Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4756
Tipo do documento: Dissertação
Title: Um estudo sobre literacia digital e possibilidades de aplicabilidade em contextos formativos de professores
Other Titles: A study on digital literacy and possibilities of applicability in teacher education contexts
Un estudio sobre la alfabetización digital y las posibilidades de aplicación en contextos de formación de docentes
Autor: Pinto, Joane Vilela 
Primeiro orientador: Boscarioli, Clodis
Primeiro membro da banca: Claudia, Cappelli
Segundo membro da banca: Lübeck, Marcos
Terceiro membro da banca: Kemczinski, Avanilde
Resumo: O acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornou-se assunto imprescindível na contemporaneidade devido a sua influência em diferentes campos, como educacionais, políticos, culturais e sociais. Tal situação fomenta ações governamentais, que são concretizadas por meio de políticas públicas. Na área educacional, as políticas reverberam, principalmente, na ampliação do acesso e, também, em cursos que incentivem e contribuam com a formação continuada dos professores para que estes utilizem, em suas aulas, todas as potencialidades e recursos que as tecnologias propiciam. Todavia, alguns pesquisadores afirmam que é importante o acesso às tecnologias e à internet, mas é fundamental que os usuários desenvolvam habilidades em literacia digital, para que consigam analisar e avaliar criticamente os conteúdos disponíveis na rede, bem como produzir seus próprios conteúdos. Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento das competências em literacia digital, em contextos formativos de docentes, além de criar, implementar e analisar um curso de extensão sobre essa temática. O instrumento utilizado para sistematização das bibliografias foi a revisão sistemática da literatura e as oportunidades formativas analisadas foram as ofertadas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). Para a coleta de dados, utilizou-se elementos da netnografia, com notas de campo, diários de bordo, observações, questionários com professores que atuam nos laboratórios de informática do município de Foz do Iguaçu, além de entrevistas. Os resultados da pesquisa apontaram que a formação para as TDIC ainda não é uma realidade nas políticas educacionais. Em relação às habilidades que envolvem literacia digital, podese afirmar que a temática é pouco abordada. Entretanto, por meio do desenvolvimento de um curso, foi possível observar que literacia digital pode compor o quadro das políticas formativas. Espera-se que esta pesquisa contribua para o avanço do conhecimento sobre questões que envolvam o assunto.
Abstract: Access to Digital Information and Communication Technologies (ICTs) has become an essential issue in contemporary times due to its influence in different areas such as educational, political, cultural and social fields. This situation fosters governmental actions, which are materialized through public policies. In the educational area, the policies reverberate, mainly, in the enlargement of the access and, also, in courses that encourage and contribute with the continuous development of teachers so that they use, in their classes, all the potentialities and resources that technologies provide. However, some researchers state that access to technologies and the Internet is important, but it is essential that users develop digital literacy skills so that they can critically analyze and evaluate the content available on the network, as well as produce their own content. Thus, this research aims to investigate the development of digital literacy skills in teacher training contexts, and to create, implement and analyze a continuous development course on this topic. A systematic review of literature was used as an instrument to systematize the bibliographies and the formative opportunities analyzed were those offered by the Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). For data collection, elements of netnography were used, with field notes, log books, observations, questionnaires with teachers who work in the computer labs of Foz do Iguaçu’s municipal schools, and interviews. The results of the research pointed out that training for ICTs is not yet a reality in educational policies. In relation to skills involving digital literacy, it can be stated that the subject is little addressed. However, through the development of a course, it was possible to observe that digital literacy can compose the framework of educational policies. It is hoped that this research will contribute to the advancement of knowledge on issues involving the subject.
El acceso a las tecnologías digitales de información y comunicación (TDIC) se ha convertido en un tema esencial en los tiempos contemporáneos debido a su influencia en diferentes campos, como el educativo, el político, el cultural y el social. Esta situación promueve acciones gubernamentales, que se implementan a través de políticas públicas. En el área educativa, las políticas repercuten, principalmente, en la ampliación del acceso y, también, en cursos que fomentan y contribuyen con la formación permanente de los maestros para que utilicen, en sus clases, todo el potencial y los recursos que proporcionan las tecnologías. Sin embargo, algunos investigadores afirman que el acceso a las tecnologías e Internet es importante, pero es esencial que los usuarios desarrollen habilidades digitales de lectura y escritura, para que puedan analizar críticamente y evaluar el contenido disponible en la red, así como producir su propio contenido. Por lo tanto, esta investigación tiene como objetivo investigar el desarrollo de habilidades digitales en lectura y escritura, en contextos de formación docente, además de crear, implementar y analizar un curso de extensión sobre este tema. El instrumento utilizado para sistematizar las bibliografías fue la revisión sistemática de la literatura y las oportunidades de capacitación analizadas fueron las ofrecidas por el Núcleo de Tecnología Educacional Municipal (NTM). Para la recolección de datos, se utilizaron elementos de netnografía, con notas de campo, Diario de registros y notas, observaciones, cuestionarios con maestros que trabajan en los laboratorios de computación de la ciudad de Foz do Iguaçu, además de entrevistas. Los resultados de la investigación mostraron que la formación para las TDIC aún no es una realidad en las políticas educativas. En cuanto a las habilidades que involucran las competencias digitales de escritura y lectura, se puede decir que el tema rara vez se aborda. Sin embargo, a través del desarrollo de un curso, fue posible observar que la lectura y escritura digital pueden componer el marco de las políticas de capacitación. Se espera que esta investigación contribuya al avance del conocimiento sobre temas relacionados con el tema.
Keywords: Literacia digital
Formação de professores
Tecnologias digitais
Digital literacy
Teacher education
Digital technologies
Escrita y lectura
Formación de profesores
Tecnologías digitales
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: PINTO, Joane Vilela. Um estudo sobre literacia digital e possibilidades de aplicabilidade em contextos formativos de professores. 2019. 264 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4756
Issue Date: 20-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joane_Vilela_Pinto_2019.pdf5.03 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons