Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4920
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação e sustentabilidade: análise de um projeto de educação ambiental
Autor: Monteiro, Jane Marli 
Primeiro orientador: Ahlert, Alvori
Primeiro membro da banca: Ahlert, Alvori
Segundo membro da banca: Pallú, Nelza Mara
Terceiro membro da banca: De Grandi , Adriana Maria
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar uma prática da educação ambiental em desenvolvimento na educação básica mediante análise e descrição da implantação do projeto de cultivo de abelhas da espécie Jataí (Tetragonisca angustula) em uma escola rural no Oeste do Paraná, para identificar as contribuições desse projeto escolar para a educação ambiental escolar e suas relações com o desenvolvimento rural sustentável. A metodologia de pesquisa aplicada foi desenvolvida com base em pesquisa bibliográfica e de análise qualitativa do projeto. Ao longo do projeto de sensibilização e conservação de abelhas nos ecossistemas vários fatores tiveram relevância para sua implementação, como a escolha da espécie adequada de abelhas para o ambiente escolar, a montagem dos jardins e escolha das plantas a serem cultivadas. Os resultados demonstraram que a integração dos alunos à realidade do meio em que vivem é tarefa que a escola deve primar no ensino e aprendizagem, visto que a escola é o local propício para semear a educação ambiental desenvolvendo multiplicadores e, consequentemente, cidadãos conscientes em busca de um pensamento crítico e de estratégias para uma melhor qualidade de vida aliada à remediação, preservação e manutenção do meio ambiente para um desenvolvimento rural sustentável.
Abstract: This research aimed to investigate an environmental education practice under development in basic education by analyzing and describing the implementation of the Jataí bee cultivation project (Tetragonisca angustula) in a rural school in Western Paraná, to identify the contributions of this project education for school environmental education and its relationship with sustainable rural development. Throughout the project to raise awareness and conservation of bees in ecosystems, several factors were relevant to its implementation, such as choosing the appropriate bee species for the school environment, setting up gardens and choosing the plants to be cultivated. The results showed that the integration of students with the reality of the environment in which they live is a task that the school should excel in teaching and learning, since the school is the propitious place to sow environmental education developing multipliers and, consequently, conscious citizens seeking from critical thinking and strategies for a better quality of life combined with remediation, preservation and maintenance of the environment for sustainable rural development.
Keywords: Educação ambiental
Abelhas
Polinização
Alimentos
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: MONTEIRO, Jane Marli. Educação e sustentabilidade: análise de um projeto de educação ambiental. 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4920
Issue Date: 28-Feb-2020
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jane_Monteiro_20201.45 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons