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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5129
Tipo do documento: Dissertação
Title: Assistência estudantil na Unila: critérios de acesso, perfil e permanência de brasileiros e estrangeiros entre 2014 e 2018
Other Titles: Student Assistance at UNILA: criteria for access, profile and permanence of Brazilians and foreigners between 2014 and 2018
Autor: Souza, Silvana Rodrigues de 
Primeiro orientador: Rizzotto, Maria Lucia Frizon
Primeiro membro da banca: Rizzotto, Maria Lucia Frizon
Segundo membro da banca: Silva, Monica Ribeiro da
Terceiro membro da banca: Mirales, Rosana
Resumo: O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), criado em 2010, se constitui no principal documento orientador da política de Assistência Estudantil (AE) das universidades públicas brasileiras. A presente pesquisa, quantitativa e descritiva, teve como objetivo geral analisar os critérios de acesso, o perfil e a permanência de brasileiros e estrangeiros atendidos pelo programa de AE da Universidade Federal da América Latina (Unila), no período de 2014 à 2018. Para a coleta de dados, realizada entre março e abril de 2019, utilizou-se fontes primárias e secundárias, como o cadastro socioeconômico, editais institucionais, atas de reuniões, planilhas de avaliação socioeconômica, informações retiradas do Sistema Integrado de Gestão da Unila, Plano de Desenvolvimento Institucional, além do banco de dados das seções de psicologia e de atenção à saúde da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. Os dados coletados foram organizados em planilha Excel, compondo um banco de dados com informações de 1.778 estudantes. Os resultados evidenciam que os critérios de acesso à AE caracterizam-se como focal, seletivo e não universal; 52% (n=924) dos estudantes atendidos pelo programa são brasileiros e 48% (n=854) estrangeiros, entre estes a maioria 11% (n=195) é de colombianos e 1% (n=02) de guatemaltecos; a maioria 53% (n=488) dos estudantes brasileiros são do sexo feminino, entre os estrangeiros 55% (n=466) são masculino; a idade concentra-se entre 20 e 30 anos em ambos os grupos; a cor branca é prevalente entre os brasileiros com 45% (n=416) e estrangeiros 46% (n=427), pardos e negros juntos representam 46% (n=427) do total de brasileiros e 38,3% (n=326) dos estrangeiros; a renda per capita dos estudantes brasileiros se encontra na faixa de meio a 1 salário mínimo, entre os estrangeiros corresponde a menos de meio salário ; a principal atividade laboral dos pais ou responsáveis dos brasileiros e estrangeiros é a prestação de serviços; os cursos com maior procura pelos estudantes brasileiros são da área das Ciências Humanas, sendo História da América Latina o maior percentual com 7,5% (n=69), entre os estrangeiros, os cursos com maior procura são Relações Internacionais e Integração com 7,0 % (n=58) e Medicina com 6,2% (n=53); o maior abando entre os estudantes assistidos pelo programa foi de chilenos com 39,2% (n=20), entre os brasileiros a porcentagem foi de 13,5% (n=125), sendo a maioria destes 55,3% (n=36) da cidade cede da Unila. Conclui-se que, dadas as especificidades de ingresso diferenciado na Unila, para brasileiros e estrangeiros, sendo que para estes os editais já indicam o número de vagas com garantia dos auxílios, os brasileiros enfrentam maiores dificuldades para acessar aos benefícios do programa. Além disso, apesar de o programa perseguir os seus objetivos, não garante redução significativa de abandono dos seus usuários, o que pode indicar a existência de fatores internos (repetências) e/ou externos (necessidade de contribuir financeiramente com a família), que impedem muitos estudantes de concluírem o ensino superior.
Abstract: The National Student Assistance Plan (PNAES), created in 2010, constitutes the main guiding document of the Student Assistance (SA) policy of Brazilian public universities. The present research, quantitative and descriptive, had the general objective of analyzing the access criteria, the profile and the permanence of Brazilians and foreigners attended by the AE program of the Federal University of Latin America (Unila), from 2014 to 2018. For Data collection, carried out between March and April 2019, used primary and secondary sources, such as the socioeconomic record, institutional notices, minutes of meetings, socioeconomic assessment spreadsheets, information from Unila's Integrated Management System, Institutional Development Plan, in addition to the database of the psychology and health care sections of the Dean of Student Affairs. The collected data were organized in an Excel spreadsheet, composing a database with information from 1,778 students. The results show that the criteria for access to AE are characterized as focal, selective and not universal; 52% (n=924) of the students served by the program are Brazilian and 48% (n=854) foreigners, among them the majority 11% (n=195) are Colombians and 1% (n=02) Guatemalans; the majority 53% (n=488) of Brazilian students are female, among foreigners 55% (n = 466) are male; age is concentrated between 20 and 30 years in both groups; white is prevalent among Brazilians with 45% (n=416) and foreigners 46% (n=427), pardos and blacks together represent 46% (n=427) of the total Brazilians and 38.3% (n=326) foreigners; the per capita income of Brazilian students is in the range of half to one minimum wage, among foreigners it is less than half a salary; the main work activity of parents or guardians of Brazilians and foreigners is the provision of services; the courses most in demand by Brazilian students are in the Humanities area, with History of Latin America the highest percentage with 7.5% (n=69), among foreigners, the courses with the greatest demand are International Relations and Integration with 7 , 0% (n = 58) and Medicine with 6.2% (n=53); the biggest drop among students assisted by the program was Chileans with 39.2% (n=20), among Brazilians the percentage was 13.5% (n=125), with the majority of these being 55.3% (n=36) the city gives in to Unila. It is concluded that, given the specificities of differentiated admission to Unila, for Brazilians and foreigners, and for these the notices already indicate the number of vacancies with guaranteed aid, Brazilians face greater difficulties in accessing the benefits of the program. In addition, although the program pursues its objectives, it does not guarantee a significant reduction in the abandonment of its users, which may indicate the existence of internal (repetitions) and / or external factors (need to contribute financially to the family), which prevent many students to complete higher education.
Keywords: Educação Superior
Unila
Assistência Estudantil
Vulnerabilidade Social
Higher Education
Unila
Student Assistance
Social vulnerability
CNPq areas: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde
Campun: Cascavel
Citation: SOUZA, Silvana Rodrigues de. Assistência estudantil na Unila: critérios de acesso, perfil e permanência de brasileiros e estrangeiros entre 2014 e 2018. 2020. 147 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5129
Issue Date: 2-Apr-2020
Appears in Collections:Mestrado em Biociências e Saúde (CVL)

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