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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5229
Tipo do documento: Dissertação
Title: O discurso científico presente na propaganda publicitária de produtos de beleza sob a ótica da análise crítica do discurso
Other Titles: The scientific discourse present in advertising of beauty products from the perspective of critical discourse analysis
Autor: Miola, Diullye 
Primeiro orientador: Carvalho, Marco Antonio Batista
Primeiro membro da banca: Carvalho, Marco Antonio Batista
Segundo membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Terceiro membro da banca: Fabio Lopes Alves
Quarto membro da banca: Leite, Tiago Pereira
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como intuito discutir as relações de poder existentes nas propagandas e publicidades de produtos de beleza, especialmente ao que diz respeito ao conhecimento científico, que muitas vezes é empregado como argumento de autoridade e verdade absoluta. Com isso, realizamos discussões de base teórica e prática, que evidenciam como os discursos são utilizados para chamar atenção da consumidora desses produtos. Para mais, embora esta pesquisa não tenha sido realizada em uma sala de aula, trazemos discussões sobre o Ensino de Ciências como sugestão para utilizar as propagandas em sala de aula, já que estas são classificadas como educação informal. Partindo disso, realizamos um estudo no município de Cascavel/PR, em um salão de beleza, cuja a intenção foi realizar entrevistas semiestruturada que abordassem a relação da entrevistada com produtos utilizados para o cuidado com a beleza, de forma que pudéssemos evidenciar nessas falas, o uso da ciência como ferramenta de empoderamento desses produtos. Por meio das entrevistas, analisamos uma peça publicitária de um produto em função da sua recorrência na fala das entrevistadas e foi possível identificar alguns elementos da ciência que se tornam atrativos na hora de escolher um produto, como aqueles que possuem informações que se referem a presença ou não de ingredientes, na medida que, segundo elas, ao fazer referência que o produto não contém sal (cloreto de sódio) é um aliado ao não ressecamento dos fios capilares. A análise constatou que, a maioria das entrevistadas, apesar de já terem comprado produtos, por ter visto em uma publicidade, elas compram seus produtos com base na indicação de terceiros. Além disso, ao analisarmos a peça publicitária, observamos que há um equívoco de discurso, uma vez que tanto na embalagem do produto, quanto em sua peça publicitária, existe a informação que o produto possui ceramida, mas não encontramos esse ingrediente escrito no campo destinado a esta informação no rótulo do produto.
Abstract: This master’s dissertation aims at addressing the power relations existing in advertisements of beauty products, especially regarding the scientific knowledge, which is often used as an authority argument and absolute truth. Thus, we conducted discussions on a theoretical and practical basis, which show how the discourses are used to attract the attention of the consumer of these products. Furthermore, although this research was not carried out in a classroom, we bring discussions about science teaching as suggestion to use advertisements in the classroom, as these are classified as informal education. Based on this, we conducted a study in the city of Cascavel/PR, in a beauty salon, whose intention was to conduct semi-structured interviews which addressed the relationship of the interviewee with products used for beauty care, thus we could evidence in these statements the use of science as a tool for empowering these products. Through the interviews, we analyzed an advertising piece of a product due to its recurrence in the interviewees' speech and it was possible to identify some elements of science that become attractive when choosing a product, such as those that have information that refers to the presence or not of ingredients, to the extent that, according to them, when referring that the product does not contain salt (sodium chloride) is an ally to the non-dryness of the capillary wires. The analysis found that, many of the interviewees, despite having already purchased products, because they have seen in an advertisement, they buy their products based on the indication of third parties. In addition, when analyzing the advertising piece, we observe that there is a misunderstanding of speech, since both in the packaging of the product, and in its advertising piece, there is information that the product has ceramide, but we did not find this ingredient written in the field intended for this information on the product label.
Keywords: Ciência
Espaço informal de educação
Argumento de autoridade
Verdade
Poder
Science
Informal education space
Authority argument
Truth
Power
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: MIOLA, Diullye. O discurso científico presente na propaganda publicitária de produtos de beleza sob a ótica da análise crítica do discurso. 2020. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5229
Issue Date: 11-Sep-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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