Recent Submissions
Pedacinho do mundo: o lugar e as vivências dos jovens da Comunidade São Pio X - Km 20
A tese intitulada “Pedacinho do mundo: o lugar e as vivências dos jovens da Comunidade São Pio X - Km 20'' é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Geografia, na linha de pesquisa: Educação e Ensino de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão, desenvolvida no período de 2019 a 2024. Utilizou-se o método fenomenológico, ancorado com os estudos da Geografia Humanista, cuja intenção é compreender o que os jovens da comu...
O papel dos pactos de poder na atuação dos bancos de desenvolvimento na Região Sul do Brasil
A formação social do Brasil é um tanto complexa e para a compreensão da sua essência faz-se necessário o uso de um arcabouço teórico que consiga captar as múltiplas determinações pelas quais foi se construindo a realidade concreta ao longo da história. É um engano dizer que somente uma teoria consegue explicar tamanha complexidade, em que tempos diferentes atuam em um mesmo território, relações de produção do passado e do presente juntas, e forças produtivas pressionando por novas insti...
Potencialidades e desafios no ensino de geografia: estudo de caso da metodologia do projeto 'Nós Propomos!' no Colégio Estadual Mário de Andrade, Francisco Beltrão – Pr
Por meio da análise fomentada na elaboração do estudo de caso, este trabalho tem como objetivo compreender como a adoção da metodologia “Nós Propomos!” contribui para a realização da educação geográfica junto aos estudantes do 7º ano do Colégio Estadual Mário de Andrade, Francisco Beltrão – Paraná. A investigação foi empreendida por meio da condução de uma revisão bibliográfica, bem como pela execução de atividades alinhadas à metodologia do projeto "Nós Propomos!", as quais tiver...
A metodologia “maker” nas escolas estaduais de Santa Catarina: contradições e possibilidades para o ensino.
A escola desempenha um papel fundamental na promoção da aprendizagem, conectando os estudantes a conceitos, teorias e práticas de diversas formas. É o local em que os estudantes entram em contato com saberes importantes para a sua vida. A disciplina de geografia desempenha um papel crucial nesse processo de adesão de conhecimentos, nos apresenta em seus diversos conteúdos e análises transformações ocorridas no mundo, e revela como se preparar para enfrentar o cotidiano. O maker emer...
Diálogos possíveis entre educação patrimonial e o ensino da geografia.
A presente dissertação, intitulada "Diálogos possíveis entre Educação Patrimonial e o Ensino da Geografia", é resultado da pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa: Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE, ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Área de Concentração: Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco...
"A violência é uma área cinza" – (inter)visões sobre o fenômeno da violência sexual: nuances e caminhos da saúde-educação.
A violência sexual constitui um fenômeno complexo e multifacetado que envolve considerar a interseccionalidade de raça-classe-gênero. Destaca se a questão do gênero como uma categoria de análise histórica: a violência sexual é uma violência de gênero. Tal afirmativa não está representada somente na constatação de que a maioria das pessoas violadas são mulheres, mas, no reconhecimento de um sistema de dominação patriarcal: racista, capitalista e sexista. A violência nos acompanha e ...
A música na escola pública no/do campo a partir das Leis 11.769 e 13.278: um olhar sobre escolas da região Sudoeste do Paraná e seus territórios – 2012 a 2021
Este trabalho de Dissertação de Mestrado situa-se no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, Campus Francisco Beltrão/PR, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), área de concentração em Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores e intitula se “A Música na Escola Pública no/do Campo a partir das Leis 11.769 e 13.278: um olhar sobre escolas da região Sudoeste do Paraná e seus territórios – 2012 a 2021”. Teve como pr...
A atualidade da questão agrária: a luta pela terra e a produção das camponesas e dos camponeses do acampamento terra livre no município de Clevelândia – Pr
A presente pesquisa tem como objetivo compreender a atualidade da questão agrária identificando a luta pela terra e a produção das camponesas e dos camponeses do Acampamento Terra Livre, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no município de Clevelândia-PR, buscando contextualizar o processo de formação territorial do Brasil, a partir da concentração fundiária e da grilagem, apresentando a política de reforma agrária no Brasil, a partir do impeachment de 2016, identi...
Conselhos de juventude e a cidadania territorial no estado do Paraná
Pesquisar as juventudes no mundo contemporâneo exige aceitar a complexidade que é lidar com as diversidades, bem como as especificidades que existem em cada território. Nesta dissertação, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão, na linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia, damos ênfase para os espaços de formulação, de criação e de participação das juventudes nas políticas públicas, nos esp...
Caracterização de formações superficiais oxídicas na superfície geomórfica de Trindade do Sul – Alto Uruguai/RS
O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as formações oxídicas representantes da superfície geomórfica de Trindade do Sul/RS, situada no Planalto das Araucárias e desenvolvida em substrato vulcânico do Grupo Serra Geral, ambiente subtropical úmido. Para chegar ao objetivo, fez-se necessários etapas de campo e de laboratório. O trabalho de campo foi realizado com o objetivo de individualizar os materiais de forma macromorfológica e coletar as amostras para as análises. Em ...
