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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5003
Tipo do documento: Tese
Title: Adoção da modelagem matemática para professores em um contexto de formação continuada
Other Titles: Adoption of mathematical modeling for teachers in a context of continuing education
Autor: Mutti, Gabriele de Sousa Lins 
Primeiro orientador: Kluber, Tiago Emanuel
Primeiro membro da banca: Paulo, Rosa Monteiro
Segundo membro da banca: Malheiros, Ana Paula dos Santos
Terceiro membro da banca: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Quarto membro da banca: Ciani, Andréia Buttner
Resumo: O termo adoção da Modelagem tem sido com frequência mencionado na literatura produzida no âmbito da Educação Matemática. Ainda que sejam frequentes, essas menções têm se mostrado, predominantemente, voltadas para os procedimentos, não sendo explicitadas discussões que busquem entender o sentido da adoção para aquele que a adota, o professor. Considerando a ausência de estudos nessa direção, atestada pela revisão de literatura apresentada nessa tese, organizada no formato Multipaper, interrogamos: o que é isto, adoção da Modelagem Matemática para professores inseridos em um contexto de formação continuada? Orientados por essa interrogação, assumida na perspectiva fenomenológica de investigação, buscamos entrevistar 25 professores da Educação Básica que participam da Formação Continuada de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática, nos municípios de Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Tupãssi, no estado do Paraná. A análise cuidadosa do texto da transcrição das entrevistas, otimizada com o auxílio do software Atlas ti, permitiu-nos estabelecer unidades de significado. Essas unidades, quando exaustivamente consideradas, evidenciaram convergências que levaram a constituição de cinco núcleos de ideias. A análise deles revelou, sob um modo de manifestação implícito ao que se mostrou do dito pelos professores, que adotar a Modelagem significa habitar o seu lugar, o que compreende colocar-se em uma condição de proximidade que permita senti-la perto de si. Esse movimento que, em última instância, advém da decisão do professor, mostra-se, por vezes, paulatino e, não condicionado a uma periodicidade específica de desenvolvimento de atividades de Modelagem. Ele envolve buscar por modos próprios de fazer e de ser com a Modelagem que, embora sejam particulares a cada professor, não são solitários, uma vez que a convivência com os colegas que buscam fazer Modelagem, parece não apenas privilegiar comportamentos, mas, influenciar no estado de ânimo daquele que é tocado fundo por ela.
Abstract: The term adoption of Modeling has been repeatedly mentioned in the literature produced in the context of Mathematics Education. Although it is recurrent, these mentions have been predominantly focused on the procedures, and discussions that seek to understand the meaning of adoption for the teacher are not explicit. Considering the absence of studies in this direction, attested by the literature review presented in this thesis, organized in the Multipaper format, we ask: what is this, adoption of Mathematical Modeling for teachers inserted in a context of continuing education? Guided by this question, assumed from the phenomenological perspective of research, we sought to interview 25 basic education teachers who participate in the Continuing Education of Teachers in Mathematical Modeling in Mathematical Education, in the municipalities of Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu and Tupãssi, in the state of Paraná. The careful analysis of the text of the transcription of the interviews, optimized with the help of the Atlas ti software, allowed us to establish 1018 units of meaning. These units, when exhaustively considered, evidenced convergences that led to the constitution of five nuclei of ideas. Their analysis revealed, under a mode of manifestation implicit to the said by the teachers, that adopting modeling means inhabiting its place, which includes placing ones in a condition of closeness that allows us to feel it close to one another. This movement, which ultimately stems from the teacher's decision, is sometimes gradual and not conditioned to a specific periodicity of development of modeling activities. It involves seeking for proper ways of doing and being with Modeling that, although they are particular to each teacher, are not lonely, since teachers are in the world with them-others.
Keywords: Fenomenologia
Educação Matemática
Formação de Professores
Educação Básica
Phenomenology
Mathematics Education
Teacher Training
Basic Education
CNPq areas: Educação - Matemática...
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: MUTTI, Gabriele de Sousa Lins. Adoção da modelagem matemática para professores em um contexto de formação continuada. 2020. 193 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5003
Issue Date: 22-May-2020
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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