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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5019
Tipo do documento: Tese
Title: Remoção de biodiesel com óxido de ferro magnético
Other Titles: Biodiesel adsorption with magnetic iron oxide
Autor: Santos, Kenia Gabriela dos 
Primeiro orientador: Tavares, Maria Hermínia Ferreira
Primeiro membro da banca: Tavares , Maria Hermínia Ferreira
Segundo membro da banca: Coldebella, Priscila Ferri
Terceiro membro da banca: Gonçalves, Gilberto da Cunha
Quarto membro da banca: Bariccatti, Reinaldo Aparecido
Quinto membro da banca: Gomes, Simone Damasceno
Resumo: Nanopartículas magnéticas são utilizadas para o tratamento de águas e como destaque tem-se o óxido de ferro magnético. Assim, o primeiro experimento, em escala laboratorial, foi conduzido com a finalidade de estudar o comportamento do adsorvente óxido de ferro (Fe3O4) com adsorvatos diesel com 8% de biodiesel (B8) e biodiesel puro (B100). A capacidade de adsorção foi analisada por técnicas como Espectroscopia Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) e Análise Termogravimétrica (TGA). Com esse estudo, concluiu-se que o óxido de ferro tem uma maior tendência de adsorver o biodiesel. Com isso, realizou-se o segundo trabalho, empregando óxido de ferro magnético com carvão de folha de mandioca (CFM) para adsorver biodiesel em água. Utilizou-se o Delineamento Composto Central Rotacional fatorial 22, com 3 pontos centrais e 4 axiais. A utilização do meio aquoso teve como objetivo simular o derramamento de biodiesel em água. O pH da mistura água/biodiesel foi alterado com concentrações de ácido clorídrico e com diferentes concentrações de CFM incorporadas ao óxido de ferro. Foi possível identificar que a melhor condição para a adsorção de biodiesel ocorria com a maior proporção de óxido de ferro, fato verificado pelas análises termogravimétricas, fluorescência e turbidez. Dessa forma, o adsorvente magnético do presente trabalho mostrou-se válido para a remoção de biodiesel em água.
Abstract: Magnetic nanoparticles are used for water treatment and the highlight is the magnetic iron oxide. Thus, the first experiment, on a laboratory scale, was conducted with the purpose of studying the behavior of the iron oxide adsorbent (Fe3O4) with diesel adsorbates with 8% biodiesel (B8) and pure biodiesel (B100). The adsorption capacity was analyzed using techniques such as Fourier Transform Infrared Spectroscopy (FTIR) and Thermogravimetric Analysis (TGA). With this study, it is concluded that iron oxide has a greater tendency to adsorb biodiesel. With that, the second research was carried out, using magnetic iron oxide with cassava leaf charcoal (CFM) to adsorb biodiesel in water. The factorial 22 Central Rotational Composite Design was employed, with 3 central and 4 axial points. An aqueous medium was utilized, intending to simulate the spillage of biodiesel in water. The pH of the water/biodiesel mixture was changed with concentrations of hydrochloric acid, and with different concentrations of CFM incorporated into the iron oxide. It was possible to identify that the best condition for the adsorption of biodiesel was when there was a higher proportion of iron oxide, verified by thermogravimetric, fluorescence, and turbidity analyzes. Thus, the magnetic adsorbent of the present work proved to be valid for the removal of biodiesel in water.
Keywords: Água
Contaminação
Derramamento
Contamination
Spill
Water
CNPq areas: CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola
Campun: Cascavel
Citation: SANTOS, Kenia Gabriela dos. Remoção de biodiesel com óxido de ferro magnético. 2020. 89 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5019
Issue Date: 16-Mar-2020
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Agrícola (CVL)

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