas de biodiesel de canola (B005, B010, B015, B020, B050 e B100). As cargas aplicadas ao motor gerador foram do tipo resistivas de 1,0 1,5 4,5 e 6,0 kW para cada tipo de combustível. A energia gerada se manteve crescente e estável conforme o aumento de carga. O melhor resultado do CE foi com o diesel, seguido por B010 e o B020, ambos para a carga de 4,5 kW. As emissões de gases CO são reduzidas enquanto as emissões de CO2 aumentam com aplicação de maiores cargas. O biodiesel puro (B100) tende a apresentar melhor EE que as misturas binárias utilizadas quando inserida a carga de 6,0kW. O B100 apresentou EE crescente para as cargas resistivas de 1,0, 1,5, 4,5, 6,0 kW. Os resultados obtidos demonstram que as misturas de biodiesel de canola com o diesel convencional são uma das possíveis soluções viáveis na substituição parcial do diesel mineral.
Abstract: Fuels such as biodiesel are gaining a lot of popularity because it is an alternative fuel, cleaner and can be used directly in diesel engines without modification. It is about the evaluation, performance and emissions of a generator engine operating with diesel and biodiesel blends. Recording and monitoring electrical system parameters through industrial automation equipment. The experiment was conducted at the Automotive Technology Center (CTA) laboratory of the State University of West Paraná (UNIOESTE), Cascavel – Paraná. The energy generated, the specific consumption, the energy efficiency and the emissions generated by the generator set were evaluated. The treatments used were type A petroleum diesel and six canola biodiesel blends (B005, B010, B015, B020, B050 and B100). The loads applied to the generator engine were of the resistive type of 1.0 1.5, 4.5 and 6.0 kW for each type of fuel. The generated energy kept increasing and stable as the load increased. The best CE result was with diesel, followed by B010 and B020 both for the 4.5 kW load. CO gas emissions are reduced while CO2 emissions increase with application of higher loads. Pure biodiesel (B100) tends to present better EE than the binary mixtures used when inserted at a load of 6.0kW. The B100 showed increasing EE for resistive loads of 1.0, 1.5, 4.5, 6.0 kW. The results obtained demonstrate that the blends of rapeseed biodiesel with conventional diesel are one of the possible viable solutions for the partial replacement of mineral diesel.
Keywords: Biocombustível
Geração de energia
Controlador lógico programável
Redes industriais
Biofuel
Power generation
Programmable logical controller
Industrial networks
CNPq areas: Agroenergia
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura
Campun: Cascavel
Citation: SILVEIRA, Vander Fabio. Comparação de desempenho e emissões de um motor gerador operando com diesel e blendas de biodiesel monitorado por sistemas de automação. 2021. 107 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5761
Issue Date: 23-Sep-2021
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Agrícola (CVL)

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