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Tipo do documento: Tese
Title: História do conhecimento sobre a Síndrome de Down e suas interfaces com as compreensões de licenciandos em Ciências Biológicas
Other Titles: History of knowledge about the Down Syndrome and its interfaces with the understandings of biological sciences
Autor: Pietricoski, Luciana Borowski 
Primeiro orientador: Justina, Lourdes Aparecida Della
Primeiro membro da banca: Justina, Lourdes Aparecida Della
Segundo membro da banca: Schneider, Eduarda Maria
Terceiro membro da banca: Ferraz, Daniela Frigo
Quarto membro da banca: Cunha, Marcia Borin da
Quinto membro da banca: Tobaldini de Lima, Barbara Grace
Resumo: A Síndrome de Down foi reconhecida pela primeira vez por John Langdon Haydon Down, em 1866, que classificou os indivíduos como tendo “idiotia mongólica”, caracterizando suas condições clínicas e a diferenciando das demais deficiências. Atualmente, a Síndrome de Down é conhecida como uma condição genética e em 95% dos casos está associada a um desequilíbrio na constituição cromossômica do indivíduo considerada como trissomia do cromossomo 21. É importante compreender a historicidade com que os conhecimentos vão sendo estabelecidos e modificados ao longo do tempo, além de reconhecer as compreensões atuais dos licenciandos em Ciências Biológicas a respeito do tema. Assim, este trabalho teve por objetivo reconhecer as compreensões históricas que nortearam o processo de construção do conhecimento sobre a Síndrome de Down, como se apresentam, na contemporaneidade, no discurso de licenciandos em Ciências Biológicas quanto às aproximações e distanciamentos da construção histórica do conhecimento científico e, ainda, como são mobilizadas durante o estágio curricular obrigatório. No percurso metodológico, o presente trabalho apresenta um estudo pautado na historicidade do conhecimento a respeito da síndrome, recorrendo a fontes primárias históricas para compreender a construção do conhecimento. Ainda, apresenta uma análise empírica, pautada nos pressupostos da Análise Textual Discursiva, sobre transcrições de uma apresentação oral, realizada a partir de um fluxograma elaborado por dezoito licenciandos de um curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul a respeito da Síndrome de Down, além de transcrições de duas oficinas didáticas desenvolvidas por seis licenciandos durante o Estágio Curricular Supervisionado em Biologia I. Desse corpus de análise, foram identificadas as unidades de significado e, a partir delas, emergiram as categorias de análise: 1) Historicidade da construção do conhecimento a respeito da Síndrome de Down, 2) Compreensões da Síndrome de Down no que tange o conhecimento biológico e 3) Ideias emergentes sobre a inclusão do indivíduo com a Síndrome de Down nos espaços formativos e na sociedade como um todo. Percebemos a importância de John Langdon Down por contribuir pelas significativas mudanças no panorama de conhecimentos a partir do final do século XIX sobre a síndrome, já no século XX, destacamos o desvelar das condições genéticas relacionadas a anormalidades cromossômicas, representando um marco histórico da genética médica humana, proporcionando um novo olhar para a Síndrome de Down. Entendemos que os licenciandos de biologia apresentam compreensões a respeito da síndrome, muitas vezes, pautadas em perspectivas históricas e culturais como quando a concebem enquanto uma “doença”, além de percebermos as compreensões “distorcidas” em relação a conteúdos do conhecimento biológico genético, como a natureza do material genético. Também percebemos compreensões que sinalizam para uma educação diferenciada dos indivíduos com a síndrome, algumas vezes sem considerar sua inserção nos espaços regulares de ensino. Durante o desenvolvimento do estágio, o aspecto social e inclusivo se sobressaiu nos discursos, indicando o quanto os licenciandos consideraram um tema importante, ao 9 mesmo tempo em que diversas terminologias e ideias empregadas por eles conduzem às compreensões enquanto “doença” ou relacionando a normatividade. Esta pesquisa nos permitiu refletir sobre a necessidade de repensar a formação inicial de professores de biologia, trazendo discussões sociais, inclusivas e históricas juntamente com a formação científica biológica para proporcionar uma reflexão aprofundada sobre a inserção dos indivíduos com deficiências na sociedade.
Abstract: Down Syndrome was first recognized by John Langdon Haydon Down, in 1866, who classified individuals as having “Mongolian idiocy”, characterizing their clinical conditions and differentiating it from other disabilities. Currently, Down Syndrome is known as a genetic condition and in 95% of cases it is associated with an imbalance in the chromosomal constitution of the individual, considered as trisomy of chromosome 21. It is important to understand the historicity with which knowledge is being established and modified when over time, in addition to recognizing the current understandings of undergraduates in Biological Sciences about the subject. Thus, this work aimed to recognize the historical understandings that guided the process of knowledge construction about Down Syndrome, as they are presented, in contemporaneity, in the discourse of undergraduate students in Biological Sciences regarding the approximations and distances of the historical construction of scientific knowledge and also how they are mobilized during the mandatory curricular practice. In the methodological path, this work presents a study based on the historicity of knowledge about the syndrome, using primary historical sources to understand the construction of knowledge. It also presents an empirical analysis, based on the assumptions of Discursive Textual Analysis, on transcripts of an oral presentation, carried out from a flowchart prepared by eighteen undergraduates of a Biological Sciences course at the Federal University of Southern Frontier regarding Down Syndrome, as well as transcripts of two didactic workshops developed by six undergraduates during the Supervised Curricular Practice in Biology I. From this corpus of analysis, the units of meaning were identified and, from them, the categories of analysis emerged: 1) Historicity of knowledge construction regarding Down Syndrome, 2) Understanding of Down Syndrome regarding biological knowledge and 3) Emerging ideas about the inclusion of the individual with Down Syndrome in training spaces and in society as a whole. We realize the importance of John Langdon Down for contributing to significant changes in the panorama of knowledge from the late nineteenth century on the syndrome, in the twentieth century, we highlight the unveiling of genetic conditions related to chromosomal abnormalities, representing a historic milestone in medical genetics human, providing a fresh look at Down Syndrome. We understand that biology undergraduates have understandings about the syndrome, often based on historical and cultural perspectives, such as when they conceive it as a "disease", in addition to realizing the "distorted" understandings in relation to the contents of genetic biological knowledge, such as the nature of the genetic material. We also notice understandings that point to a differentiated education of individuals with the syndrome, sometimes without considering their insertion in regular teaching spaces. During the development of the practice, the social and inclusive aspect stood out in the speeches, indicating how much the undergraduates considered an important topic, at the same time that various terminologies and ideas used by them lead to understandings as a "disease" or relating to normativity. This research allowed us to reflect on the need to rethink the initial training of biology teachers, bringing social, 11 inclusive and historical discussions together with biological scientific training to provide an in-depth reflection on the insertion of individuals with disabilities in society.
Keywords: História da Ciência
Conhecimento Biológico
Síndrome de Down
Formação Inicial de Professores de Biologia
Análise Textual Discursiva
History of Science
Biological Knowledge
Down Syndrome
Initial Training of Biology Teachers
Discursive Textual Analysis
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: PIETRICOSKI, Luciana Borowski. História do conhecimento sobre a Síndrome de Down e suas interfaces com as compreensões de licenciandos em Ciências Biológicas. 2021. 205 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5531
Issue Date: 5-Aug-2021
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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