Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZanella, Fábio Lúcio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5968613701937843por
dc.contributor.advisor1Soares, Alexandre Sebastião Ferrari-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323106437650213por
dc.contributor.referee1Soares, Alexandre Sebastião Ferrari-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323106437650213por
dc.contributor.referee2Witzel, Denise Gabriel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2281147550095036por
dc.contributor.referee3Moreira, Raquel Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399860481816969por
dc.date.accessioned2020-03-02T14:50:35Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationZANELLA, Fábio Lúcio. Queermuseu: Discursos e Sentidos em Exposição. 2020. 144 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4737-
dc.description.resumoO presente estudo desenvolve a Análise do Discurso sobre os discursos e sentidos que circularam nos comentários produzidos a partir da exposição de arte Queermuseu que foi realizada em Porto Alegre, RS, em 2017. As obras da exposição faziam referência aos discursos sobre a sexualidade e sobre a religião, assim gerou grande repercussão na mídia polemizando o assunto, então, o banco Santander, patrocinador do evento, resolveu encerrar a exposição no dia 10 de setembro de 2017 e fez uma nota explicativa na rede social Facebook. Com essa publicação, os internautas realizaram comentários sobre o evento e, em menos de dois dias, havia mais de 1.000 comentários, chegando a 30.000 comentários publicados. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo verificar o funcionamento discursivo dos comentários vinculados à nota publicada pelo Santander que comunicou o fechamento da exposição Queermuseu. Para delimitar a análise, foram observados os primeiros 1000 comentários, publicados entre os dias 10 e 11 de setembro de 2017, e foram selecionados os vinte que tiveram mais curtidas pelos usuários do Facebook. A base teórica e a metodologia são fundamentadas na Análise do Discurso de orientação francesa desenvolvida por Michel Pêcheux. Nesse campo teórico, estuda-se o modo como os discursos são postos em circulação e como funcionam gerando efeito de sentido para o sujeito, além disso, trata do funcionamento dos atravessamentos ideológicos e das regularidades discursivas inseridas nos discursos. Com a realização, percebeu-se a mobilização de diversas formações discursivas que imbricadas na discursivização dos comentários mostram a regularidade dos discursos e os posicionamentos em relação ao Queermuseu a partir de memórias constituídas (discursiva, institucionalizada e metálica). No ciberespaço, a circulação produz deslocamentos e atualizações constantes para os sujeitos internautas, funcionado como um espaço de pluralidade de opiniões e efeitos de sentido a partir de uma memória metálica com multiplicidade de vozes. Com o estudo, percebeu-se que acontecem interdições dos dizeres favoráveis ao Queermuseu, os comentários mostram a posição-sujeito por meio das redes sociais, principalmente por segmentos conservadores, observa-se que acontece um efeito de polarização potencializada pelo ciberespaço porque o sujeito pode ter a impressão que há uma coletividade tomando posição com base em sua formação discursiva.por
dc.description.abstractThe present study develops Discourse Analysis on the discourses and senses that circulated in the comments produced from the Queermuseu art exhibition that was held in Porto Alegre, RS, in 2017. The works in the exhibition referred to the discourses about the sexuality and religion, thus, it generated great repercussion in the media polemicizing the issue. Then Santander Bank, sponsor of the event, decided to close the exhibition on September 10, 2017 and made an explanatory note on the social network Facebook. With this publication, the Internet users made comments about the event and, in less than two days, there were more than 1,000 comments, reaching 30,000 comments published. Thus, this research aims to verify the discursive functioning of the comments linked to the note published by Santander that communicated the closing of the exhibition Queermuseu. To delimit the analysis, the first 1000 comments, published between September 10 and 11, 2017, were observed, and the twenty that had the most likes by Facebook users were selected. The theoretical basis and methodology are based on the French Orientation Discourse Analysis developed by Michel Pêcheux. In this theoretical field, it is studied how the discourses are put into circulation and how they work generating an effect of meaning for the subject, in addition, it deals with the functioning of ideological crossings and discursive regularities inserted in the discourses. With the realization, it was noticed the mobilization of several discursive formations that interwoven in the discursivization of comments show the regularity of the discourses and the positions in relation to the Queermuseu based on constituted memories (discursive, institutionalized and metallic). In cyberspace, circulation produces constant displacements and updates for Internet users, functioning as a space of plurality of opinions and effects of meaning from a metallic memory with a multiplicity of voices. With the study, it was noticed that there are interdictions about says in favor of the Queermuseu. The comments show the subject position through social networks, mainly by conservative segments, it is observed that there is a polarization effect potentiated by cyberspace because the subject can have the impression that there is a collective taking a position based on yourself discursive formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-03-02T14:50:35Z No. of bitstreams: 2 Fábio Lúcio Zanella - Mestrado em Letras 2020.pdf: 2570808 bytes, checksum: 13ac5de8699a41022e50460dad3d6081 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-02T14:50:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Fábio Lúcio Zanella - Mestrado em Letras 2020.pdf: 2570808 bytes, checksum: 13ac5de8699a41022e50460dad3d6081 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-02-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAnálise do Discurso francesapor
dc.subjectQueermuseupor
dc.subjectComentários e discursos digitaispor
dc.subjectFrench Discourse Analysiseng
dc.subjectQueermuseueng
dc.subjectDigital comments and discourseseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleQueermuseu: Discursos e Sentidos em Exposiçãopor
dc.title.alternativeQueermuseu: Discourses and Senses in Expositioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fábio Lúcio Zanella - Mestrado em Letras 2020.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons