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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4882
Tipo do documento: Dissertação
Title: Aplicação de metodologia de avaliação da trafegabilidade das estradas rurais na microrregião de Toledo - PR
Other Titles: Application of trafficability assessment methodology of rural roads in the micro-region of Toledo - PR
Autor: Pitilin, Giovani Richard 
Primeiro orientador: Rocha Jr., Weimar Freire da
Primeiro coorientador: Savaris, Gustavo
Primeiro membro da banca: Rocha Jr., Weimar Freire da
Segundo membro da banca: Bressiani, Lucia
Terceiro membro da banca: Cima, Elisabeth Giron
Quarto membro da banca: Oliveira, Homero Fernandes
Quinto membro da banca: Opazo, Miguel Angel Uribe
Resumo: Com a evolução da sociedade, muitas vezes o desenvolvimento esbarra nos gargalos de infraestrutura logística. Neste cenário observa-se a grande relevância das estradas rurais no desenvolvimento regional, uma vez que o escoamento da produção agropecuária e o recebimento de insumos para as atividades agropecuária passam inicialmente por estas vias, bem como proporcionam a mobilidade de pessoas e serviços que se deslocam entre as áreas rurais e urbanas e vice-versa. No entanto, grande parte do sistema rodoviário rural não atende as condições mínimas de trafegabilidade, que implicam em perdas expressivas de produção e competitividade dos produtos agropecuários brasileiros. Deste modo, o problema de pesquisa que este trabalho pretende responder é: Como avaliar trafegabilidade das estradas rurais de forma rápida, simplificada e com menor subjetividade? Tendo como objetivo a aplicação de uma metodologia de análise da trafegabilidade das estradas rurais que contribua para o desenvolvimento regional, identificou-se que as principais manifestações patológicas que afetam a qualidade das estradas da região são a inexistência de sistemas de drenagem e o não abaulamento do leito da estrada (seção transversal), inexistência de cascalho como superfície de rolamento, ou existência de agregados soltos, buracos, trilhas de rodas, corrugações e poeira. Avaliou-se 320,2km de estradas no município de Toledo/PR. Os trechos onde foram mensurados a qualidade das estradas rurais se mostram, em sua maioria (48,9%) como tendo qualidade Excelente e Boa (41,1%). Para o município de Ouro Verde do Oeste/PR foram avaliados 186,9km de estradas, e este apresentou em sua maioria, qualificação como Bom (33%) e Regular (40%) dos segmentos de estradas avaliados. Posteriormente, realizou-se a espacialização dos dados obtidos contribundo para visualização da concentração dos segmentos de pior qualidade, podendo servir como ferramenta de apoio a gestão pública e privada, aprimorando o planejamento sobre a mesma, uma vez que possa programar manutenções regulares aumentando a vida útil destas estruturas.
Abstract: As society evolves, development often runs into the bottlenecks in logistics infrastructure. In this scenario, it is observed the great relevance of rural roads in regional development, since the agricultural production flow and the receipt of inputs for the development of agricultural activities initially go through these routes, as well as providing the mobility of people and services that move between rural and urban areas and vice-versa. However, much of the rural road system does not meet the minimum traffic conditions, which imply significant losses in production and competitiveness of Brazilian agricultural products. Thus, the research problem that this paper intends to answer is: How to assess the trafficability of non-paved roads in a quick, simplified and less subjective way? The main objective is applying a methodology for analyzing the trafficability of rural roads that contributes to regional development. The main pathological manifestations affecting the quality of roads in the region were identified as the absence of drainage systems and the non-bulging of the roadbed (cross section), the absence of gravel as a rolling surface, or the existence of loose aggregates, potholes, wheel tracks, corrugations and dust. We evaluated 320.2km of roads in the municipality of Toledo / PR. The stretches where the quality of the rural roads were measured are mostly (48.9%) as Excellent and Good (41.1%). For the municipality of Ouro Verde do Oeste / PR, 186.9km of roads were evaluated, and most of them were rated Good (33%) and Regular (40%) of the evaluated road segments. Subsequently, the data obtained was spatialized so that they contribute to the visualization of the concentration of the worst quality segments, and can serve as a support tool for public and private management, improving the planning of it, since it can schedule regular maintenance and increasing the life of these structures.
Keywords: Estradas rurais
Metodologia de avaliação
Microrregião de Toledo
Desenvolvimento regional
Rural roads
Evaluation methodology
Micro-region of Toledo
Regional development
CNPq areas: CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
Campun: Toledo
Citation: PITILIN, Giovani Richard. Aplicação de metodologia de avaliação da trafegabilidade das estradas rurais na microrregião de Toledo - PR. 2020. 189 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4882
Issue Date: 5-May-2020
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

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