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Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliação da efetividade de um programa de ensino sobre educação sexual para acadêmicos de pedagogia
Autor: Andrade, Josiane Conceição de 
Primeiro orientador: Moura, Cynthia Borges de
Primeiro membro da banca: Priotto, Elis Maria Teixeira Palma
Segundo membro da banca: Grossi, Renata
Resumo: Ensinar educação sexual na escola é uma tarefa que exige preparo, organização, conhecimento científico e uso de metodologias adequadas. A sexualidade é uma característica intrínseca ao ser humano, pois está presente desde as primeiras fases do seu desenvolvimento. Além disso, se relaciona a questões sociais e culturais e aos tipos de educação e informação aos que o indivíduo tem acesso durante sua vida. Baseando-se nessas considerações, esta pesquisa teve como objetivo adaptar um programa de ensino sobre educação sexual para acadêmicos de pedagogia e avaliar sua efetividade quanto à produção de mudanças nos conhecimentos e atitudes dos participantes. O programa de ensino foi adaptado de Moura (2018) originalmente formulado para professores. A adaptação foi realizada com base em um levantamento prévio quanto às perguntas que os acadêmicos julgaram que teriam dificuldades em responder, caso fossem indagados pelas crianças durante sua prática profissional. Tratou-se, portanto, de um estudo aplicado, qualiquantitativo e descritivo. Participaram da pesquisa 68 acadêmicos do curso de Pedagogia, de duas instituições de ensino superior na cidade de Foz do Iguaçu – PR, sendo uma pública e uma privada. O estudo foi conduzido em três etapas: na primeira, os participantes responderam ao instrumento de situações problemas; na segunda, realizou-se o programa de ensino em educação sexual; e, na terceira os participantes responderam novamente ao instrumento inicial e ao instrumento de avaliação dos componentes do programa.O programa de ensino baseou-se nos seguintes assuntos: ato sexual, gravidez, gênero e prazer. A análise dos dados provenientes dos instrumentos de pré e pós-programa foi feita estatisticamente, e os dados obtidos no instrumento de avaliação dos componentes do programa foram analisados descritivamente, apresentando-se a média geral da avaliação e uma média por componente. Os resultados mostraram aumento da capacidade e conforto após a realização do programa, contudo apenas na situações sobre gênero nao houve mudança signitificativa, pois ja apresentavam scores altos no pré teste. Mais de 90% dos participantes apontaram o programa como satisfatório, indicando apenas que ele deveria ter maior carga horária e estar disponível em mais oportunidades. Os resultados desta pesquisa mostraram que a inserção da temática, já nas séries iniciais da graduação em Pedagogia, fortalece a possibilidade de que os futuros profissionais se tornem mais preparados para a discussão dos assuntos sobre educação sexual. O programa se mostrou efetivo, mesmo adaptado e implementado em um novo contexto. A partir dos resultados desta pesquisa, é possível afirmar que o formato do programa pode ser usado como base metodológica para realização de capacitações em diversas áreas e temáticas.
Abstract: Sex Education at school is a task that requires preparation, organization, scientific knowledge and use of methodologies. Sexuality is an intrinsic characteristic of the human being, since it is present from the earliest stages of its development. In addition, it relates to social and cultural issues and the types of education and information that individuals have access to during their lifetime. Based on these considerations, this research aimed to adapt a teaching program on sex education for pedagogical students and to evaluate its effectiveness in producing changes in participants' knowledge and attitudes. The teaching program was adapted from Moura (2018) originally formulated for teachers. The adaptation was based on a previous survey of the questions that the academics thought would have difficulty answering if they were asked by the children during their professional practice. Therefore, it was an applied, qualitative and descriptive study. A total of 68 students from the Pedagogy course participated in the research, from two higher education institutions in the city of Foz do Iguaçu - PR, one public and one private.The study was conducted in three stages: in the first, the participants responded to the problem situations instrument; in the second, there was a teaching program in sex education; and in the third, the participants responded again to the initial instrument and to the evaluation instrument of the program components. The teaching program was based on the following subjects: sexual act, pregnancy, gender and pleasure.The analysis of the data from the pre and post-program instruments was performed statistically, and the data obtained from the program component evaluation instrument were analyzed descriptively, presenting the overall evaluation average and an average per component. The results showed increased capacity and comfort after the program, but only in gender situations there was no significant change, since they already had high scores in the pretest. More than 90% of participants rated the program as satisfactory, indicating only that it should have more workload and be available at more opportunities.The results of this research showed that the insertion of the theme, already in the initial series of the undergraduate degree in Pedagogy, strengthens the possibility that future professionals will become more prepared for the discussion of subjects about sex education. The program proved effective, even adapted and implemented in a new context. From the results of this research, it is possible to state that the program format can be used as a methodological basis for training in various areas and themes.
Enseñar educación sexual en la escuela es una tarea que requiere preparación, organización, conocimiento científico y uso de metodologías apropiadas. La sexualidad es una característica intrínseca del ser humano, ya que está presente desde las primeras etapas de su desarrollo. Además, se relaciona con problemas sociales y culturales y los tipos de educación e información a los que las personas tienen acceso durante su vida. Sobre la base de estas consideraciones, esta investigación tuvo como objetivo adaptar un programa de enseñanza sobre educación sexual para estudiantes pedagógicos y evaluar su efectividad para producir cambios en el conocimiento y las actitudes de los participantes. El programa de enseñanza fue adaptado de Moura (2018) originalmente formulado para maestros. La adaptación se basó en una encuesta previa de las preguntas que los académicos pensaron que tendrían dificultades para responder, si los niños la preguntaran durante su práctica profesional. Fue, por lo tanto, un estudio aplicado, cualitativo y descriptivo. Un total de 68 estudiantes del curso de Pedagogía participaron en la investigación, de dos instituciones de educación superior en la ciudad de Foz do Iguaçu - PR, una pública y otra privada. El estudio se realizó en tres etapas: en la primera, los participantes respondieron al instrumento de situaciones problemáticas; en el segundo, había un programa de enseñanza en educación sexual; y, en el tercero, los participantes respondieron nuevamente al instrumento inicial y al instrumento de evaluación de los componentes del programa.El programa de enseñanza se basó en los siguientes temas: acto sexual, embarazo, género y placer. Los datos de los instrumentos previos y posteriores al programa se analizaron estadísticamente, y los datos obtenidos del instrumento de evaluación de componentes del programa se analizaron descriptivamente, presentando la media de evaluación general y un promedio por componente. Los resultados mostraron una mayor capacidad y comodidad después del programa, pero solo en situaciones de género no hubo cambios significativos, ya que ya tenían puntajes altos en la prueba preliminar. Más del 90% de los participantes calificaron el programa como satisfactorio, indicando solo que debería tener más carga de trabajo y estar disponible en más oportunidades. Los resultados de esta investigación mostraron que la inserción del tema, ya en la serie inicial de la licenciatura en Pedagogía, fortalece la posibilidad de que los futuros profesionales estén más preparados para la discusión de temas sobre educación sexual. El programa demostró ser efectivo, incluso adaptado e implementado en un nuevo contexto. A partir de los resultados de esta investigación, es posible afirmar que el formato del programa puede usarse como base metodológica para la capacitación en diversas áreas y temas.
Keywords: Programa de ensino
Educação sexual
Sexualidade
Teaching program
Sex education
Sexuality
Programa de enseñanza
Educación sexual
Sexualidad
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: ANDRADE, Josiane Conceição de. Avaliação da efetividade de um programa de ensino sobre educação sexual para acadêmicos de pedagogia. 2019. 73 p. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4711
Issue Date: 13-Sep-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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