Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5090
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndretti, Fernando Luiz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3451617100531689por
dc.contributor.advisor1Lübeck, Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883791454233628por
dc.contributor.referee1Boscarioli, Clodis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2844207318576160por
dc.contributor.referee2Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713por
dc.date.accessioned2020-11-10T15:44:16Z-
dc.date.issued2020-03-27-
dc.identifier.citationANDRETTI, Fernando Luiz. Matemática e música: uma proposta de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5090-
dc.description.resumoConsiderando a realidade enfrentada pelos professores para ensinar Matemática na Educação Básica, renovações e inovações educacionais tornam-se cada vez mais necessárias. Por isso, apresentamos aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental uma proposta com uma metodologia diferenciada, que pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em Matemática dos seus alunos. Assim, nosso enfoque foi uma formação continuada, trabalhando a Música e a Matemática de maneira integrada, com a criação de paródias em um curso promovido para os professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu/PR, tendo estas relações com os conteúdos básicos trabalhados em sala de aula e com a realidade dos alunos. Embasados na pergunta geradora “O que manifestam professores dos anos iniciais participantes de um curso de formação continuada, sobre o uso e a criação de paródias como apoio pedagógico nas aulas de Matemática no Ensino Fundamental?”, pesquisamos métodos de ensino de Matemática empregando a Música, com o objetivo de levar a musicalidade às salas de aula, bem como oferecer suporte ao ensino por meio de paródias compostas a partir de temas geradores e de conteúdos matemáticos. Procuramos mostrar, igualmente, que é possível motivar e inovar nas aulas de Matemática, estabelecendo um roteiro para a criação de paródias e estimulando sua produção pelos professores, e organizamos um Produto Educacional que professores deste ciclo poderão aproveitar em aulas com dinâmicas diferenciadas. Em termos metodológicos, a pesquisa foi dividida em duas etapas, sendo a primeira uma revisão bibliográfica e, a segunda com caráter de pesquisa-ação, efetivada durante o curso proposto aos professores. A análise dos dados oriundos dos participantes, tanto pelo ambiente do Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM, como pelos seus Diários de Bordo cedidos a cada participante da formação, foi inspirada pela Análise Textual Discursiva – ATD, e, para a análise das paródias, utilizamos um agrupamento de conteúdos de forma primária e secundária, separando ano a ano pelos conteúdos propostos. Por fim, um importante saldo foram as 36 (trinta e seis) paródias produzidas pelos professores que participaram da formação continuada, com carga horária de 40 (quarenta) horas, e que compõem um Produto Educacional voltado para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, conseguimos que vários professores tivessem contato com o mundo das paródias, abrindo assim um leque de novas possibilidades de ensinar, introduzir ou consolidar algum conteúdo matemático proposto.por
dc.description.abstractDeveloping the reality faced by teachers to teach mathematics in basic education, educational reforms, and innovations are becoming increasingly necessary. For this reason, we present to the teachers of the Initial Years of Elementary Education a proposal with a different methodology, which can assist in the teaching and learning process in Mathematics of their students. Therefor, our focus was on continuing education, working with Music and Mathematics in an integrated manner, with the creation of parodies in a course promoted for teachers of the Municipal Public Education of Foz do Iguaçu / PR, having these relations with the contents basic works in the classroom and with the reality of the students. Based on the generative question “What do teachers from the early years participating in a continuing education course manifest about the use and creation of parodies as pedagogical support in Mathematics classes in Elementary School?”, We researched Mathematics teaching methods using Music, to take music to classrooms, as well as offering support for teaching through parodies composed of generative themes and mathematical content. We also try to show that it is possible to motivate and innovate in Mathematics classes, establishing a script for the creation of parodies and stimulating their production by teachers, and we organize an Educational Product that teachers of this