Análise geográfica da COVID-19: o caso da 8ª regional de saúde - Francisco Beltrão – Paraná
O presente trabalho buscou analisar a ocorrência da covid-19 observando aspectos da disseminação sócio-espacial e mostrar como a Geografia pode auxiliar na compreensão da dinâmica de surtos e epidemias. Outro objetivo é compreender como o município de Francisco Beltrão foi afetado pela pandemia. Utiliza se como procedimento metodológico quantitativo a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas, como fontes qualitativas. Os dados foram pesquisados principalmente em plataformas do...
Geografia e música: um estudo das representações sobre o espaço na produção fonográfica de Francisco Beltrão
No presente trabalho dissertamos acerca da relação das sociedades com a música, mostrando que esta tem sido objeto dos estudos geográficos desde a gênese da geografia científica. A música carrega elementos de síntese das relações que os indivíduos e grupos estabelecem com o espaço geográfico. Isso tanto nas relações internas de um grupo, como na leitura e interpretação das próprias diferenças frente a outros grupos. Ainda, a música aponta padrões culturais de épocas distintas e ac...
A associação de mulheres agricultoras familiares de Santo Antônio do Sudoeste (PR) – sabores do leite: o processo de comercialização
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de comercialização de alimentos da Associação de Mulheres Agricultoras Familiares de Santo Antônio do Sudoeste (PR) - Sabores do Leite, buscando conhecer o processo histórico e a estruturação dela, quais são os principais circuitos de comercialização que participam, a forma como comercializam e qual a importância da cooperação para que alcancem seus objetivos. Dialogando com as questões de gênero que potencializam e fragilizam o p...
A estratégia de educação financeira da Cresol: aspectos históricos e práticos
Elege-se como objeto da dissertação o Cresol Instituto com ênfase nas Estratégias de Educação Financeira, processo que prima a formação de crianças, jovens, adultos e idosos. O objetivo geral é descrever e compreender os aspectos históricos e práticos da Estratégia de Educação Financeira da Cresol no período de 2018 a 2022. As questões problematizadoras que norteiam este exercício teórico são: Qual o contexto possibilitou a estruturação da Cresol a nível municipal, estadual e nacional? Em ...
Educação, história e cultura nos cadernos culturais organizados pelo Departamento de Cultura, em Francisco Beltrão- Paraná (2001 a 2012) com base na colonização do município
O presente estudo é desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado, no Campus Francisco Beltrão, Paraná, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A área de concentração do programa é Educação, e a Linha de Pesquisa é denominada Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores. O objetivo geral da pesquisa é perceber os aspectos educacionais, históricos e culturais nos cadernos culturais que foram organizados pelo Departamento de Cu...
O contexto da inclusão nas produções de pós-graduação em educação das IES do Paraná de 2015 a 2022
Esta pesquisa foi desenvolvida durante o curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na área de concentração: Educação, na linha de pesquisa Cultura,Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. O objetivo principal foi avaliar o contexto da inclusão, enquanto fenômeno escolar, no modo como se apresenta nas produções científicas, desenvolvidas nos cursos stricto sensu em Educação nas Instituições...
Conteúdos locais na proposta pedagógica curricular de Pato Branco/PR: uma análise sobre adequações curriculares a partir da BNCC e RCP-CREP/PR
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa “Sociedade, Conhecimento e Educação”, do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Unioeste, campus Francisco Beltrão, e foi desenvolvida com o apoio dos estudos e participação no Grupo de Pesquisa “Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas” – RETLEE. É resultado de uma pesquisa que abordou as relações entre a política do currículo nacional, a do Estado do Paraná e a do município de Pat...
O ensino médio noturno no município de Realeza –PR: análise sobre a relação escola, trabalho e juventude
Este trabalho faz parte da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR. O objetivo central foi analisar a relação entre juventude, escola e trabalho, considerando as experiências escolares de jovens do Ensino Médio (EM) noturno no munícipio de Realeza - PR. Para tanto, como encaminhamento metodológico, optou-se pelo Materialismo Histó...
Panorama regional da educação infantil no Sudoeste do Paraná: análise da organização do atendimento municipal à criança de 0 a 5 anos
Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação de Francisco Beltrão em nível de mestrado (PPGEFB) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e ao grupo de pesquisa Educação, crianças e infância (GPECI), vinculado à instituição mencionada. Tem como temática a organização da educação infantil na região Sudoeste do Paraná, partindo do entendimento de que o debate sobre a e...
Mulheres-baobás: percursos escolares de professoras negras na microrregião de Francisco Beltrão, Paraná
A investigação foi desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores vinculada as atividades do Grupo de Estudos Etno-Culturais. Na pesquisa -Baobás: percursos escolares de professoras negras na microrregião geográfica de Francisco Beltrão, apresentamos as biografias de professoras negras nominadas, mulheres-baobás. A partir das narrativas dos seus percursos e...
- 31 Educação
- 30 Education
- 21 Geografia
- 20 Geography
- 18 Formação de professores
- 16 Teacher training
- 16 Território
- . next >
- 430 UNIOESTE
- 405 Dissertação
- 25 Tese
- 166 2020 - 2024
- 254 2010 - 2019
- 10 2009 - 2009
- 430 application/pdf
- 430 Acesso Aberto