Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5298
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRossi, Kátia Biff-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9667678233774580por
dc.contributor.advisor1Góes, Eliane Pinto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1809592930661784por
dc.contributor.referee1Zilly, Adriana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6792533235391231por
dc.contributor.referee2Bondezan, Andreia Nakamura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661846112727279por
dc.contributor.referee3Svoboda, Walfrido Kuhl-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3896390855555030por
dc.date.accessioned2021-04-15T19:13:26Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.citationRossi, Kátia Biff. Inclusão de estudantes com deficiência nas instituições de ensino superior públicas de Foz do Iguaçu-PR: perspectivas e desafios dos docentes. 2020. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5298-
dc.description.resumoNo âmbito da educação superior no Brasil, as políticas inclusivas vêm destacando que as universidades precisam se preparar para atender a diversidade e as necessidades de todos os seus ingressos. Considerando as leis e regulamentos vigentes pelo Estado, observa-se que poucos alunos estão incluídos nesse processo e, na prática existem evidências de que as Instituições de Ensino Superior ainda encontram muitas dificuldades para atender essa demanda. Esta pesquisa tem por objetivo investigar as políticas, programas e práticas institucionais, relacionados à inclusão de pessoas com deficiência e identificar as urgências frente à inclusão nas Instituições Públicas de Ensino Superior do Município de Foz do Iguaçu/PR. Trata-se de um estudo qualitativo. A coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2019, por meio de entrevista semiestruturada que foi aplicada a uma amostra docentes das 03 instituições públicas de Foz do Iguaçu. Utilizou-se para análise dos dados qualitativos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Este método consiste em organizar os dados de natureza verbal, através de opiniões ou expressões individuais obtidas por escrito, que apresentam semelhanças entre si. Foi entrevistado uma amostra de 13 docentes com idade entre 20 e 63 anos, sendo 08 do sexo masculino e 05 do sexo feminino. O período de docência dos mesmos no ensino superior variou de 1 a 31 anos de experiência e, ainda, os 13 afirmaram que não receberam nenhuma formação/capacitação por parte das instituições para atuar com alunos com deficiência em sala de aula. A partir dos DSC’s formados notou-se que os docentes encontram dificuldades para elaborar materiais que facilitam o aprendizado desses alunos, além de necessitar maior tempo para dedicação aos alunos com deficiência. Ainda, observou-se que esses docentes apontam falhas em relação a sua formação e a necessidade de receberem esse tipo de capacitação. Com esta pesquisa, pode-se perceber que ainda há muito que evoluir acerca da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. Apesar de haver amparo legal que garanta a eliminação de barreiras para o ingresso de pessoas com deficiência nas universidades ainda é notável que as Instituições de Ensino Superior, docentes e gestores não estão preparados e nem tem suporte suficiente para garantir essa qualidade durante a vida acadêmica dos alunos com deficiência. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir com melhorias nas condições de trabalho dos docentes em relação ao ensino para alunos com deficiência nas Instituições de Ensino Superior e, ainda, contribuir na melhoria das condições de acessibilidade, permitindo, assim, a permanência destes alunos no ensino superior.por
dc.description.abstractWithin the scope of Brazilian higher education, inclusive policies have been highlighting that Universities need to be prepared to support the students’ diversity and needs. Considering current laws and regulations by the State, it is observed that few students are included in this process and, in practice, there is evidence that Higher Education Institutions still find it very difficult to comply with this demand. This research has the objective of investigating these policies, programs and institutional practices, related to the inclusion of disabled students and identifying inclusion in Public Institutions of Higher Education in the city of Foz do Iguaçu / PR. This is a qualitative study. Data collection took place in the first semester of 2019, through a semi structured interview applied to the teachers of the 03 public institutions in Foz do Iguaçu. For the analysis of qualitative data, the Discourse of the Collective Subject (DCS) was used. This method consists of organizing data of a verbal nature through individual opinions or expressions obtained in writing, which have similarities between them. A total of 13 teachers between the age of 20 and 63 years old were interviewed, 08 male and 05 female. Their teaching time in higher education ranged from 1 to 31 years of experience, besides, all of them affirmed not receiving any training/capacitation from the institutions to work with students with disabilities in the classroom. From de DCS’s it was noted that teachers find it difficult to prepare materials that facilitate the learning of these students, besides needing more time for dedication to students with disabilities. Still, it was observed that these teachers point out flaws in relation to their academic education and the need to receive this type of training. With this research, it can be seen that there is still a lot to evolve concerning the inclusion of people with disabilities in higher education. Although there is legal support that guarantees the elimination of barriers to the entry of people with disabilities in universities, it is still notable that Higher Education Institutions, teachers and managers are not prepared either supported enough to guarantee this quality during disabled students’ academic life. It is expected that the results of this research may contribute to improvements in the working conditions of teachers in relation to teaching students with disabilities in Higher Education Institutions and, furthermore, contribute to improving accessibility conditions, thus allowing these students to remain in higher education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2021-04-15T19:13:25Z No. of bitstreams: 2 Kátia_Biff_Rossi_2020.pdf: 1715999 bytes, checksum: f560cc549a77ff08eb66330a83bb9cee (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-15T19:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Kátia_Biff_Rossi_2020.pdf: 1715999 bytes, checksum: f560cc549a77ff08eb66330a83bb9cee (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-02-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectDeficiencyeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleInclusão de estudantes com deficiência nas instituições de ensino superior públicas de Foz do Iguaçu-PR: perspectivas e desafios dos docentespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kátia_Biff_Rossi_2020.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons