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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5353
Tipo do documento: Dissertação
Title: Tomada de consciência em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental
Other Titles: Take of consciousness in Mathematical Modeling activities in Fundamental Teaching
Autor: Schrenk, Maykon Jhonatan 
Primeiro orientador: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Primeiro membro da banca: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Segundo membro da banca: Borssoi, Adriana Helena
Terceiro membro da banca: Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Resumo: Nesta pesquisa, de caráter qualitativo, temos interesse pela tomada de consciência, em uma perspectiva metacognitiva, de estudantes de quintos e sextos anos do Ensino Fundamental enquanto desenvolvem atividades de Modelagem Matemática. A questão que norteia esta pesquisa é: O que manifestam os estudantes de quintos e sextos anos do Ensino Fundamental em relação à Tomada de Consciência sobre suas ideias e seus encaminhamentos de resolução ao investigar uma situação por meio da Modelagem Matemática? Para responder à questão, definimos, como objetivo geral, identificar, nas manifestações de estudantes de quintos e sextos anos do Ensino Fundamental, indícios da tomada de consciência sobre suas ideias e seus encaminhamentos de resolução, ao investigar uma situação por meio da Modelagem Matemática. O processo de coleta de dados aconteceu entre os dias 22 de outubro de 2018 e 13 de novembro de 2018 com aulas de observação-participante e aulas de desenvolvimento de atividades de Modelagem. Tomamos, para a descrição e análise dos dados, os registros escritos presentes nas atividades desenvolvidas, os áudios das conversas dos estudantes enquanto desenvolviam as atividades e os vídeos feitos das salas de aula, com as movimentações, falas e expressões dos estudantes, de modo a complementar os áudios e registros escritos. Como suporte teórico, tomamos a Modelagem Matemática na Educação Matemática e a tomada de consciência em uma perspectiva metacognitiva. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo e os resultados desta análise convergiram para quatro categorias: i) Tomada de consciência manifestada em uma atividade de Modelagem Matemática diante da necessidade de o estudante revisitar e monitorar seus processos cognitivos; ii) Tomada de consciência manifestada em uma atividade de Modelagem Matemática devido à atividade de mediação; iii) Tomada de consciência manifestada em uma atividade de Modelagem Matemática na relação que o estudante estabelece com algo que é concreto para ele; e iv) Especificidades nas tomadas de consciência manifestadas em uma atividade de Modelagem Matemática por estudantes de quintos e sextos anos. O estudo aponta que, em uma atividade de Modelagem Matemática, quando o estudante toma consciência sobre seu modo de aprender, os conhecimentos que ele já possui sobre determinado conteúdo, as relações que faz e sobre como ele age, a superação de dificuldades frente a uma situação-problema é potencializada, assim como seu aprendizado. A partir da pesquisa, definimos a tomada de consciência na perspectiva metacognitiva e, mais especificamente, na perspectiva da “metacognição social”, como um processo consciente de percepção sobre os processos cognitivos que se dá na interdependência entre a atividade de mediação, o conhecimento e o monitoramento cognitivos e a relação que o sujeito estabelece com algo concreto para ele, enquanto desenvolve atividades e lida com situações que envolvem investigação, envolto ao diálogo empreendido no âmbito de um grupo, com a finalidade de realizar uma ação cognitiva.
Abstract: In this qualitative research, we are interested in the take of consciousness, in a metacognitive perspective, of students in the fifth and sixth years of Elementary School while developing mathematical modeling activities. The question that guides this research is: What do students in the fifth and sixth years of elementary school manifest in relation to the Take of Consciousness when reflecting on their ideas and their resolution referrals when investigating a situation through Mathematical Modeling? To answer the question, we defined, as a general objective, to identify, in the manifestations of students of fifth and sixth years of Elementary School, evidence of take of consciousness of their ideas and their resolution referrals, when investigating a situation through Mathematical Modeling. The data collection process took place between October 22, 2018 and November 13, 2018 with participant-observation classes and classes in the development of Mathematical Modeling activities. We take, for the description and analysis of the data, the written records present in the activities developed, the audios of the conversations of the students while developing the activities and the videos made of the classrooms, with the movements, speeches and expressions of the students, in order to complement the audios and written records. As theoretical support, we take Mathematical Modeling in Mathematics Education and the take of consciousness in a metacognitive perspective. The data were analyzed based on Content Analysis and the results of this analysis converged into four categories: i) Take of consciousness manifested in a Mathematical Modeling activity in view of the need for the student to revisit and monitor his cognitive processes; ii) Take of consciousness manifested in a Mathematical Modeling activity due to the mediation activity; iii) Take of consciousness manifested in a Mathematical Modeling activity in the relation that the student establishes with something that is concrete for him; and iv) Specificities in the takes of consciousness manifested in a Mathematical Modeling activity by students of fifth and sixth years. The study points out that, in a Mathematical Modeling activity, when the student becomes aware of his way of learning, the knowledge he already has about a certain content, the relationships he makes and how he acts, overcoming difficulties in the face of a problem-situation is potentiated, as well as its learning. Based on the research, we define take of consciousness in the metacognitive perspective and, more specifically, in the “social metacognition” perspective, as a conscious process of perception about cognitive processes that occurs in the interdependence between mediation activity, knowledge and the cognitive monitoring and the relation that the subject establishes with something concrete for him, while developing activities and dealing with situations involving investigation, involved in the dialogue undertaken within a group, with the purpose of performing a cognitive action.
Keywords: Tomada de Consciência
Modelagem Matemática
Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental
Metacognição
Trabalho em Grupo
Take of Consciousness
Mathematical Modeling
Initial and Final Years of Elementary School
Metacognition
Group work
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: SCHRENK, Maykon Jhonatan. Tomada de consciência em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. 2020. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5353
Issue Date: 26-Jun-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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