Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5722
Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação de pedagogos na educação a distância no Brasil - período de 1990-2018: uma análise contra-hegemônica a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
Other Titles: Education of pedagogues in distance education in Brazil - period 1990-2018: a conter-hegemonic analysis based on Historical-Critical Pedagogy
Autor: Amorim, Evelyn Vieira 
Primeiro orientador: Malanchen, Julia
Primeiro membro da banca: Silva, João Carlos da
Segundo membro da banca: Derisso, José Luiz
Terceiro membro da banca: Ferreira, Benedito Jesus Pinheiro
Resumo: Neste trabalho discutimos as políticas de formação inicial nos Cursos de Pedagogia na modalidade a distância, a partir das reformas que se iniciaram na década de 1990 no Estado Brasileiro e que perduram no século XXI. Buscamos analisar a articulação entre os objetivos da reestruturação da educação a partir da implementação da EaD com as mudanças no lócus da formação do Pedagogo, já que esse é o principal responsável pela formação dos filhos da classe trabalhadora. Para a análise da pesquisa, temos como princípio teórico norteador a perspectiva marxista da Pedagogia Histórico-Crítica, que nos dá fundamento quanto à concepção de homem, de educação e de trabalho educativo. Utilizamos como instrumentos metodológicos livros, artigos, teses, material de produção científica, dados estatísticos do Censo do Ensino Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e documentos de sites oficiais. Analisamos as políticas e os objetivos na criação do Curso de Pedagogia; o debate entre o perfil do Pedagogo: genérico e/ou especialista; a criação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia e a construção do novo Pedagogo idealizado pelas políticas neoliberais. Apresentamos estatísticas realizadas por pesquisadores que acompanham, desde 1990, o crescimento da modalidade a distância no ensino superior, tendo a universidade pública como pioneira na utilização da EaD. A partir da criação de políticas de incentivo à privatização do ensino, a educação é mercantilizada e as instituições de ensino superior privadas vêm se consolidando com a maior parte das matrículas em cursos de graduação – essas informações ficam evidentes a partir dos dados pesquisados no site do INEP e apresentados em tabelas no período de 2008 a 2018. As reformas educacionais a partir de 1990 reconfiguram o perfil do Pedagogo, direcionam o ensino para o esvaziamento do conhecimento teórico e partem para práticas imediatistas, que atendem à lógica do mundo da produção e do mercado. As políticas neoliberais têm representado o desmonte da educação pública e a privatização em larga escala da formação docente no Brasil. Nos contrapomos a EaD ao discutirmos a formação do Pedagogo a partir dos fundamentos da Pedagogia HistóricoCrítica, pois compreendemos que é necessário um currículo pautado em conteúdos formais que valorizem o conhecimento constituído historicamente e o desenvolvimento da consciência política e crítica para que o indivíduo, desta forma, tenha consciência da realidade em que está inserido.
Abstract: In this paperwork, we discussed the initial training policies in Pedagogy Courses in the distance learning modality from the reforms that started in the 1990s in the Brazilian State and that last in the 21st century. We seek to analyze the articulation between the objectives of the restructuring of education from implementation of distance education with the changes in the locus of formation of the Pedagogue, since this is the main responsible for the formation of working class children. For the analysis of the research, we had as a guiding theoretical principle, the marxist and dialectical perspective of Historical-Critical Pedagogy, which gave us foundations regarding the conception of man, education and educational work. We used as methodological tools: books, articles, theses, scientific production material, statistical data from “Censo do Ensino Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira” (INEP) and documents from official websites. We analyzed the policies and objectives in the creation of the Pedagogy Class; the debate between the profile of the Pedagogue: generic and/or specialist; the creation of the National Curriculum Guidelines of the Pedagogy Course and the construction of the new Pedagogue idealized by neoliberal policies. We had present statistics carried out by researchers who, since 1990, have followed the growth of distance education in higher education, with the public university being a pioneer in the use of distance education. Since the creation of encourage policies to the teaching privatization, education is commodified and private University Education Institutions have been consolidating with the majority of enrollments in graduation courses, this information is evident from the data researched on the website INEP and presented in charts for the period from 2008 to 2018. The educational reforms since 1990 reconfigure the profile of the pedagogue, directing teaching towards the impoverishment of theoretical knowledge and starting with immediate practices, which meet the logic of the world of production and the market. Neoliberal policies have representing the dismantling of public education and the large-scale privatization of teacher education in Brazil. However, we opposed distance learning education, When we discuss the formation of the Pedagogue from the foundations of Historical-Critical Pedagogy, as we understand that a curriculum based on formal contents that value historically constituted knowledge and the development of political and critical awareness is necessary to the individual, in this way, is aware of the reality in which he is inserted.
Keywords: Formação inicial de pedagogos
EaD
Pedagogia Histórico-Crítica
Initial formation pedagogues
Distance education
Historical-Critical Pedagogy
CNPq areas: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Amorim, Evelyn Vieira. Formação de pedagogos na educação a distância no Brasil - período de 1990-2018: uma análise contra-hegemônica a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. 2021. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5722
Issue Date: 23-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evelyn_Vieira_Amorim_2021.pdfDocumento principal1.04 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons