Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKloss , Neander-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6453843415400573por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Irene Carniatto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7508449720430708por
dc.contributor.referee1Oliveira, Irene Carniatto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7508449720430708por
dc.contributor.referee2Zonin, Wilson João-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2139762598911476por
dc.contributor.referee3Aleixo , Valdemir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5483347572847669por
dc.date.accessioned2021-01-30T23:20:12Z-
dc.date.issued2020-10-22-
dc.identifier.citationKLOSS , Neander. Gestão da água e educação ambiental: a experiência do serviço autônomo e água e esgoto – SAAE de Marechal Cândido Rondon - Paraná. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5197-
dc.description.resumoSeja no campo ou nas cidades, a sustentabilidade passa pelo cuidado com a água. Nesse propósito, dois entes são protagonistas: o prestador de serviços de saneamento, que deve zelar pela qualidade da água, por minimizar as perdas no sistema e por uma destinação final correta, e o consumidor, que precisa ser consciente. O propósito desta dissertação foi observar o cuidado como paradigma principal das ações de um sistema de água e esgoto e como um instrumento para melhorar as relações do homem com o meio ambiente, especialmente com os recursos naturais. Na primeira parte a metodologia usada foi um estudo de caso com caráter de pesquisa de campo exploratória, buscando conhecer como funciona o Sistema Autônomo de Água e Esgoto - SAAE de Marechal Cândido Rondon. Na segunda foi usada a pesquisa ação educacional, numa experiência pedagógica que buscou verificar a importância de lidar com problemas concretos na Educação Ambiental, sob a perspectiva de que o cuidado gera cuidado. Os resultados demonstraram que um sistema de saneamento pode estar em constante melhoria, pois, nos últimos dez anos, a autarquia melhorou seus processos e ampliou sua área de ação, especialmente em relação às águas rurais e à implantação do esgoto urbano. Por outro lado, demonstrou-se que a Educação Ambiental tem uma chance de melhorar seus resultados, fazendo o uso de boas práticas ambientais para mudar comportamentos.por
dc.description.abstractWhether in the countryside or in cities, sustainability involves taking care of water. In this regard, two entities are protagonists: the sanitation service provider, which must guarantee water quality, reduce losses in the system and find a correct final destination, and the consumer, who needs to be aware. The objective of this dissertation was to understand that careful is a main paradigm of the actions of a water and sewage system. It is a way to improve human relations with the environment, especially with natural resources. In the first part, the methodology used was a case study with an exploratory field research character, seeking to know how the Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE of Marechal Cândido Rondon works. In the second, educational action research was used, in a pedagogical experience that sought to verify the importance of dealing with real problems in Environmental Education, under the perspective that care generates careful. The results showed that a sanitation system can be constantly improving, because in the last ten years, the municipality has improved its own processes and expanded its own area of action, especially in relation to rural waters and the implementation of urban sewage. On the other hand, it is defined that Environmental Education has a chance to improve results, using good environmental practices to change behaviors.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2021-01-30T23:20:12Z No. of bitstreams: 2 Neander_Kloss_2020.pdf: 2236323 bytes, checksum: f2787f0bb91e3e01c79fbfbb18de9f5e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-30T23:20:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Neander_Kloss_2020.pdf: 2236323 bytes, checksum: f2787f0bb91e3e01c79fbfbb18de9f5e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-10-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Agráriaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectSaneamentopor
dc.subjectPerdas de águapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação para a sustentabilidade.por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVELpor
dc.titleGestão da água e educação ambiental: a experiência do serviço autônomo e água e esgoto – SAAE de Marechal Cândido Rondon - Paranápor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Neander_Kloss_2020.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons