Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5089
Tipo do documento: Dissertação
Title: A base nacional curricular - uma análise à luz da sociolinguística educacional
Autor: Zwirtes, Polyana 
Primeiro orientador: Martins, Maridelma Laperuta
Primeiro membro da banca: Baronas, Joyce Elaine de Almeida
Segundo membro da banca: Santos, Maria Elena Pires
Terceiro membro da banca: Malanchen, Julia
Quarto membro da banca: André, Tamara Cardoso
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é analisar o Componente Curricular de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (2017) verificando se as práticas de linguagem se articulam com os princípios da Sociolinguística Educacional e, caso se articulem, como isso é realizado. A escolha da teoria Sociolinguística se deve pela compreensão de língua a partir de sua relação com sujeitos reais, e como representação de suas transformações sociais, culturais, de classe. Para isso, o trabalho está estruturado em três eixos. O primeiro dedica-se à contextualização do processo que levou a criação da BNCC. Tem-se a proposta de um currículo mínimo desde a Constituição de 1988 e da LDB de 1996. No entanto, as propostas de currículo que perpassaram pelo sistema educacional brasileiro até então se limitavam a proposições e sugestões de governo; a partir da BNCC, homologada em 2017, o currículo nacional tem caráter normativo e obrigatório para todas as escolas públicas e privadas da Educação Infantil e Básica. Para além dessa obrigatoriedade, é observável que a BNCC foi construída para satisfazer alguns interesses que, por vezes, não se alinham às necessidades da escola pública para uma formação transformadora e emancipatória. O segundo eixo analisa teorias de currículo presentes na formação do currículo brasileiro em contraste com a BNCC, que ancorada em teorias de currículo - que defendem o eficientismo, a formação do sujeito como mão-de-obra acrítica e a avaliação em larga escada - bem como na Pedagogia das Competências, apresenta uma falsa proposta de condições e oportunidades iguais de acesso à educação em todo o território nacional. No entanto, o faz responsabilizando escolas e professores por essa garantia e justificando, desse modo, possíveis e prováveis fracassos na vida adulta dos sujeitos. No terceiro e último eixo, o ensino de Língua Portuguesa no Brasil é apresentado a partir da Sociolinguística Educacional, em específico. A análise do componente curricular de Português para os Anos Finais do Ensino Fundamental constata que a nova proposta de currículo contempla os pressupostos da Sociolinguística Educacional apenas aparentemente. A proposta curricular da BNCC tem como objetivo o atendimento às exigências do mercado e dos exames de avaliação em larga escala. Por meio de uma análise crítica de conteúdo a partir de Alves (2000, 2014), Bortoni-Ricardo (2005), Duarte (2010), Ladson-Billings (1995), Lopes e Macedo (2010, 2011), Macedo (2014, 2018), Malanchen (2014), Perrenoud (1999, 2000), Ramos (2006), Silva (2001) postulamos que a BNCC é mais uma ferramenta dos aparelhos de controle e da manutenção da divisão de classes.
Abstract: The objective of this research is to analyze the Portuguese Language Curricular Component of the final years of Elementary School of the National Curriculum Common Base (2017) (Base Nacional Comum Curricular - BNCC, in Portuguese), verifying if the language practices are articulated with the principles of Educational Sociolinguistics and, if they are articulated, how this is accomplished. The choice of Sociolinguistic theory is due to the understanding of language from its relationship with real subjects, and as a representation of its social, cultural and class transformations. For this, the work is structured in three axes. The first dedicates to contextualizing the process that led to the creation of the BNCC. There has been a proposal for a minimum curriculum since the 1988 Constitution and the 1996 LDB. However, curriculum proposals that have passed through the Brazilian educational system until then were limited to government proposals and suggestions; from the BNCC, approved in 2017, the national curriculum has a normative and mandatory character for all public and private schools of Early Childhood and Basic Education. In addition to this requirement, it is noticeable that the BNCC was built to satisfy some interests that, at times, do not align with the needs of the public school for transformative and emancipatory training. The second axis analyzes curriculum theories present in the formation of the Brazilian curriculum in contrast to the BNCC, which is anchored in curriculum theories - which defend efficiency, the formation of the subject as an uncritical workforce and the evaluation on a large scale - as well as in the Pedagogy of Competences, it presents a false proposal of equal conditions and opportunities for access to education throughout the national territory. However, it does so by making schools and teachers responsible for this guarantee and thereby justifying possible and probable failures in the subjects' adult lives. In the third and final axis, the teaching of Portuguese in Brazil is presented from the Sociolinguistics Educational, in particular. The analysis of the Portuguese Curricular Component for the Final Years of Elementary Education finds that the new curriculum proposal contemplates the presuppositions of Educational Sociolinguistics only apparently. BNCC's curriculum proposal aims to meet the demands of the market and large-scale assessment exams. Through a critical analysis of content from Alves (2000, 2014), Bortoni-Ricardo (2005), Duarte (2010), Ladson-Billings (1995), Lopes and Macedo (2010, 2011), Macedo (2014, 2018), Malanchen (2014), Perrenoud (1999, 2000), Ramos (2006), Silva (2001) we postulate that BNCC is yet another tool for controlling and maintaining the division of classes.
El objetivo de esta investigación es analizar el Componente Curricular en Lengua Portuguesa de los últimos años de la Escuela Primaria del Currículo Nacional de Base Común (2017), verificando si las prácticas lingüísticas se articulan con los principios de la Sociolingüística Educativa y, si se articulan, cómo se logra esto. La elección de la teoría sociolingüística se debe a la comprensión del lenguaje a partir de su relación con sujetos reales, y como una representación de sus transformaciones sociales, culturales y de clase. Para esto, el trabajo se estructura en tres ejes. El primero está dedicado a contextualizar el proceso que condujo a la creación del BNCC. Ha habido una propuesta para un currículo mínimo desde la Constitución de 1988 y la LDB de 1996. Sin embargo, las propuestas de currículo que pasaron por el sistema educativo brasileño hasta entonces se limitaron a las propuestas y sugerencias del gobierno; del BNCC, aprobado en 2017, el plan de estudios nacional tiene un carácter normativo y obligatorio para todas las escuelas públicas y privadas de educación infantil y básica. Además de este requisito, es notable que el BNCC fue construido para satisfacer algunos intereses que, a veces, no se alinean con las necesidades de la escuela pública de capacitación transformadora y emancipadora. El segundo eje analiza las teorías curriculares presentes en la formación del currículo brasileño en contraste con el BNCC, que está anclado en las teorías curriculares, que defienden la eficiencia, la formación de la asignatura como una fuerza laboral acrítica y la evaluación a gran escala. Al igual que en la Pedagogía de Competencias, presenta una falsa propuesta de igualdad de condiciones y oportunidades para el acceso a la educación en todo el territorio nacional. Sin embargo, lo hace al responsabilizar a las escuelas y los docentes de esta garantía y, por lo tanto, justificar posibles y probables fracasos en la vida adulta de los sujetos. En el tercer y último eje, la enseñanza del Portugués en Brasil se presenta desde la Sociolingüística Educativa, en particular. El análisis del Componente Curricular Portugués para los últimos años de educación primaria encuentra que la nueva propuesta curricular contempla las presuposiciones de la Sociolingüística Educativa solo aparentemente. La propuesta curricular de BNCC tiene como objetivo satisfacer las demandas del mercado y los exámenes de evaluación a gran escala. A través de un análisis crítico del contenido de Alves (2000, 2014), Bortoni-Ricardo (2005), Duarte (2010), Ladson-Billings (1995), Lopes y Macedo (2010, 2011), Macedo (2014, 2018), Malanchen (2014), Perrenoud (1999, 2000), Ramos (2006), Silva (2001) postulamos que BNCC es una herramienta más para controlar y mantener la división de clases.
Keywords: Sociolinguística educacional
Currículo
Ensino de língua portuguesa
Base Nacional Comum Curricular
Educational sociolinguistics
Curriculum
Portuguese language teaching
National Curriculum Common Base
Sociolingüística educativa
Plan de estudios
Enseñanza del idioma portugués
Base Curricular Nacional Común
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: ZWIRTES, Polyana. A base nacional curricular - uma análise à luz da sociolinguística educacional. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5089
Issue Date: 17-Sep-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Polyana_Zwirtes_2020.pdfDocumento principal1.83 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons