Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5302
Tipo do documento: Dissertação
Title: Serviço social na educação superior: reflexões sobre o trabalho do/a assistente social nas universidades estaduais do Paraná
Other Titles: Social work in higher education: reflections on the work of the social worker in the state universities of Paraná
Autor: Maciel, Dionéia Edlyng 
Primeiro orientador: Dallago, Cleonilda Sabaini Thomazini
Primeiro membro da banca: Dallago, Cleonilda Sbaini Thomazini
Segundo membro da banca: Lemos, Esther Luiza de Souza
Terceiro membro da banca: Witiuk, Ilda Lopes
Resumo: A presente dissertação se insere na linha de pesquisa os “Fundamentos do Serviço Social e do Trabalho do Assistente Social”, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (nível mestrado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de Toledo-PR, e tem como objeto de estudo “o trabalho do/a assistente social nas universidades estaduais do Paraná”. Para esta investigação, foi essencial discutir sobre o papel atribuído à Educação na sociedade capitalista a fim de evidenciar que as expressões da “questão social” afetam direta e indiretamente o cotidiano de estudantes, docente e demais funcionários das universidades, originando demandas que necessitam da intervenção de profissões como o Serviço Social. O caminho percorrido apontou para o importante papel que a profissão assume em seu trabalho na educação superior, diante das várias questões vivenciadas pela classe que vive do trabalho. Para a construção da pesquisa recorreu-se: à pesquisa bibliográfica, tendo como fonte livros, artigos, legislações e páginas da internet, que tratam a respeito da política educacional e sobre a inserção do Serviço Social na educação superior; à pesquisa documental, tendo como fonte os editais de processos seletivos disponíveis nas páginas eletrônicas das universidades estaduais do Paraná; e à pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas com assistentes sociais e com pró-reitores/as de recursos humanos das universidades estaduais do Paraná, metodologia adotada a fim de buscar responder ao seguinte questionamento: considerando os desafios do rebatimento do capitalismo sobre a educação superior – as relações, contratações e condições de trabalho –, como essas determinações se expressam ao trabalho do/a Assistente Social nas universidades estaduais do Paraná? A pesquisa demonstra que, além dos desafios normativos, políticos e administrativos e das correlações de forças que perpassam a realidade das contratações de assistentes sociais na educação superior, o desafio também está em afirmar as universidades paranaenses como espaços sócio-ocupacionais e consolidar a identidade da profissão nessas instituições sob a perspectiva de defesa de uma educação emancipadora.
Abstract: This dissertation is part of the research line “Fundamentals of Social Work and the Work of Social Worker”, from the Postgraduate Program in Social Work (master's level) at the State University of Western Paraná - Unioeste, campuses Toledo- PR, and has as object of study “the work of the social worker in the state universities of Paraná”. For this, it was essential to discuss about the role attributed to Education in capitalist society in order to show that the expressions of the “social issue” directly and indirectly affect the daily lives of students, teachers and other employees of university , originating demands that require the intervention of professions such as Social Work. The way taken pointed to the important role that the profession assumes in its work in higher education, in view of the various issues experienced by the class that lives from work. For the construction of the research, we used: bibliographic research, having as source books, articles, lawsand internet pages, which deal about the educational policy and the insertion of Social Work in higher education; documentary research was used, based on the selection notices available on the websites of parana state universities; and field research, carried out through interviews with social workers and human resources pro-deans from Paraná state universities, methodology adopted in order to seek to answer the following question: considering the challenges of the rebout of capitalism on higher education - the relationships, hiring and working conditions -, how these determinations are expressed in the work of the Social Worker in the state universities of Paraná? The research shows that, in addition to the normative, political and administrative challenges and the correlations of forces that permeate the reality of hiring social workers in higher education, the challenge is also to affirm Paraná's universities as socio-occupational spaces and to consolidate the identity of profession in these institutions from the perspective of defending an emancipatory education.
Keywords: Papel da educação
Capitalismo
Demandas universitárias
Contratação de assistentes sociais
Role of education .
Capitalism
University demands
Hiring of social workers
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Campun: Toledo
Citation: MACIEL, Dionéia Edlyng. Serviço social na educação superior: reflexões sobre o trabalho do/a assistente social nas universidades estaduais do Paraná. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5302
Issue Date: 1-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dioneia_Maciel_2020.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.