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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4712
Tipo do documento: Dissertação
Title: A eficácia da propaganda em realidade virtual do Atrativo Turístico Usina de Itaipu: uma proposta de instrumento para mensuração
Other Titles: The effectiveness of virtual reality advertising of the Itaipu Power Plant Tourist Attraction: a proposed instrument for measurement
Autor: Monica, Carolina Lima Della 
Primeiro orientador: Damke, Elói Junior
Primeiro coorientador: Hack Neto, Eduardo
Primeiro membro da banca: Marchi, Jamur Johnas
Segundo membro da banca: Maciel, Inês Maria Silva
Terceiro membro da banca: Panek, Luciano
Resumo: O avanço tecnológico possibilita novas formas de relacionamento e envolvimento das marcas com o cliente. Assim, as práticas de marketing evoluem para o mundo digital e neste contexto, a capacidade de promover interações de envolvimento profundo com clientes tornase diferencial para as marcas, que tem as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como aliadas para promover novas experiências com mecanismos que as torne mais atrativas e facilitadas por múltiplas mídias. O marketing turístico em especial se beneficia destes avanços tecnológicos por ser um segmento extremamente dependente da imagem e qualidade das informações, devido à intangibilidade dos serviços que oferece. Contudo, no Brasil são raros os estudos que analisam o impacto da transformação digital no marketing e ainda como a eclosão das novas mídias digitais, como a Realidade Virtual (RV), que possibilita a criação de momentos de envolvimento de marcas com consumidores. Isto posto, o presente trabalho utiliza como objeto de estudo a propaganda em RV do atrativo Turístico “Usina de Itaipu” com o objetivo de propor uma escala de marketing capaz de mensurar a eficácia de uma propaganda em RV. A primeira etapa deste estudo foi a revisão de literatura para identificar as principais variáveis que compõem o construto “eficácia da RV”; em seguida, elaborou-se um instrumento de pesquisa que foi submetido a um pré-teste com levantamento do tipo Survey a fim de validação da escala. Logo, realizou-se uma pesquisa qualitativa com os sujeitos-chave na criação do material RV da Itaipu e os resultados foram analisados em conjunto com os resultados quantitativos. Assim, foi possível aprimorar o instrumento de pesquisa de modo a permitir a utilizar a Análise Fatorial Exploratória (AFE). A aplicação definitiva do questionário ocorreu na Universidade Federal do Rio de Janeiro com uma amostra de 238 estudantes. Por meio da AFE foram identificadas as variáveis com maior poder de explicação para cada construto que resultou na proposta de um instrumento com 22 variáveis com poder de explicação de 68% e elevado índice de consistência interna. Por fim, se mede a eficácia da propaganda em RV da Usina de Itaipu e se propõe instrumento promissor para medir a eficácia da propaganda de atrativos turísticos em RV passível de replicação.
Abstract: The Technological advancement enables new forms of relationship and brand engagement with the customer. Thus, marketing practices evolve into the digital world, and in this context, the ability to foster deep customer engagement interactions is different for brands, which have Information and Communication Technologies (ICTs) as their allies to promote new experiments with mechanisms that make them more attractive and facilitated by multiple media. Tourism marketing in particular benefits from these technological advances as it is a highly dependent segment on the image and quality of information due to the intangibility of the services it offers. However, in Brazil there are few studies that analyze the impact of digital transformation on marketing and also as the emergence of new digital media, such as Virtual Reality (VR), which enables the creation of moments of brand engagement with consumers. Thus, the present study uses as object of study the advertising in RV of the tourist attraction “Usina de Itaipu” with the objective of proposing a marketing scale capable of measuring the effectiveness of an advertising in VR. The first step of this study was the literature review to identify the main variables that make up the “VR efficacy” construct; Then, a research instrument was elaborated and subjected to a pre-test with Survey survey in order to validate the scale. Therefore, a qualitative research was conducted with the key subjects in the creation of Itaipu's RV material and the results were analyzed together with the quantitative results. Thus, it was possible to improve the research instrument to allow the use of Exploratory Factor Analysis (EFA). The final application of the questionnaire took place at the Federal University of Rio de Janeiro with a sample of 238 students. Through EFA, the variables with the highest explanatory power were identified for each construct that resulted in the proposal of an instrument with 22 variables with 68% explanatory power and high internal consistency index. Finally, the effectiveness of Itaipu Plant RV advertising is measured and a promising instrument is proposed to measure the effectiveness of replicable RV tourist attraction advertising.
Keywords: Marketing
Turismo
Marketing turístico
Marketing digital
Transformação digital
Realidade virtual
Usina de Itaipu
Marketing
Tourism
Tourism marketing
Digital marketing
Digital transformation
Virtual reality
Itaipu hydroelectric
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: MONICA, Carolina Lima Della. A eficácia da propaganda em realidade virtual do Atrativo Turístico Usina de Itaipu: uma proposta de instrumento para mensuração. 2019. 108 p. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4712
Issue Date: 4-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

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