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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5301
Tipo do documento: Dissertação
Title: Um framework de competências digitais para professores a partir de análises de matrizes internacionais
Autor: Bastos, Thais Basem Mendes Correa 
Primeiro orientador: Boscarioli, Clodis
Primeiro membro da banca: Kluber, Tiago Emanuel
Segundo membro da banca: Behar, Patricia Alejandra
Terceiro membro da banca: Pereira, Roberto
Resumo: O cenário educacional atual, no que tange o uso de tecnologias digitais, exige dos professores conhecimentos e habilidades específicos no processo de ensino e aprendizagem, sendo necessário repensar estratégias pedagógicas e de formação de professores. Este projeto de pesquisa apresenta uma reflexão sobre competências digitais para professores a partir de políticas internacionais, mais especificamente, de países integrantes da Organization for Economic Co-operation and Development, em português Organização para a Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE), contextualizando-as com a realidade brasileira. Inicialmente foi desenvolvida uma Revisão Sistemática de Literatura sobre o conceito de competência, no intuito de reforçar sua complexidade quando aplicada a professores. Em seguida, por meio de uma análise reconstrutiva de documentos da Alemanha, Austrália e África do Sul, foi elaborada uma matriz de competências digitais para professores, alinhada ao Plano Nacional de Educação Brasileiro, à Base Nacional Comum Curricular e às Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica e, baseando-se nesta matriz, foi desenvolvido um framework das competências digitais para professores com linguagem direcionada.
Abstract: The current educational scenario, regarding the use of digital technologies, requires teachers to have specific knowledge and skills in the teaching and learning process, and it is necessary to rethink pedagogical and teacher training strategies. This research project presents a reflection on digital competences for teachers from international policies, more specifically, from countries that are members of the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD), contextualizing it those with the Brazilian reality. Initially, a systematic literature review was developed on the concept of competence, in order to reinforce its complexity when applied to teachers. Then, through a reconstructive analysis of documents from Germany, Australia and South Africa, a matrix of digital skills for teachers was drawn up, in line with the Brazilian National Educational Plan, the Common National Curricular Base and the National Curriculum Guidelines and Base National Program for Initial and Continuing Education of Basic Education Teachers and, based on this matrix, a digital skills framework for teachers with targeted language was developed.
Keywords: Competência docente
Tecnologias digitais
Matriz de competência
Formação de professores
Teaching competence
Digital technologies
Competency matrix
Teacher training
CNPq areas: EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Bastos, Thais Basem Mendes Correa. Um framework de competências digitais para professores a partir de análises de matrizes internacionais. 2020. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5301
Issue Date: 12-Mar-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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