cycle will be able to take advantage of in classes with different dynamics. In methodological terms, the research was divided into two stages, the first being a bibliographic review and the second with an action research character carried out during the course proposed to teachers. The analysis of the data from the participants, both by the environment of the Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM [Municipal Technology Center], and by their Logbooks given to each training participant, was inspired by the Discursive Textual Analysis - DTA, and, for the analysis of parodies, we used a grouping of content on a primary and secondary basis, separating year by year by the proposed content. Finally, an important balance was the 36 (thirty-six) parodies produced by the teachers who participated in the continuing education, with a workload of 40 (forty) hours, and which make up an Educational Product aimed at the Early Years of Elementary School. Besides, we managed to get several teachers to have contact with the world of parodies, thus opening a range of new possibilities to teach, introduce, or consolidate some mathematical content proposed.eng
dc.description.abstractConsiderando la realidad que enfrentan los maestros para enseñar Matemáticas en Educación Básica, las renovaciones e innovaciones educativas son cada vez más necesarias. Por esta razón, presentamos a los maestros de los primeros años de educación primaria una propuesta con una metodología diferente, que pueda ayudar en el proceso de enseñanza y aprendizaje de sus alumnos. Nos enfocamos en la educación de parodias en un curso promovido para maestros de la Rede Municipal de Educación Pública de Foz do Iguaçu/PR, trabajando en estas relaciones con los contenidos básicos en el aula y la realidad de los alumnos. Basados en la pregunta generadora, “¿Cómo Enseñar Matemáticas a través de la Música usando parodias como una metodología diferente y apoyo pedagógico para los Primeros Años de Educación Primaria?”. Investigamos algunos métodos para enseñar Matemáticas usando Música, con el objetivo de llevar la musicalidad a las aulas, así como ofreciendo apoyo para la enseñanza a través de parodias compuestas por la generación de temas y contenido matemático. También tratamos de mostrar que es posible innovar en las clases de Matemáticas, estableciendo un guion para la creación de parodias y estimulando su producción por parte de los maestros, y organizamos un Producto Educativo que los maestro en este ciclo pueden aprovechar. En términos metodológicos, la investigación se dividió en dos etapas, la primera de las cuales fue una revisión bibliográfica y, la segunda, con un carácter de investigación más activa, que se llevó a cabo durante el curso propuesto a los docentes. El análisis de los datos provenientes de los participantes, tanto por el entorno del Centro Tecnológico Municipal – NTM, como por sus Cuadernos de bitácora, cedidos a cada participante del entrenamiento, se inspiró en el Análisis Textual Discursivo – ATD y, para el análisis de las parodias, utilizamos una agrupación de contenidos de manera primaria y secundaria separando año a año los contenidos propuestos. Finalmente, un balance importante son las 36 (treinta y seis) parodias producidas por los maestros que participaron del curso de educación continua, con una carga de trabajo de 40 (cuarenta) horas, y que constituyen un Producto Educativo dirigido a los Primeros Años de la Escuela Primaria. Además de esto, logramos que varios maestros tuviesen contacto con el mundo de las parodias, un abanico de nuevas posibilidades de enseñar, introducir o consolidar algún contenido matemático propuesto.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Wagner Junior (wagner.junior@unioeste.br) on 2020-11-10T15:44:15Z No. of bitstreams: 2 Fernando_Luiz_Andretti_2020.pdf: 2189830 bytes, checksum: d3a8d2805cc1df6a2f73edf6a993baa1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-10T15:44:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Fernando_Luiz_Andretti_2020.pdf: 2189830 bytes, checksum: d3a8d2805cc1df6a2f73edf6a993baa1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectParódiaspor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectMusiceng
dc.subjectParodieseng
dc.subjectInitial yearseng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectMúsicaspa
dc.subjectParodiasspa
dc.subjectPrimeros añosspa
dc.subjectEnseñanza fundamentalspa
dc.subjectEnseñanza de las matemáticasspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleMatemática e música: uma proposta de ensino para os anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando_Luiz_Andretti_2020.pdfDocumento principal2.14 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons