Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4959
Tipo do documento: Dissertação
Title: Diversidade linguística e padronização avaliativa no ensino inicial da leitura e da escrita: crítica vygotskyana do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
Other Titles: Linguistic diversity and evaluate standardization in the initial teaching of reading and writing: vygostkyan criticism the Basic Education Assessment System (SAEB)
Autor: Scherer, Danielle Severo 
Primeiro orientador: André, Tamara Cardoso
Primeiro membro da banca: Tallei, Jorgelina Ivana
Segundo membro da banca: Amato, Laura Janaina Dias
Terceiro membro da banca: Malanchen, Julia
Resumo: Analisa as concepções de linguagem subjacentes ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para avaliar e compreender sua adequação à realidade concreta de diversidade linguística brasileira. Problematiza as seguintes questões: a Prova Brasil contempla a diversidade cultural e linguística do Brasil? É possível utilizar um mesmo modelo de teste para medir a qualidade de ensino em um país de acentuada diversidade linguística? O ensino mínimo garante a aprendizagem dos conhecimentos básicos? O que está previsto nesses documentos é o que realmente importa ensinar e aprender nas escolas em contexto de diversidade linguística? Adota a pesquisa bibliográfica, de natureza básica, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural e no Método Materialista Dialético, principalmente a teoria de Vygotski, para entender as relações entre cultura e linguagem e analisar a diversidade linguística brasileira no intento de descrever e realizar a análise crítica da política avaliativa da Prova Brasil/SAEB de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental, sua Matriz de Referência e os documentos políticos que a embasam. Conclui que a concepção do SAEB é estruturalista e não responde às necessidades de ensino e aprendizagem no Brasil. A prova padroniza avaliações, práticas pedagógicas, currículos, escolas, pessoas e línguas, com o objetivo de produzir trabalhadores padronizados para o mercado. A padronização avaliativa da leitura e da escrita em contexto de diversidade linguística permite o controle da classe trabalhadora e legitima a exploração na sociedade capitalista.
Abstract: It analyses the language conceptions underlying the Basic Education Assessment System (SAEB) to assess and understand its adequacy to the concrete reality of Brazilian linguistic diversity. It raises the following questions: Does Prova Brasil consider the cultural and linguistic diversity of Brazil? Is it possible to use the same test model to measure the quality of teaching in a country of marked linguistic diversity? Does the minimum teaching guarantee the basic knowledge learning? What is foreseen in these documents is what really matters to teach and learn in schools in the context of linguistic diversity? It adopts bibliographic research, of basic nature, based on the Historical-Cultural Theory and the Dialectical Materialist Method, mainly Vygotsky’s theory, to understand the relations between language and culture and to analyze the Brazilian linguistic diversity with the intent of describing and carrying out a critical analysis of the assessment policy of Prova Brasil/SAEB’s Portuguese test of the 5th year of Elementary School, its Reference Matrix and political documents on which it is based. It concludes that SAEB's conception is structuralist and does not meet teaching and learning needs in Brazil. The test standardizes evaluations, pedagogical practices, curricula, schools, people, languages, with the objective of producing standardized workers for the market. The evaluative standardization of reading and writing in the context of linguistic diversity allows the control of the working class and legitimizes exploitation in a capitalist society.
Keywords: Avaliação de larga escala
Teoria histórico-cultural
Diversidade linguística
Prova Brasil/SAEB
Large-scale assessment
Historical-cultural theory
Linguistic diversity
Brasil/SAEB test
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: SCHERER, Danielle Severo. Diversidade linguística e padronização avaliativa no ensino inicial da leitura e da escrita: crítica vygotskyana do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4959
Issue Date: 7-Apr-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danielle_Severo_Scherer_2020.pdfDocumento principal1.9 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons