Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5179
Tipo do documento: Dissertação
Title: Estratégias de aprendizagem no ensino médio: implicações para a prática docente
Other Titles: High school learning strategies: implications for teaching practice
Estrategias de aprendizaje en la escuela secundaria: implicaciones para la práctica docente
Autor: Grehs, Bruna da Motta Signori 
Primeiro orientador: Moura, Cynthia Borges de
Primeiro membro da banca: Boscarioli, Clodis
Segundo membro da banca: Cardoso, Fabrício Bruno
Resumo: Saber estudar e saber aprender é uma das mais valiosas habilidades pelos estudantes, em especial estudantes do Ensino Médio se considerado que esse é o nível escolar com maior impacto diante a carreira universitária e profissional. Conhecer as estratégias de aprendizagem que os adolescentes utilizam ou deveriam utilizar para aprender melhor é essencial quando a finalidade é gerar metas de ensino. Com isso, o presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as estratégias de aprendizagem apontadas por professores como efetivas e as empregadas para os estudos por alunos do Ensino Médio, por áreas de conhecimentos. Tratou-se de uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo e exploratório, de abordagem qualiquantitativa, de levantamento de dados e de campo. Participaram do estudo 90 professores e 476 alunos do Ensino Médio de colégios privados e públicos localizados no município de Foz do Iguaçu, Paraná. O instrumento utilizado foi composto por uma lista com 20 estratégias que deveriam ser assinaladas pelos participantes, conforme a relevância atribuída para a aprendizagem, pelos professores e alunos, e por área de conhecimentos. Os dados obtidos foram analisados por meio de frequência e porcentagem. Os resultados identificaram as estratégias de aprendizagem que os professores apontam como as mais funcionais para suas disciplinas escolares demonstrando que na maioria das vezes professores tendem a selecionar estratégias de utilidade alta, enquanto os alunos as de utilidade baixa. Constatou-se também que em geral há divergência entre as estratégias de aprendizagem que os professores apontam e as que os alunos dizem empregar para seus estudos. Conclui-se que professores se mostraram capazes de ensinar quando e como usar estratégias de aprendizagem específicas. Desta forma, este estudo se configura como uma contribuição relevante para a escassa literatura sobre a temática no contexto brasileiro, abordando o Ensino Médio, e fornece dados para implicações na prática docente, auxiliando o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Salienta-se que há presunção de que os alunos necessitam explicitamente de estímulo das capacidades cognitivas por meio do ensino sistemático das estratégias de aprendizagem, para além dos conteúdos curriculares.
Abstract: Knowing how to study and knowing how to learn is one of the most valuable skills students can have, especially High School students if considered that this is the school level with the biggest impact on the university and professional careers. Knowing the learning strategies that teenagers use or should use to learn better is essential when the goal is generating teaching goals. With this, the present study had as objective identifying and analyzing the learning strategies pointed out by teachers as effective and employed for the studies of High School students, by knowledge areas. It was an applied research, of descriptive and exploratory character, of qualitative quantitative data and field survey approach. The study included 90 teachers and 476 High School students from private and public schools located in the city of Foz do Iguaçu, Paraná. The instrument used was composed of a list with 20 strategies that should be highlighted by the participants, according to the relevance attributed to learning, by teachers and students and by knowledge area. The obtained data were analyzed by frequency and percentage. The results indicated that the learning strategies that teachers point out are most effective for their school subjects, demonstrating that most of the time teachers tend to select high utility strategies, while the students choose the low utility ones. It was also found that, in general, there is a divergence between the learning strategies that teachers point out and the ones that students say they use for their studies. It is concluded, that teachers have shown to be able to teach when and how to use specific learning strategies. Thus, this study is configured as a relevant contribution to the scarce literature on the subject in the Brazilian context, addressing High School and providing data for implication in the teaching practice, helping the teaching-learning process in the classroom. It should be noted that there is a presumption that students explicitly need stimulation of the cognitive skills through the systematic teaching of the learning strategies, in addition to the curriculum content.
Saber estudiar y saber aprender es una de las habilidades más valiosas para los estudiantes, especialmente para los estudiantes de secundaria si se considera que este es el nivel escolar con mayor impacto en la carrera universitaria y profesional. Conocer las estrategias de aprendizaje que utilizan o deben utilizar los adolescentes para aprender mejor es fundamental cuando se busca generar metas docentes. Así, el presente estudio tuvo como objetivo identificar y analizar las estrategias de aprendizaje señaladas por los docentes como efectivas y las utilizadas para los estudios de los estudiantes de secundaria, por áreas de conocimiento. Se trató de una investigación aplicada, de carácter descriptivo y exploratorio, con enfoque cualitativo y cuantitativo, datos y relevamiento de campo. El estudio incluyó a 90 profesores y 476 estudiantes de secundaria de escuelas públicas y privadas ubicadas en la ciudad de Foz do Iguaçu, Paraná. El instrumento utilizado estuvo compuesto por una lista con 20 estrategias que deben ser destacadas por los participantes, según la relevancia atribuida al aprendizaje, por docentes y estudiantes, y por área de conocimiento. Los datos obtenidos se analizaron mediante frecuencia y porcentaje. Los resultados identificaron las estrategias de aprendizaje que los docentes señalan como las más funcionales para sus asignaturas escolares, demostrando que en la mayoría de los casos los docentes tienden a seleccionar estrategias de alta utilidad, mientras que los estudiantes las de baja utilidad. También se encontró que en general existe una divergencia entre las estrategias de aprendizaje que señalan los profesores y las que los estudiantes dicen utilizar para sus estudios. Se concluyó que los docentes pudieron enseñar cuándo y cómo utilizar estrategias de aprendizaje específicas. Así, este estudio es un aporte relevante a la escasa literatura sobre el tema en el contexto brasileño, dirigido a la educación secundaria, y proporciona datos de implicaciones en la práctica docente, ayudando al proceso de enseñanza-aprendizaje en el aula. Cabe señalar que existe la presunción de que los estudiantes necesitan explícitamente estimular las habilidades cognitivas a través de la enseñanza sistemática de estrategias de aprendizaje, además del contenido curricular.
Keywords: Aprendizagem
Ensino médio
Estratégias de aprendizagem
Learning
Learning strategies
High school
Aprendizaje
Escuela secundaria
Aprendiendo estrategias
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: GREHS, Bruna da Motta Signori. Estratégias de aprendizagem no ensino médio: implicações para a prática docente. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5179
Issue Date: 14-Feb-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna_da_Motta_Signori_Grehs_2020.pdfDocumento principal1.73 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons